A importância de se hidratar no verão

Você já parou para pensar sobre a importância da hidratação, tanto da pele quanto do corpo no verão? Muita gente se esquece deste detalhe e passa todos os seus dias embaixo do sol, bebendo pouca água e depois perde metade das férias porque teve que ficar de molho devido a uma desidratação.

Aproveite os seus dias de folga sob o sol, sem descuidar da pele e do corpo, seguindo algumas regrinhas básicas de hidratação!

Hidratação do corpo

A hidratação deve ser feita tanto internamente quanto externamente. Durante o verão, boa parte das garotas aproveita a época para entrar na academia. A combinação exercícios físicos mais calor resulta em uma coisa: muita perda de água!

mulher correndo no parque

Foto: (c) Can Stock Photo

Para repor a água perdida e hidratar o organismo, beba claro, muita água! Tenha sempre em mãos uma garrafinha com 150 ml ou 350 ml (procure beber pelo menos 150ml durante a realização do exercício).

Se você não tem nenhum problema no rim, opte pelas bebidas isotônicas que repõem o sódio e o potássio perdidos durante a atividade física.

Quem não faz academia também precisa tomar muita água para evitar a desidratação. Antes de ir para a praia, piscina ou mesmo dar uma vontadinha por aí, leve consigo uma garrafa ou água de coco.

A água de coco é excelente para a hidratação corporal, pois sua composição é similar ao soro fisiológico. Falando assim, parece que ela tem um gosto horrível, mas não. A água de coco é refrescante e ainda contém proteínas, vitaminas e sais minerais. (Os benefícios da água de coco)

O líquido também é indicado para quem pretende emagrecer, pois ela ajuda no bom funcionamento do intestino e garante a sensação de saciedade.

Algumas bebidas têm o efeito contrário e desidratam; confira quais devem ser evitadas:

• Refrigerante (rico em açúcar, aumenta o peso e os gases e dificulta a digestão)
• Álcool (desidrata e rouba a água do seu corpo)
• Cafeína (é diurética, ou seja, elimina a água do corpo)
• Suco frutas ácidas (limão, laranja)
• Chás com ação diurética (chá verde, branco, malva, carqueja..)

Aumente a ingestão de:

– Água
– Água de coco
– Sucos gelados
– Líquidos frios
– Chás gelados e descafeinados

Para ter uma boa hidratação do corpo, tome oito copos médios de água por dia!

Alimentos hidratantes

Durante o verão abra mão dos alimentos gordurosos, que pesam no estômago e refletem, de maneira negativa, na sua pele. Faça refeições leves e sempre coloque no seu prato folhas verdes.

melancia ajuda a hidratar o corpo

Foto: (c) Can Stock Photo

As frutas, verduras e legumes são saudáveis, combinam com o verão e ainda são ricos em minerais e eletrólitos que conservam a água do nosso corpo. Ao invés de fazer um refogado, opte pelos legumes e verduras crus, para que eles não percam os seus principais nutrientes.

Veja quais os melhores alimentos para o verão:

– Sopas
– Melancia
– Cenoura (ajuda no bronzeado)
– Tomate
– Folhas verdes
– Abacaxi
– Pepino
– Pêssego
– Hortaliças aquosas

Hidratação da pele

Além do bronzeado, os raios solares também deixam a pele ressecada e opaca. Use creme hidrante duas vezes ao dia para ter uma pele macia – os dermatologistas indicam hidrantes com protetor solar. (Cuidados que devem ser tomados com a tatuagem no verão)

Há vários produtos voltados especialmente para o verão, como o Body Care UV Protection, da Neutrogena. Para o rosto, prefira usar gel-creme, gel ou emulsões oil-free que não deixam a pele oleosa.

Para potencializar ainda mais a hidratação, também aplique no corpo os cremes e géis pós-sol, como Sun Gel Hidratante Refrescante Pós-sol da Avon, e utilize os óleos corporais após o banho. Eles ajudam a deixar a pele com aparência vistosa e saudável.

Por Dona Giraffa / Crédito das Imagens:(c) Can Stock Photo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em A importância de se hidratar no verão

Deixe seu comentário