Férias escolares: dicas de atividades com as crianças

Com as férias escolares chegando, é necessário pensar em atividades para se fazer com as crianças, pois se deixar, eles passam o dia todo na internet e jogando videogame. Isso não faz bem para a saúde. Os pequenos, que estão acostumados a correr e brincar na escolha diariamente, não podem do dia para a noite simplesmente ficar sentados apertando botões! Mas… O que fazer?

mãe e filha no parque brincando

Foto: (c) Can Stock Photo

A única maneira de tirá-los da frente da TV, videogame e do computador, é organizando atividades. Claro que o melhor mesmo seria poder viajar e sair completamente da rotina, mas como nem sempre isso é possível, saiba que a diversão pode acontecer em casa mesmo. Uma ideia legal é combinar com as mães dos amiguinhos mais chegados e, cada dia da semana reunir a galerinha na casa de um deles. Assim, além de saírem de casa, encontrarem com os amigos para se divertir, farão alguma atividade diferente. As mamães também terão algumas horinhas de descanso, enquanto eles estão na casa do amiguinho.

De qualquer maneira, mesmo que vocês combinem esse “rodízio”, nos dias em que as crianças forem para a sua você terá que preparar atividades para eles. Veja algumas dicas que separamos para você!

Piquenique

Quando você era criança, provavelmente adorava fazer um piquenique, ao é mesmo/ atualmente as crianças, na maioria das vezes, nem sabe o que é isso. Que tal juntar a galerinha e levar para um parque da cidade. Veja os cuidados que você precisa ter:

• Ligue para as mães e pergunte se elas autorizam;

• Convide mais uma das mães para ir junto, assim ajuda a tomar conta;

• Prepare uma cesta com frutas, pão, doces, sanduíche natural e suco, para levar para o piquenique;

• Não se esqueça de levar uma toalha para esticar no chão;

• Chame as crianças e se divirtam!

Cozinhem

Há várias receitas que podem ser feitas com as crianças, sem que elas se machuquem. Fazer uma tarde de culinária pode ser bem interessante. Você pode fazer gelatina (coloque você a água fervendo) (Receita de gelatina divertida), ou você pode deixar o frango cozido e chamá-los para fazer sanduíche natural ou outra receita qualquer que você conheça. Uma das muito saborosas é o amendocritos. Não há risco nenhum e eles mesmos podem fazer.

mãe e filha cozinhando

Foto: (c) Can Stock Photo

Você vai precisar de um potinho de amendocrem e a mesma medida (um potinho) de açúcar. Um pacotinho de 150 gramas de coco ralado e três colheres de água. Peça para as crianças misturarem a água ao coco ralado e esperarem dois minutos. Depois é só juntar os demais ingredientes ao coco já hidratado e amassar bem com as mãos. Ensine-os a fazer bolinhas e passar no açúcar cristal. Depois disso, é só colocar na forminha para servir! Muito simples, saboroso e seguro!

Outra alternativa legal e que eles mesmos podem fazer é o geladinho (ou chup chup). Providencie suco e saquinhos. Eles irão adorar!

Quebra-cabeça

Tirar uma tarde para ensinar as crianças a fazerem o seu próprio quebra-cabeças pode ser uma ótima alternativa de atividade. É fácil e você pode reaproveitar materiais que não vai mais usar.

Você vai precisar de:

• Tesourinhas sem ponta
• Revista velha
• Caixas de papelão
• Lápis
• Cola

Como fazer:

1. Peça para as crianças escolherem cada uma delas, a página da revista que tenha um foto grande que elas gostem. O ideal é você ter mais de uma revista para elas;

2. Enquanto isso, recorte o papelão, do tamanho de uma página de revista;

3. Peça para que eles retirem a página que gostaram e colem-na no papelão;

4. Deve-se esperar secar;

5. Depois, é necessário aparar as pontas do papelão. As crianças mesmas podem fazer isso;

6. Ensine eles a desenharem as peças do quebra cabeça no fundo do papelão, ou, dependendo da idade, desenhe você;

7. É só recortar e estará pronto um lindo quebra cabeças

Dica: se você não tiver revistas em casa, imprima um desenho para eles colorirem e depois, desse desenho, faça o quebra cabeça! (Desenhos infantis para colorir e imprimir)

Brincadeiras divertidas

Lembra-se do que você brincava na infância? Ensine as crianças também. Eles irão gostar. Você pode também programar uma ida ao cinema ou a alguma atividade que esteja acontecendo na cidade. Veja nossas dicas:

crianças brincando

Foto: (c) Can Stock Photo

• Andar de bicicleta
• Brincar de roda
• Dança da cadeira
• Esconde esconde
• Pega pega
• Estátua
• Bambolê
• Pega varetas

Tenha muita criatividade e tudo dará certo! (Confira 10 brincadeiras divertidas para fazer com as crianças)

Por Milena Godoy  / Edição: Dona Giraffa

Confira também: 9 dicas para economizar nas compras do material escolar

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Férias escolares: dicas de atividades com as crianças

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry