Remédios naturais para aliviar os efeitos da menopausa

Para alguns especialistas, se criou um mito de que a menopausa é um período complicado e difícil para todas as mulheres, no entanto, não é assim para todas as mulheres que chegam ao período em que param de menstruar. Além disso, nem sempre é preciso apelar para os hormônios, que possuem muitas contraindicações, alguns remédios naturais e dicas ajudam a aliviar os efeitos da menopausa.

O que é a menopausa?

A menopausa é como se chama a última menstruação da mulher. A partir desse momento, os ovários não produzem mais os hormônios estrogênios e progesterona o que ocorre de modo gradativo, até que eles perdem totalmente o seu funcionamento. O que significa que as mulheres não podem mais engravidar.

Menopausa e seus sintomas

A menopausa pode iniciar-se entre os 45 e 55 anos.

Assim como outras fases da vida do sexo feminino, esse é mais um período, no qual ocorre uma série de alterações, especialmente, hormonais, o que pode ou não gerar incômodos. Embora o mais comum seja as menstruações pararem, a mulher pode entrar na menopausa com irregularidades menstruais, menstruações mais escassas ou mais ou menos frequentes.

A idade em que as mulheres entram na menopausa varia, mas o comum é que ocorra entre os 45 e os 55 anos. Quando ela surge antes dos 40, entretanto, chama-se menopausa precoce, mas isso não significa que existe algum problema. Também não é possível prever quando se vai entrar na menopausa, nem mesmo se relacionando com a idade da primeira menstruação ou com a idade que outras mulheres da mesma família pararam de menstruar.

Sintomas da menopausa

Não é regras as mulheres passarem pelos sintomas mais comuns da menopausa e como são muitos algumas podem simplesmente apresentar um ou outro, ou mesmo, muitos deles. Confira os principais sinais da menopausa:

• Ondas de calor;
• Alterações do sono;
• Mudanças na libido;
• Alterações de humor;
• Suores noturnos;
• Insônia;
• Depressão;
• Ressecamento vaginal;
• Dor durante o ato sexual;
• Diminuição da atenção e memória.

Remédios naturais

Embora muitos médicos costumem receitar tratamentos a base de hormônios sintéticos para a mulher se livrar dos sintomas da menopausa. Existem outras formas, como remédios naturais para aliviar os efeitos da menopausa, que além de serem eficientes não têm efeitos colaterais como alguns dos tratamentos com hormônio tradicionais. Confira alguns deles:

  • 1
    benefícios do ginseng
    Ginseng

    É uma substância que estimula as glândulas suprarrenais, contribuindo na redução dos sinais da menopausa. Em lojas de produtos naturais é possível encontrá-lo para o preparo de chás ou em cápsulas.

  • 2
    benefícios da vitamina C
    Vitamina C

    Uma alimentação equilibrada também é muito importante para não sofrer na menopausa, inclusive, rica em vitamina C, que é encontrada especialmente nas frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi e outras. Essa vitamina é imprescindível para que o organismo produza hormônios da glândula adrenal. Se você optar pelos suplementos consulte um médico para que ele indique a dosagem certa para você.

  • 3
    benefícios da sálvia
    Óleo Essencial de Sálvia

    Essa substância conta com propriedades estrogênicas, por isso, funciona como um ótimo remédio natural para aliviar os efeitos da menopausa. Ele colabora no equilíbrio dos hormônios e ameniza as ondas de calor. Embora a forma mais eficaz de usá-lo seja por meio da inalação, também pode ser diluído a um óleo de massagem e passar no abdômen.

  • 4
    benefícios do trevo vermelho
    Trevo vermelho

    É um chá poderoso e entre os seus benefícios está o fato de conter isoflavonas, substâncias estrogênicas naturais que ajudam a manter o equilíbrio hormonal do corpo. Assim, os níveis de estrogênio crescem, reduzindo os efeitos da menopausa.

  • 5
    benefícios do isoflavonas
    Isoflavonas

    Esse hormônio natural funciona como um remédio natural que também é encontrado na soja, sendo que a melhor forma de consumi-la é a orgânica. Assim, você pode beber o leite de soja, fazer uma sopa de missô (derivado da sopa), comer tofu (também derivado da soja), entre outras opções.

