Vou viajar no final do ano, como pagar as contas de água e luz?

Com as festas de final de ano chegando e com as férias escolares acontecendo, sempre que a gente pode pega a estrada e vai rever amigos, parentes, festejar o Natal juntos ou simplesmente passear com a família. (Vai viajar na virada do ano? Saiba o que levar em sua mala de viagem)

Passear é muito bom e divertido, mas para que você possa sair tranquila de casa, sem se preocupar com nada, várias coisas precisam ser programadas e verificadas com antecedência. Dentre elas estão as contas!

mulher indo viajar

(Foto: Divulgação)

É … Você vai passear e suas contas de água, luz, telefone entre outras, continuam chegando! Deixá-las vencer sem pagar não é uma boa ideia, pois há multas e não são baixas. E tem mais! Se você for unir as férias do final de ano com seus 30 dias de férias, você passará mais de um mês fora de casa. Esse tempo pode ser o suficiente para ter os serviços cortados! Imagina chegar de viagem e estar sem luz em casa? Para evitar que isso ocorra, você precisa se programar. É possível pagar tudo direitinho e ter uma viagem tranquila, sem se preocupar!

Débito automático

Uma das maneiras de não se esquecer de pagar as contas e não precisar se preocupar quando  viajar, é colocar tudo no débito automático. Para isso, basta ter uma conta corrente em seu nome. Se você costumar pagar tudo no caixa eletrônico, após fazer o pagamento, o seu próprio banco vai oferecer para que você faça o cadastro dela em débito automático. Caso isso não aconteça, ligue para o número de atendimento fornecido nas suas contas de água, luz e telefone e pergunte como cadastrá-las em débito automático.

pagamento por débito automático

(Foto: Divulgação)

Para que isso seja útil já na sua viagem, é importante que você faça isso com bastante antecedência. O ideal é no mínimo dois meses. Vamos supor que você vá viajar no dia 22 de dezembro e suas contas vençam dia 30 de dezembro. Não adianta no dia 15 de dezembro você ligar para lá porque não dará tempo das contas do dia 30 serem debitadas da sua conta. Leva um tempo para que isso aconteça e por isso, é importante que tudo seja feito bem antes da viagem.

O débito automático é uma das maneiras mais práticas de ter tudo pago em dia, sem nenhuma preocupação. Os bancos não costumam cobrar nenhuma taxa para isso.  Além das contas de água, luz e telefone, você pode programar sua cota de TV por assinatura, cartão de crédito entre outra.

Banco do Brasil / Itaú / Bradesco / Caixa Econômica / Santander

Online

Se não quiser colocar em débito automático ou se não tiver uma conta corrente para fazer isso, leve com você na viagem uma conta de água e uma de luz antiga (caso as novas ainda não tenham chegado). Quando chegar perto da data, entre no site da empresa. Nele você certamente encontrará um lugar para imprimir segunda via. (Como imprimir 2ª via pela internet conta Ampla). Pegue as contas antigas e veja o número do cliente. Só com eles será possível ter acesso à segunda via online de sua conta.

pagamento de contas online

(Foto: Divulgação)

Não se preocupe, pois não há taxas para isso. Você deve estar se perguntado “e se eu não tiver como imprimir?” tudo bem. Basta acessar a conta e copiar os números do código de barras. Depois disso, vá a um caixa eletrônico e digite-os manualmente. Dá certo e você paga as contas com facilidade.

Se tiver viajado e levado o seu notebook, pode fazer o pagamento no banco online. É muito prático e rápido.

Programe o pagamento

Muitas vezes as contas chegam antes da data de vencimento. Em alguns casos muitos dias antes. Se isso acontecer, você tem mais uma alternativa. Pegue todas as contas que chegaram e vencerão enquanto estiver fora e programe para serem deitadas da sua conta. Basta ou acessar o banco online ou ir a um caixa eletrônico. Siga como se fosse fazer o pagamento e coloque como data, a data de vencimento da conta.

programe o pagamento das contas

(Foto: Divulgação)

É importante ficar atenta para não se esquecer de nenhuma. Vamos supor que chegou a de telefone, a de luz e faltou a de água. Nesse caso, faça como indicamos no tópico anterior para que você não tenha problema!

Se a única conta que não chegou foi a do seu cartão de crédito, você pode tanto imprimi-la online, quanto levar uma conta antiga e usar o código de barras dela para fazer o pagamento. Exatamente como você entendeu. Não precisa da conta nova. Pegue o boleto antigo e faça o pagamento da quantia que você deve nesse mês atual. Ele cairá normalmente e a conta será dada como paga.

Programe-se e poderá viajar tranquila e aproveitar muito!

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Vou viajar no final do ano, como pagar as contas de água e luz?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal