Tomar anticoncepcional sem pausa faz mal?

Imagine poder estar livre de menstruação durante todos os meses, sem passar por cólicas, sangramentos indesejáveis e a preocupação de ficar checando se sua roupa não esta manchada. Que maravilha seria, não? Ainda mais nessa correria do mundo moderno e capitalista em que vivemos, onde nós mulheres precisamos dar conta de sermos mães, esposas e trabalhadoras.

dúvidas sobre o anticoncpcional

(Foto: Divulgação)

Mas acredite, essa realidade é totalmente possível no mundo feminino. Para muitas mulheres menstruar agora é coisa do passado. Basta tomar o anticoncepcional sem fazer pausa alguma. Acha estranho? Conheça as vantagens desse método e dê adeus a menstruação.

Como funciona o anticoncepcional?

As pílulas anticoncepcionais possuem uma margem de confiabilidade de cerca de 99% e são compostas geralmente por dois hormônios sintéticos: progestina e estrogênio. Possuem o papel de interromper o processo de desenvolvimento do óvulo. Evitando, por conseguinte, uma futura gravidez durante o período de utilização do método anticoncepcional oral escolhido.

O que acontece então se eu não der a pausa de sete dias?

Quando a mulher decide por fazer uso contínuo de anticoncepcionais orais para não menstruar, os hormônios sintéticos que atuam como se fossem o estrogênio e a progesterona simulam uma suposta fecundação que na verdade não ocorre e a menstruação não acontece quando não há o intervalo necessário.

Vantagens mais comuns:

• Ficando livre da menstruação você com certeza terá alguns benefícios, tais como:

• Diminuição do inchaço das mamas, pernas e pés.

• Diminuição de cólicas menstruais.

• Alívio parcial ou total ausência dos sintomas de tensão pré-menstrual (TPM).

• Diminuição de dores nas mamas.

• Reduz a retenção de líquidos no organismo.

• Auxílio no tratamento de anemias, endometriose e miomas uterinos.

• Bem estar geral.

• Liberdade de vestir-se como desejar, entrar em piscinas e poder ter atividades sexuais sem receios a qualquer data do ano. Já pensou?

Dúvidas frequentes:

É normal pairarem em nossas mentes várias dúvidas sobre essa tomada de decisão. Muitas mulheres temem aderir o uso contínuo do anticoncepcional por acreditar que depois o organismo demorará muito tempo para eliminar vestígios do medicamento, o que traria dificuldades para uma futura gravidez.

mulher com dúvida anticoncpcional

(Foto: Divulgação)

No entanto, pesquisas recentes apontam que essa probabilidade é enganosa, uma vez que a dificuldade em engravidar não tem relação alguma com a ingestão de anticoncepcionais e que os hormônios sintéticos utilizados nas fórmulas dos anticoncepcionais orais são facilmente liberados do nosso organismo. Tanto é verdade que apenas um dia sem tomar o medicamento já se é possível ocorrer uma gravidez inesperada.

Será que estou grávida?

Outra dúvida muito comum é a questão de como saber se está grávida ou não, uma vez que não há presença de sangramento proveniente de menstruação. Todavia, tomando regularmente as pílulas, sempre seguindo os mesmos horários, às chances de que uma mulher engravide são praticamente nulas.

Mas caso haja qualquer tipo de dúvida, o ideal é que se fique atenta a outros sinais muito comuns na gravidez (enjôos, mal estar, azia, entre outros), procure um ginecologista e sane essa questão através do exame de sangue Beta HCG. Exame este que detecta a presença de gravidez a partir do 12º dia após a ovulação. (Sintomas de gravidez no começo da gestação)

Os mais antigos acreditam que emendar uma cartela na outra trará malefícios a mulher, já que a própria reterá “o sangue sujo” dentro dela. Na verdade o sangue decorrente da menstruação não é sujo, mas sim o resultado de uma descamação natural do revestimento interno do útero.

Outras mulheres ficam receosas em evitar a pausa dos sete dias e depois se complicarem no seu ciclo menstrual quando decidirem retornar ao uso de pílulas somente por 21 dias. Mas vale ressaltar que o ciclo menstrual da mulher não fica comprometido durante o período de emenda de cartelas e que assim que desejar voltar a menstruar, bastam finalizar os 21 comprimidos, dar a pausa e assim que o sangramento ocorrer inicie uma nova cartela e a contagem do seu período menstrual. Nada de complicações!