  • 6
    benefícios da maca
    Maca

    É uma raiz usada há milhares de anos pelos povos nativos do Peru, sendo muito benéfica ao sistema endócrino. Assim, auxilia no equilíbrio dos hormônios, restaura glândulas e melhora a capacidade do corpo em trabalhar com os quadros de estresse, inclusive, quando é resultado das mudanças hormonais. É encontrada em pó ou em cápsula.

  • 7
    benefícios do cohosh preto
    Cohosh preto

    Erva usada há centenas de anos por nativos americanos para tratar desequilíbrios hormonais, como cólicas menstruais e sintomas da menopausa. É mais eficiente para combater as ondas de calor, irritabilidade, alterações de humor e insônia. Pode ser encontrada para fazer chá, em extrato ou cápsulas.

Dicas para evitar os efeitos da menopausa

Evite consumir muita cafeína, uma vez que as ondas de calor também podem ser sinal de que suas glândulas adrenais (localizadas acima dos rins que ajudam o organismo a tratar o estresse) estão sobrecarregadas. A linhaça é outro alimento que ajuda a combater os efeitos da menopausa, sendo que a use preferencialmente triturada em pães, iogurtes e sucos.

A aromaterapia é um tratamento natural com muitos benefícios, inclusive, para aliviar os efeitos da menopausa. Uma dica é misturar a um frasco de 50 ml de óleo de amêndoas oito gotas de cada uma dessas essências: manjericão, louro, hortelã, sálvia e anis estrelado. Pingue poucas gostas no interior dos pulsos e dos braços e esfregue quando sentir ondas de calor ou até três vezes ao dia.

Você já chegou à menopausa? E como se sente? Conte para a gente o que você faz para aliviar os sintomas desse período.

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

Loading...
5 Comentários em Remédios naturais para aliviar os efeitos da menopausa
  • Regina Oliveira disse:

    Olá, gostaria de deixar aqui meu depoimento sobre menopausa.
    Entrei na menopausa à dez anos, e optei por não fazer TRH e usar apenas terapias naturais, mas confesso que até hoje não encontrei nenhum Remédio natural sem nenhum efeito colateral que aja somente sobre os sintomas da menopausa, e que não se tenha que passar o resto da vida tomando, pois assim que paro de tomar os simtomas voltam todos como no começo, (é de enlouquecer) Já fiz de tudo, trabalho, indo e voltando de bicicleta todos os dias (detalhe na orla da praia) alimentação super regrada, mas nada disso me livrou das malditas ondas de calor que vem sempre acompanhadas de taquicadia, minha cabeça fica latejando até que a maldita passe, mas sei que é apenas por alguns minutos e ela volta de novo, eu já não suporto mais essa situação que pra piorar por causa de toda essa tensão sinto dores em todo meu corpo, e mais tenho outros problemas que me inpedem de tomar a maioria dos “remédios naturais” Pios todos que vi até hoje tem algum efeito colateral (PARA MIM) pois tenho gastrite, hipoglicemia, problemas de figado e visicula, minha pressão é normal mas abaixa e sobe com muita facilidade. Então vejam que é realmente dificil encontrar algo que não me prejudique em outra coisas. Por isso peço a vocês encarecidamente que se conherem agum remédio me avisem poi não suporto mais viver desse jeito.
    Grata
    Regina

  • Conceição disse:

    Boa tarde Regina, Eu estou tomando Cha da folha de amora, Leite de soja e duas capsula de ômega 3 por dia , estou sentido que as ondas de calor estaõ amenizando a cada dia que passa. Faça isso também

    • Fátima disse:

      Passadas 3 semanas de ter tomado cápsulas de oleo de onagra da solgar, os afrontamentos desapareceram como por milagre. Este oleo também é muito bom para as unhas pele e cabelos. Também comecei a fazer exercicio físico num ginasio quase diariamente.Experimente

    • Ita disse:

      Olha, Regina e Conceição, eu tomo diariamente chá de amora branca, mais tbm nao esta adiantando, me indicaram chá de feno-grego, vou tomar, pra ver se amenisa. Qdo tiverem alguma dica, por favor me avisem,
      abraços
      Ita

  • Maria disse:

    Estou fazendo uso de chia e caminhada, diminuiu o calor mais parei porque tive dengue entao estou sentindo tudo de novo parece que até aumentou os sintomas, se você tem algo que possa me ajudar favor me enviar obrigado Maria.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal