Como limpar sapatos de camurça

Quem gosta de calçados sabe como é difícil mantê-los sempre bonitos e bem apresentáveis como no dia em que compramos, não é verdade? Principalmente para aqueles calçados de tecidos que exigem maior cuidados com limpeza e conservação. Esse é o caso dos sapatos feitos com camurça.

Quem teve ou tem um sapato de camurça sabe como não é uma tarefa fácil manter esse calçado com aparência adequada, como com brilho e cores vivas.

como limpar sapatos de camurça

Foto: Divulgação

No entanto, saiba que é possível deixar seus calçados de camurças sempre limpos, brilhantes e com cara de sapato novo.

Para isso basta acompanhar as diversas receitas caseiras para limpeza de camurça, escolher a que mais lhe agrada e a partir para a limpeza de seus calçados. Depois de limpos você terá a sensação de ter comprado calçados novinhos. Vale à pena experimentar e privar a qualidade dessas dicas preciosas.

1. Receita com condicionador para cabelos:

• Ingredientes: 2 colheres de sopa de condicionador e 1 xícara de água.

• Modo de preparo e aplicação: misture os dois ingredientes até que o condicionador se dissolva na água. Com ajuda de um pano limpo, molhe o mesmo na mistura e aplique vagarosamente em todo o sapato. Em seguida, retire o excesso de água com uma flanela seca, pressionando-a lentamente. Pronto, você terá sapatos limpo, com aspecto brilhante e hidratado.

2. Receita com bicarbonato de sódio:

• Ingredientes: 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sopa de água filtrada.

• Modo de preparo e aplicação: Faça um creme pastoso misturando o bicarbonato de sódio com a água filtrada. Pegue um pouco desse creme e passe em uma escovinha de dente. Massageie o creme, já aplicado na escova de dente, na região do calçado de camurça que se encontra suja. Em seguida, passe um pano úmido para retirar os excessos do creme. Finalize secando com uma flanela seca que não solte pelos.

3. Receita com álcool:

• Modo de preparo e aplicação: Embeba um pedaço de pano limpo com um pouco de álcool. Esfregue esse pano por todo o sapato de camurça. No entanto, não é necessário aplicar muita força para realizar esse procedimento.

• Receita com Vapor de água: simplesmente coloque um pouco de água para ferver e assim que ela entrar em seu estado de ebulição e começar a soltar fumaças de vapor, aproxime o seu calçado de camurça bem rente à direção da saída da fumaça. Esse vapor quente ajudará a amolecer as partículas de sujeiras presas no sapato. Dessa forma, passados uns três minutos no vapor, o ideal é que esfregue um pano seco por toda a camurça, a fim de finalizar a limpeza e retirar os resíduos sujos.

4. Receita com corante em pó:

• Ingredientes para limpar e realçar a cor da camurça: 1 litro de água filtrada, 4 colheres de sopa bem cheia de corante em pó para tintura de tecidos na cor do calçado e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

• Modo de preparo e aplicação: coloque a quantidade de água para ferver em uma panela grande. Quando atingir o ponto de fervura, adicione as 4 colheres de sopa de corante em pó para tecidos e 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio e misture bem até que a água fique completamente na tonalidade indicada na embalagem do produto. Em seguida, coloque o calçado de camurça imerso na água. Deixe o corante agir por cerca de 10 minutos ou o tempo necessário para que o mesmo mude de cor. Retire o calçado da água tingida e imediatamente lave-o em água fria. Coloque o mesmo para secar em local onde haja sombra. No final, sua camurça estará linda, limpa e com a cor como sendo nova.

5. Receita com vinagre de maçã:

• Ingredientes: 100ml de vinagre de maçã para cada 250ml de água morna.

• Modo de preparo e aplicação: misture bem todos os ingredientes em quantidades corretas a fim de evitar erro na proporção e resultados dos mesmos. Com auxílio de uma escova de cerdas macias, esfregue essa mistura sobre as manchas da camurça. Retire o excesso de produto de vinagre de maçã com pano umedecido com água filtrada e torcido antes de ser aplicado no calçado. Deixe o calçado secar na sombra.

6. Receita com fixador de cabelos:

A fim de obter um calçado de camurça com aparência sempre impecável e livre de qualquer tipo de umidade, utilize sempre um spray de fixador para cabelos. Você notará a diferença já na primeira vez que utilizar o produto na camurça. A cor ficará preservada e fora dos riscos de absorver sujeiras indesejáveis, conservando assim a beleza do seu sapato.

Dicas preciosas para conservar a beleza do seu calçado de camurça:

• Sempre que perceber que seu calçado estiver molhado, coloque o mesmo o quanto antes para secar. Calçado de camurça molhado: para evitar maiores danos retire os sapatos o mais rápido possível e inicie o procedimento.

• Seque seus calçados sempre em local arejado e com sombras. Nada de secar ao sol ou com o auxílio de secador de cabelos.

• Para conservar o formato de seu calçado de camurça, o ideal é que cada vez que terminar de usar, coloque dentro dele bolinhas feitas com papel ou folhas de jornal. Isso também auxiliará no processo de combate à umidade, evitando assim o mau cheiro e a proliferação de sujeiras e bactérias.

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Loading...
2 Comentários em Como limpar sapatos de camurça
  • Luiz Evandro disse:

    Amei.. da certo mesmo.

  • Thalita disse:

    Boa tarde! Eu tenho um mocassim rosa, quando comprei procurei informações sobre como conservá-lo, porém eu já tinha usado e a ponta estava suja. Então, fiz conforme indicado com o condicionador, a camurça ficou com uma textura estranha e um pouco diferente a cor, bem como a sujeira não saiu. Passei bicarbonato que além de não limpar manchou mais ainda, agora está escura. Você teria alguma sugestão de como limpar sem estraga-la ainda mais. Obrigada.

  • Deixe seu comentário