Como parar de roer as unhas

Vivemos em um mundo onde a cada dia que passa a aparência tem tido mais valor entre as pessoas. Somos constantemente julgados pela maneira que nos apresentamos. Somos observados em tudo e por todas, seja em uma entrevista de emprego, ou seja, pelas pessoas que nos rodeiam. No mundo em que vivemos, uma boa apresentação pessoal é fundamental.

mulher roendo as unhas

A mania de roer unhas pode ser maléfico a saúde. (Foto: Divulgação)

Sabendo disso, gastamos muito tempo e dinheiro investindo em roupas, calçados, perfumes, maquiagem e acessórios. Todavia, boa parte da população se esquece de ter maiores cuidados com uma parte do nosso corpo bem pequena, porém muito importante: as unhas.

As pessoas que roem as unhas fazem isso não porque lhes falta dinheiro ou tempo para irem à manicure. Mas sim, porque são vítimas de um hábito nada saudável e prejudicial à pessoa que executa o ato.

Roer unhas é uma ação que, muitas vezes, a pessoa prática sem ao menos perceber, quando se dá conta já está com a unha na boca. É um vício decorrente de emoções e problemas mal resolvidos.

-> Roer unhas é sinal de compulsão: saiba mais sobre essa mania

Ninguém roe unhas simplesmente porque quer, apesar de muitos afirmarem que sim. Podem até mesmo dizer que é um ato gostoso e prazeroso. No entanto, por trás desse hábito existem inúmeros motivos pessoais que se somatizam e levam o individuo a recorrer a essa atitude a fim de minimizar algum desconforto.

Se você roe sua unha ou conhece alguém que possui esse hábito, entenda os prejuízos causados por esse vício, bem como os principais motivos geradores dessa ação e as nossas dicas para que o ato de roer unhas seja para sempre eliminado da sua vida. Vale à pena conferir!

Motivos comuns:

• Situações de Estresse;
• Nervosismo;
• Quando estamos chateados;
• Medo;
• Ansiedade;
• Preocupação excessiva;
• Quando não sabemos como resolver um problema ou lidar com uma situação conflituosa.

Malefícios ocasionados:

• Ingestão de vírus e bactérias;
• Dor estomacal;
• Pedra nos rins ocasionada por resíduos de sujeira que se encontram debaixo das unhas;
• Aparência de pessoa com poucos hábitos de higiene;
• Feridas na boca;
• Deixa visível a fragilidade que você possa ter diante de algum problema ou a ansiedade em demasia, o que poderá, por exemplo, te prejudicar em uma entrevista de trabalho.

Fotos de unhas decoradas para você se inspirar e parar de roer as unhas:

(Unhas decoradas com estampas florais | Fotos e dicas)

Dicas para parar de roer as unhas:

1. Antes de tudo, reconheça que roer as unhas não é um hábito saudável e que outros problemas emocionais e psicológicos estão por trás desse simples ato.

2. Deseje intensamente combater esse vício de frente.

3. Alimente-se adequadamente, principalmente faça consumo de vitamina A, excelente no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas.

4. Marque no calendário o dia em que iniciará o processo de parar de roer as unhas.

5. Comunique seus amigos e familiares sobre sua decisão e peça para que eles te avisem sempre que te verem com mão na boca.

6. Tenha sempre algo que possa mastigar quando te der aquela vontade louca de roer as unhas. Pode ser um chiclete, bala ou frutas cristalizadas.

7. Como na maioria das vezes, assistir TV é o momento em que as pessoas mais roem as unhas, o ideal é que levem consigo um cubo mágico ou uma bolinha massageadora para que se ocupem as mãos na hora de assistir seu programa preferido.

8. No primeiro mês, vá à manicure semanalmente ou você mesma faça suas unhas. (Como pintar as unhas em casa). Com elas pintadinhas e bem tratadas, torna-se mais difícil querer colocá-las na boca e desfazer todo cuidado que nela foi feito.

unhas feitas e pintadas de vermelho

Mantenha as unhas feitas e pintadas. Sem dúvida, o método mais eficaz para parar com o hábito de roer as unhas. (Foto: Divulgação)

9. Outra dica muito interessante é colocar unhas postiças enquanto as unhas estão crescendo. Assim, toda vez que colocar a mão na boca, sentira o material das falsas unhas em sua boca e ficará mais alerta para que esse hábito não ocorra novamente.

10. Respire sempre bem fundo toda vez que vier a vontade de roer as unhas. Isso ajudará aliviar a tensão e ansiedade que te leva a acabar com suas unhas.

11. Descarregue toda sua ansiedade de outra maneira. Pratique atividades físicas, como caminhar, dançar, nadar ou simplesmente se alongar diariamente.

12. Se achar necessário, procure o auxilio de uma psicóloga para te acompanhar nesse processo de parar de roer as unhas e te ajudar a lidar com os problemas emocionais envolvidos.

13. Defina uma meta a ser cumprida por você. Escolha uma data no calendário para que você comemore a vitória de ter superado o hábito de roer unhas. Nesse dia, vá à manicure, passe um esmalte maravilhoso e se presenteie com um lindo anel. Afinal você merece!

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Loading...
2 Comentários em Como parar de roer as unhas
  • bruna disse:

    sempre eu to com a mao na boca comendo anha

  • Natani disse:

    Nossa, isso e tão dificil pra mim :/, eu não consigo para de roer. Já fiz de tudo.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry