Meu cão come lixo, e agora?

Muitos proprietários sofrem com um problema que nem sempre é fácil de ser resolvido, o pet comendo lixo. Seja por mau costume ou por puro instinto, isso tem solução. Para saber o que fazer e porque isso ocorre, conversamos com a médica veterinária Luana Venute Resende da Costa que passou todas as dicas que seguem.

cão comendo lixo

(Foto: Divulgação)

Porque isso acontece?

A história dos cães está ligada ao comportamento de mexer em lixos, segundo a Drª Luana. “Sabemos que os cães são animais carnívoros, mas ultimamente, com algumas mudanças na sua alimentação, eles podem também ser classificados como onívoros,assim como nós seres humanos, os cães ultimamente estão recebendo na sua dieta algumas frutas, verduras e cereais, seja esse incluído pelos proprietários, ou seja ele adquirindo das suas artes de fuçar o lixo! Esta classificação fez com que muitos cães ganhassem o carinhoso apelido de “vira-lata” ou “tomba-lixo” ou simplesmente SRD (sem raça definida), pelo hábito de revirar e roubar o lixo”, relata.

Segundo a médica veterinária, esse ato é instintivo. “Os cães têm esse tipo de conduta pelo fato de ter que sobreviver nas ruas e antigamente em florestas e matas. Não podemos esquecer de que os cães têm um parentesco com os lobos, que caçam para sua sobrevivência. Portanto este ato de revirar o lixo é um instinto de sobrevivência,” declara Luana Venute Resende da Costa.

Ela ainda acrescenta: “Bem os cães assim como todos os outros animais, não tem um discernimento do certo ou errado”. Cabe ao seu dono educá-lo, assim como uma criança. O que encontrarem pela frente, e principalmente se for algo agradável ao seu olfato e paladar, com certeza, irá da boca para dentro!

leia também

[Vida Canina] – Meu cão pode ter Cinomose?
[Lista com raças de cachorros] – É possível criar um cão em um apartamento?

Esse hábito pode trazer sérios ricos. “Com essa inocente perseguição ao lixo o seu cãozinho pode se dar mal, pois não é só comida que tem dentro de um saco ou lata de lixo. Pequenos objetos, como latas, plásticos, algo perfurante ou cortante podem levar o animal a ter complicações mais sérias como perfurações e obstruções gástricas ou intestinais, sufocamento, intoxicações entre outros.

cachorro mostrando a língua

(Foto: Divulgação)

É muito comum animais domésticos chegarem até a clínica com sintomas como vômito, diarréia com sangue, devido à complicações após comer alimentos ou objetos que estavam no lixo,” explica a médica veterinária. “Quando ocorre um caso de obstrução total gástrica ou intestinal, o animal deve ser submetido a cirurgia, que em alguns casos já retiramos, meias, bolinhas, pedaço de tapete, bolos de linha, tampa de garrafa plástica, entre outros.

Lembrando também que há o caso de intoxicação chamado Botulismo, onde o animal tem como sinal a paralisia dos membros, e deve ser levado a uma clinica veterinária imediatamente”, acrescenta Drª Luana Venute Resende da Costa.

Como fazer o pet parar de comer lixo?

Conversando com a Drª Luana Venute Resende da Costa, ela passou algumas dicas para acabar co messe mau costume e evitar sofrimento tanto para seu animal quanto para você:

• Evite deixar sacolas e sacos com lixo no chão ou ao alcance do seu animal.

• Coloque o lixo em latões ou cestos com TAMPA.

• Além dos cuidados com o lixo, lembre-se também de não oferecer alimentos, como doces, chocolate (que é tóxico para os animais), ossos de frango, para isso existem petiscos para todos os gostos ,integrais,sabor carne, frango ou frutas que são produzidas especialmente para o seu cãozinho.Pois o hábito de oferecer alimentos proibidos à eles faz com que eles se acostumem a comer o que não deve, e sempre que tiver oportunidade , eles irão a procurar ou farejar por eles no lixo.

• Eduque seu cãozinho, ensine o que é correto ou não. Um comando de NÃO junto com algo que faça barulho (bater forte no chão ou uma latinha com moedas) pode ajudar, deve se fazer isso sempre que o animal apresentar esse comportamento, até ele aprender que o lixo não é lugar nem alimento para ele. E não se esqueça de agradá-lo com um petisco toda vez que ele obedecer.

• Deixe sempre no mesmo local e à disposição as vasilhas de água e ração*

*(Ração deixar a dieta adequada para o seu animal).

Com um pouco de paciência e dedicação você pode transformar o seu cão revira lixo em um “Lord” da etiqueta canina!

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Loading...
4 Comentários em Meu cão come lixo, e agora?
  • Washington Luís disse:

    Ótima matéria!

    Parabéns pela iniciativa do site e pela entrevista da médica veterinária.

  • Giuliana disse:

    Amei a matéria! Meu cão estava com essa mania mas agora já está tudo bem 🙂 Muito interessante o assunto!!

  • maria luisa disse:

    Adorei a matéria!!bem interessante e algumas dicas que ajudam bastante!

  • Givaldo Bispo disse:

    Tenho uma cadela pastor alemão com 5 meses, mas não tem jeito ela está sempre fuçando alguma coisa que não deve. Eu deixo o lixo domestico, no alto fora do alcance dela mas ela procura outra coisa pra fuçar. Eu quero adestrar ela para que ela só coma o que eu der eu acho que vou pagar para um adestrador mas tenho medo que ele bata no meu animal e eu não tenho tempo para ensinar minha cadela.

  • Deixe seu comentário