Fica a dica:

Depois de ler esse artigo e se interessar pela prática da ausência da menstruação, procure um médico ginecologista para te dar maiores esclarecimentos e sanar quaisquer eventuais dúvidas que ainda podem insistir em sua mente.

A opinião de um médico de nossa confiança é sempre muito válida. Visite um ginecologista regularmente, fique de olho aos sinais que o nosso corpo nos dá e realize os exames preventivos sempre que possível. Independente de dar a pausa na ingestão deanticoncepcionais ou não, a nossa saúde deve ser sempre colocada em primeiro lugar. O bom da vida é poder vivê-la de uma forma saudável. Faça isso e seja feliz com você mesma!

Por Flávia Montalvão / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Chá de canela pode acelerar a menstruação
# Menstruação atrasada, o que pode ser?
# Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo. O que pode ser?
# Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Loading...
9 Comentários em Tomar anticoncepcional sem pausa faz mal?
  • Giuliana disse:

    Optei por tomar anticoncepcionais sem pausa, no começo é tuudo ótimo! Consultei a ginecologista e ela falou que não teria problemas, mas que deveria ter intervalo pelo menos a cada 6 meses. Mas com 4 meses comecei a sentir meu corpo estranho, no sexo não lubrificava, entre outros probleminhas desse tipo. E a ginecologista falou que isso mesmo que acontece e que é normal. Voltei a tomar com pausas e agora coisas do tipo que eu nunca tive, cólicas, dor nos seios, tpm, estão em peso! E tive escape também..
    Com certeza varia de mulher pra mulher, mas agora eu não aconselho pra mais ninguém…

  • LUCIANA disse:

    Eu adotei esse metodo,meu organismo demorou 4 meses a acostumar ,tomo ELANI 28comprimidos,o unico problema é a falta de lubrificação, que corrijo com gel lubrificante, o resto ta ótimo,sem cólicas,sem tpm,sem sangramentos,EU ADOREI.

  • FERNANDA disse:

    A propria médica falou para não dar a pausa.Mas , eu faria o exame preventivo, e isso seria a minha solução. Porém ainda nao fiz o exame, e estou nessa desde janeiro 2014. Ainda não retornei a médica
    para falar ,que não fiz a pausa, após o peródo que ela falou. Vou fazer aulas práticas de um curso de confeitaria e vou usar branco. Vocês acham que eu vou dar pausa?

  • cida disse:

    Tomo anticoncepcional de uso continuo, porque não posso menstruar devido endometriose, após cirurgia de videolaparoscopia. só que vem sempre um marrom e as vezes até desce um pouco.fiz todos os exames deu tudo certo os médicos falam que está tudo bem ,..

  • Magda Sousa Silva disse:

    Olá gostaria de saber se tem algum problema em tomar direto as pilulas sem pausa com uma cartela de 21 comprimidos?
    Já tomei a cartela inteira (de 21 comprimidos), mas não chegou a menstruação depois que acabei, quero saber se posso então continuar tomando a outra cartela ou tenho que parar para a menstruação chegar e mesmo que não tenha vindo ainda no dia certo?

  • carla disse:

    Tomei continuamente 4 cartelas de 21 dias, mas na quarta cartela menstruei mesmo tomando a pílula, será q é normal e estou protegida?

    • cleide disse:

      Carla ,é o que acontecia comigo ate fui no medico e fiz exames e ele disse que era normal ,sangrar um pouco mesmo tomando os comprimidos e ele nao falou que eu ia engravidar acontecendo isso ,entao passe no seu medico por que muda de mulher pra mulher certo ,e mais confiavel ta sempre indo no especialista .

  • Fabiola Oliveira disse:

    Faz 4 anos que tomo as pilulas sem pausar , realmente não tenho lubrificação .Será que futuramente isso vai me prejudicar ?

  • tateane disse:

    Oi quanto tempo ciclo 21 demora fazer efeito, ele é confiável?

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry