Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?

Quem tem o ciclo menstrual bem regular já sente calafrios quando a menstruação atrasa um dia, ainda mais se o seu desejo não é o de se tornar mãe, ao menos agora. Porém, especialistas explicam que mesmo a mulher com o ciclo menstrual mais regular de todos pode ter menstruação atrasada sem entrar em parafuso. Saiba quando se preocupar. (O que é menstruação irregular?)

dúvida menstruação atrasada

Foto: (c) Can Stock Photo

Porque acontece da menstruação atrasar

Não é porque a menstruação atrasou alguns dias que você já deve se preocupar com posso estar grávida? De três a cinco dias, é comum o seu atraso, ainda mais se você está passando por fortes emoções ou estresse. Períodos de provas, vestibular, formatura e situações novas em sua vida podem causar menstruação atrasada.

Até mesmo o consumo excessivo de bebidas com cafeína ou de bebidas alcoólicas podem colaborar para os dias de atraso. Porém, se a menstruação atrasada chegar a 7, 10 e 20 dias de atraso, cada vez mais se tornam reais as suas chances de estar grávida. Nesse caso, é melhor tirar a dúvida através dos testes de gravidez.

Como saber se posso estar grávida

Quando a menstruação atrasada chega a uma semana, entretanto, existe sim uma possibilidade de que você esteja grávida, ainda mais se no último mês manteve relações sexuais sem usar preservativo e não fez uso de nenhum método contraceptivo. No caso de tomar a pílula, é possível engravidar se não a tomou da maneira adequada.

Porém, antes de se alarmar com a dúvida posso estar grávida? O mais aconselhável é comprar na farmácia um teste caseiro de gravidez. No entanto, ele não é 100% preciso e pode dar um falso resultado negativo, se for feito cedo demais. Assim, repita o teste depois de 10 dias. A melhor forma, portanto, é fazer um teste de gravidez de laboratório (BHCG), que é capaz de detectar uma gestação mesmo que os sintomas não tenham aparecido.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

Além dos motivos descritos, existem outras causas para a menstruação atrasar sem que você esteja grávida, confira mais alguns deles: (Menstruação atrasada, o que pode ser?)

mulher sentido cólicas

Foto: (c) Can Stock Photo

• Desgaste do corpo: excesso de atividade física e dietas restritivas podem atrasar, ou mesmo, resultar em parada da menstruação, porque o organismo fica desgastado. O gasto energético sem repor com nutrientes e vitaminas por meio da alimentação faz com que o corpo não entre no período fértil, assim, não há menstruação. Melhore o seu condicionamento físico para voltar a menstruar e se o quadro de prolongar visite o seu médico.

• Alterações hormonais: se você usou a pílula do dia seguinte, por exemplo, a menstruação pode atrasar, uma vez que ela provoca alterações hormonais importantes. Porém, essas alterações também podem ser o resultado de doenças do aparelho reprodutor, como a síndrome dos ovários policísticos, endometriose ou mioma. Se a situação é comum, busque ajuda médica.

Menstruação atrasada, o que fazer?

Se você está com a menstruação atrasada com 7, 10, 20 dias de atraso e não há risco de gravidez porque tomou regularmente o anticoncepcional e não há chances de estar grávida, beba um chá de canela, que pode acelerar a menstruação em um ou dois dias.

No entanto, esse chá não é abortivo e se você pensa em ingeri-lo com essa finalidade vai apenas trazer consequências maléficas para a sua saúde e para a do bebê. O mesmo vale para os demais chás ditos abortivos, sendo que em geral eles não abortam apenas causam más formações no feto. (Produtos que podem ser abortivos para mulher)

Você também pode estar com a menstruação atrasada e com as cólicas menstruais de sempre, nesse caso, o chá de canela também é indicado. Se, por outro lado, você fez o teste de gravidez e ele deu positivo, a primeira coisa que você tem a fazer é visitar uma ginecologista e começar os exames pré-natais.

Enquanto isso é preciso avisar ao seu parceiro e, além disso, começar a melhorar os seus hábitos, no caso de você não ter uma alimentação adequada, fumar, usar drogas ou beber álcool. É preciso pensar no bem estar do seu filho e que todos esses hábitos só vão trazer consequências maléficas para a saúde de vocês dois.

Se você não esperava por isso e está com dúvidas sobre seguir ou não com essa gravidez, conversa com o seu parceiro, com o seu médico ginecologista e se você achar que precisa busque também ajude de um psicólogo.

Você já teve a sua menstruação atrasada por muitos dias e não estava grávida? Qual foi o máximo de dias que ela atrasou e como você ficou sabendo que estava ou não grávida?

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

Loading...
38 Comentários em Menstruação atrasada: 7, 10, 20 dias de atraso. Posso estar grávida?
  • Cris disse:

    Boa tarde! Menstruei dia 16/03 e não estou usando anticoncepcional e o coito foi interrompido. Será q mesmo assim posso estar grávida. Nunca atrasou assim.

    • Dona Giraffa disse:

      Olá Cris, obrigado pelo comentário!

      Sempre tem um risco né, mesmo que seja pequeno. Já tivemos um relato aqui de gravidez que ocorreu desta forma.
      Faça um teste BHCG que é mais confiável.

      Boa Sorte!
      Beijos.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Não espere o futuro mudar tua vida, porque o futuro é a consequência do presente... Racionais Mc's