Veja como tratar as estrias da barriga após a gravidez

As estrias incomodam muito as mulheres, mas algumas vezes elas são inevitáveis, como durante a gravidez. No entanto, o melhor é esperar a fim da gestação para tratar as estrias da barriga, pois alguns produtos podem entrar na corrente sanguínea e prejudicar o bebê. Com o ganho de peso normal da gravidez, é também mais comum que as estrias apareçam após o parto.

estrias na barriga depois da gestação

Foto: (c) Can Stock Photo

Cremes e água para eliminar as estrias da barriga após a gravidez

Um dos tratamentos para por um fim às estrias da barriga depois do parto é bastante simples e consiste em hidratar a pele, com cremes de acordo com o tipo de sua pele e bebendo muita água. Os efeitos podem demorar um pouco a aparecer, mas são ideias para quem não ganhou muitas estrias ou prefere tratar de um modo menos evasivo.

Quanto ao beber água, o indicado é ingerir 3 litros por dia, inclusive durante o período da amamentação. Além de o líquido ser essencial na produção do leite, a água ajuda a fazer os rins funcionarem melhor, assim, a eliminação dos líquidos retidos no corpo é acelerada.

Atividades físicas para tratar as estrias da barriga

    • 1
      alongamento na gravidez
      Alongamento

      As atividades físicas são grandes aliadas da saúde, bem como no tratamento para eliminar as estrias. O aconselhável é que você tenha realizado exercícios leves durante a gestação, como alongamentos, mas independente disso, a retomada de atividades mais intensas são importantes, porém, sempre respeitando os seus limites e o período em que você deve ficar de repouso após o parto.

    • 2
      Yoga durante a gestação
      Yoga

      Enquanto isso, você pode investir nas aulas de yoga, o exercício, além de ajudar a mente também fortalece a musculatura da barriga. Assim, além de eliminar as estrias, ela vai ficar tonificada, e a atividade ajuda, ainda, os órgãos a retornarem ao local de origem e a pele e a musculatura voltarem a ter o seu tônus natural.

Conheça alguns tratamentos estéticos

• A drenagem linfática é um tratamento bem eficiente para retirar as estrias da barriga, que é realizada por meio de movimentos lentos e suaves. Eles estimulam a circulação e reduzem a retenção de líquidos, uma das causas das estrias, ajudando na redução do inchaço, inclusive do abdômen.

• Existem outros tratamentos, embora ajudem muito, não eliminam por completo as estrias. Um deles é com laser (Tratamento a laser para estrias), sendo considerada uma das melhores técnicas. Embora especialistas afirmem que possa ser feito enquanto a mãe estiver amamentando, uma vez que não faz uso de ácidos, o mais seguro é conversar antes com o seu médico.

• Com o ácido retinóico também se trata a diminuição das estrias, porém, a técnica deve iniciar somente após o término do período de amamentação. Isso porque o tratamento, que deve ser feito por um especialista, utiliza altas concentrações do ácido, os quais estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos dérmicos, promovendo a restauração do colágeno e da elastina.

• Outro tratamento com ácido é o que usa o glicólico, sendo que também deve ser feito após a amamentação. Para tanto, usa-se ácido glicólico a 70% semanalmente em conjunto com o ácido retinóico e o tratamento exige um profissional capacitado. Para um resultado satisfatório, o mais comum é que sejam realizadas entre 10 a 20 sessões.

• A subcisão é outro tratamento estético e nesse caso se utiliza uma agulha especial, com uma pequena lâmina cortante na ponta. Ela é enfiada na estria, libertando a fibrose local e incitando que a região de depressão da estria seja preenchida. Porém, o seu uso é mais eficiente quando o objetivo é diminuir a incidência de estrias antigas de cor esbranquiçada. É necessária anestesia local e as sessões variam de duas a três.

• Já a técnica de microcristais de alumínio funciona com um aparelho que atua nas estrias, provocando uma forte esfoliação na região. O local fica irritado e, assim, é estimulada a formação de novas fibras de colágeno, que compõem a pele. Essa maneira de tratar as estrias da barriga pode doer e também exige anestesia local.

Assim como a subcisão precisa ser feita depois da amamentação e o número de sessões necessárias varia de 10 a 20. É mais eficaz nas estrias brancas e mulheres com pele morena devem ser cautelosas, sendo indicado consultar o dermatologista antes de iniciar o tratamento.

Como evitar estrias

A melhor forma, portando, de tratar as estrias da barriga é cuidando da pele antes e durante a gravidez para que o seu número não cresça demasiadamente. Embora seja difícil evitar as estrias, hidratar a pele com cremes adequados e beber água pode ajudar em muito, até porque o seu surgimento também depende de fatores genéticos.

O fumo e os banhos quentes ajudam no aparecimento de estrias, sendo que você pode evitá-los, assim como abusar dos alimentos ricos em vitamina C e dos exercícios moderados. Quanto aos cremes, durante a gravidez, os mais adequados são aqueles formulados, que precisam de receita médica. Os mais seguros para o seu bebê são os que contem lactato de amônia, ureia, elastina, colágeno, alfa-hidroxiácidos e óleos vegetais.

Você ficou com muitas estrias depois que ganhou o seu bebê? Como fez para reduzi-las? Conte para a gente!

Por Vivian Fiorio / Edição: Dona Giraffa

Loading...
1 Comentário em Veja como tratar as estrias da barriga após a gravidez
  • Laiane disse:

    Oi, muito bom seu artigo, parabéns! Infelizmente muitas mulheres sofrem com as estrias após a gravidez e não sabem exatamente como tratar. Fazer exercícios físicos ajuda assim como beber muita água, ter uma alimentação saudável também, além disso há muitos tratamentos naturais que dão resultados excelentes, de forma econômica (usando o que temos em casa) além de ser seguro. Parabéns pelo artigo!

  • Deixe seu comentário