Raças de cães indicadas para crianças

Por mais que sejam os melhores amigos do homem, nem todos os cães têm o comportamento ideal para conviver com uma criança: alguns exigem cuidados que os pais não poderão suprir e outros são tão ativos, que bagunçam mais do que o seu filho de dois anos de idade!

criança brincando com cachorro

(Foto: Divulgação)

E também há um detalhe para se levar em conta: os pequenos ainda não tem muita noção do perigo e não sabem que os cachorros não gostam de ter o seu rabo puxado e de serem abraçados toda hora.

Para que você não tenha nenhum problema em casa e não precise passar pela situação de ter que doar o seu cachorrinho para outra pessoa porque ele se tornou agressivo, é importante descobrir qual a raça de cão ideal para a sua família.

A escolha do cão

Não custa lembrar: animais não devem ser dados como presente! Um cachorro dará o mesmo trabalho que uma criança e exige atenção total, então, avalie o tempo livre que tem em mãos e o espaço da sua casa.

Animais de grande porte não combinam com apartamentos e cachorros de pêlo longo não são a melhor escolha para quem acabou de ter um bebê, por exemplo. (Lista com raças de cachorros ideais para apartamento)

Também analise a idade da criança: se ela é maiorzinha poderá ajudar nos cuidados com o cachorro e terá como uma boa companhia um animal mais brincalhão. Já os pequenos abaixo de 6 anos tem uma boa convivência com cães mais dóceis que não são tão energéticos.

Os cães amigo

  • 1
    raça de cão labrador
    Labrador

    Exige espaço e é um amigo inteligente, alegre e muito brincalhão. O labrador é um ótimo companheiro para crianças maiores de 6 anos, pois ele estimula as brincadeiras e ajuda a criança a se exercitar. Entre os cuidados que você deve ter com o labrador são a escovação e o banho mensal.

    [Perfil da Raça]

  • 2
    raça beagle
    Beagle

    Conhecido por causa do desenho “Snoopy”, o beagle é um animalzinho sociável e muito ativo. Adora brincadeiras e não necessita de cuidados especiais com a sua pelagem.

    [Perfil da Raça]

  • 3
    raça de cão Golden Retriever
    Golden Retriever

    Calmo, doce e tolerante, o Golden adora correr e aprende vários truques rapidamente. Este cão é ideal para quem mora em casas com quintal ou tem tempo para caminhar. Outra vantagem deste animal é que ele retribui em dobro todo o amor que o dono lhe dá. A sua desvantagem é o trato com o pêlo que merece atenção redobrada.

    [Perfil da Raça]

  • 4
    raça pug
    Pug

    Carinhoso e tranqüilo, o pug convive bem com crianças maiores e não deve ficar muito próximo de crianças pequenas, pois apesar da aparência rechonchuda, este animal é bastante frágil. O pug não deve ser adotado por pessoas alérgicas a pêlo.

    [Perfil da Raça]

  • 5
    raça de cachorro Yorkshire Terrier
    Yorkshire Terrier

    Muito brincalhão, sociável e amigo, o Yorkshire conquista os pequenos por sua aparência “fofinha”. Este cachorro só é aconselhável para as crianças maiores de 8 anos, pois o cão é frágil e demanda cuidados com o seu pêlo.

    [Perfil da Raça]

  • 6
    raça de cachorro shnauzer
    Schnauzer

    Protetor dos donos e muito entusiasmado, o Schnauzer adora ficar ao ar livre e aprende rapidamente todos os truques que o seu dono ensinar.

    [Perfil da Raça]

  • 7
    raça de cão French Bulldog
    French Bulldog

    Robusto e com cara de bravo, o bulldog é extremamente amável e não perde uma brincadeira. Este cachorro também é bastante social e quase não late.

    [Perfil da Raça]

  • 8
    raça de cão Poodle
    Poodle

    Afetuoso e carinhoso, o poodle é o companheiro certo para as crianças maiorzinhas – o animal sempre está pronto para brincadeiras e é muito inteligente.

    [Perfil da Raça]

Cuidados depois de ter o cão:

• Por mais que o cachorro seja amável e calmo, nunca deixe uma criança sozinha com o bicho. O instinto animal poderá surgir caso o pequeno pise sem querer na pata dele ou bata no animal.

• Também não deixe que o seu filho maltrate o cachorro; por mais que a criança seja novinha, eduque-a para não morder, puxar o pêlo ou bater.

•,É fundamental conhecer a personalidade do cachorro antes de colocá-lo em um convívio muito próximo da criança, pois assim você saberá quando o bicho está bravo e precisa ficar isolado.

• Para isso, preste atenção nos sinais que o cachorro emite quando está estressado, que podem ser: bocejar, ficar acuado, ficar muito agitado olhando para os lados, urinando em todos os cantos da casa (ele está marcando território) e lamber os lábios freqüentemente.

Por Dona Giraffa

Confira também

# Castrar ou não castrar meu animal de estimação?
# Meu cão come lixo, e agora?
# [Doença do gato] – Toxoplasmose: causa, sintomas, tratamento e prevenção
# [O que é cinomose?] – Como o animal pega essa doença?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Raças de cães indicadas para crianças

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer