Emagrecer com berinjela

Esse legume muito conhecido e presente em pratos vegetarianos, mas não tão presente no dia a dia dos brasileiros, pertence à mesma família dos tomates, a “Solanaceae”. Assim como os tomates, ela cresce pendurada em uma planta alta, que chega a ter vários metros de altura. Embora haja diversas variedades, a mais comum possui uma superfície brilhante e muito bonita. O sabor forte e a textura esponjosa também são características de quase todas elas.

benefícios da berinjela para saúde

Berinjela ajuda a emagrece e reduz o colesterol. (Foto: Can Stock Photo)

Há diversos estudos que comprovam que a berinjela tem diversos benefícios para a saúde e ajuda a perder peso.

Berinjela reduz o colesterol

Estudos feitos com animais na UNICAMP (Universidade Federal de Campinas) e na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) mostram que com o uso da berinjela na alimentação, o colesterol cai até 30%. Os testes foram feitos com suco e com farinha e os resultados foram muito positivos. (Por que tenho colesterol alto?)

Reduz acido úrico

Estudos feitos na UFRJ demonstraram que o uso constante de farinha de berinjela na alimentação, que tem um sabor bastante agradável, diminui os níveis de acido úrico do organismo.

Melhora o funcionamento do intestino

Como ela é rica em fibras, ajuda no melhor funcionamento do intestino. Pode ingerir a farinha de berinjela, mas a pessoa deve beber pelo menos um litro de água para que a farinha seja hidratada e funcione bem.

É rica em nutrientes

Várias substancias essenciais para o bom funcionamento do organismo humano são encontradas na berinjela como os que seguem:
• Zinco;
• Ferro;
• Fósforo magnésio;
• Potássio;
• Cálcio;
• Vitamina A;
• Vitamina B1;
• Vitamina B2;
• Vitamina C.

O magnésio e o cálcio, por exemplo, são muito importantes para a formação dos ossos. Já o zinco age diretamente no funcionamento do sistema de defesa do organismo. O potássio atua diretamente na contração de todos os músculos do corpo. As vitaminas atuam em absorção de nutrientes pelo organismo humano.

Berinjela emagrece!

Perder uns quilinhos comendo a deliciosa berinjela, não é uma coisa ruim, não é mesmo? Ainda mais que há diversas maneiras de incluí-la no dia a dia, para que colabore com a perda de peso. Em um estudo realizado na UFRJ notou-se que pessoas com a mesma dieta que as outras, mas que ingeriam a farinha de berinjela emagreceram o dobro.

emagrecer com berinjela

O consumo diário da berinjela ajuda a perder barriga, pois ela sacia a fome e ajuda na eliminação da gordura. (Foto: Can Stock Photo)

Há diversas maneiras que comumente a berinjela é colocada no cardápio diário para ajudar a emagrecer. Veja algumas receitas:

• Suco de berinjela com laranja:

Unir os nutrientes da berinjela às vitaminas da laranja, só pode fazer bem. Ainda mais se elas ajudarem a perder alguns quilinhos, não é mesmo? Fazer esse suco e colocá-lo na dieta é muito fácil:

Descasque e pique duas laranjas e junte com meia berinjela picada. Acrescente 400 ml de água fervida ou filtrada. Coloque tudo no liquidificados e bata bem. É só beber um copo todo dia, em jejum e dividir o restante durante o dia. Ele não deve ser coado, para que as fibras que auxiliam no trânsito intestinal, sejam ingeridas. Se por acaso não conseguir beber todo o suco em 24 horas, ele precisará ser descartado. Ótimo também para ajudar a controlar o colesterol.

• Água de berinjela:

Essa receita é ainda mais fácil de ser feita e também oferece bons resultados. Coloque 9 copos de água em uma panela. Pegue uma berinjela, lave e pique vem pedaços pequenos. Coloque na panela e ligue o fogo. Assim que começar a ferver, conte 5 minutos. Desligue o fogo, coe, separando a água da berinjela. A água deve ser levada a geladeira para esfriar e a berinjela pode ser usada para colocar na refeição. Beba no mínimo 8 copos de água de berinjela por dia.

Chá de berinjela:

É bem semelhante ao anterior, porem mais concentrado. Fatie uma berinjela e acrescente 300 ml de água. Leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Coe e beba em seguida. Aproveite a berinjela para colocar na refeição. Ele deve ser tomado por 7 dias, depois para de tomar por três dias, volta a tomar por mais sete e assim consecutivamente. Faça isso até completar um mês de tratamento. Ele é bom para emagrecer e para baixar o colesterol.

Por melhor que a berinjela seja, ela não faz milagres e, preferencialmente, deve ser acompanhada de uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. E ai? Preparada para colocar a berinjela em seu cardápio diário?

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Loading...
2 Comentários em Emagrecer com berinjela
  • Sara disse:

    Posso tomar a água de berinjela, nos dias em que eu estiver menstruada?

  • Luciana Romhann disse:

    Adorei essas dicas,são fantasticas.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal