Tomar chá verde emagrece?

O primeiro relato encontrado sobre a ingestão do chá verde é do século III a.C. A planta que faz o chá verde é chamada cientificamente como Camellia sinensis. É muito consumido no Japão e na China, mas de uns anos para cá, devido a sua grande variedade de benefícios, o seu consumo está se espalhando pelo mundo todo.

A fama desse chá foi aumentando, o chá foi se tornando cada dia mais consumido e alguns mitos foram sendo criados.

mulher tomando chá

Foto: (c) Can Stock Photo

Entenda um pouco mais sobre o chá verde:

Não pode adoçar chá verde:

Embora isso seja muito comentado, não é em todo verdade. Ele até pode ser adoçado, mas se a pessoa estiver bebendo visando o emagrecimento, evitar as calorias do açúcar é melhor.

Tanto faz beber água ou chá verde:

Provavelmente você já ouviu isso, mas não é verdade. O chá verde contem diversas substancias como cafeína, cálcio, magnésio, vitamina B, vitamina E e vitamina C, zinco, ferro, potássio e flavonóides.

Chá verde só serve para perder peso:

Isso não é verdade! Além dos nutrientes ele também ajuda no tratamento de inflamações que por ventura ocorram no organismo.

Tem contra-indicações:

Verdade! Pessoas hipertensas não devem beber esse chá, pois ele possui uma substancia vasoconstritora que pode piorar o aumento da pressão.

Chá de saquinho ou efervescente é melhor:

Por mais estranho que possa parecer, os chás de saquinho ou efervescente realmente são melhores do que as folhas naturais. Isso porque eles são mais concentrados e conseguem aumentar a quantidade de substancias benéfica ao preparar o chá.

Tanto faz a concentração, os efeitos são os mesmos:

Não é verdade. O ideal é que se use pelo menos um grama de folhas para 100 ml de água.

Preparo do chá verde

Um dos grandes benefícios do chá verde é ajudar a emagrecer. Para perder uns quilinhos vale a pena suportar o gosto amargo do chá, não é mesmo? Os flavonóides existentes neste chá ajudam a queimar a gordura. Para que tudo de certo, alguns cuidados no preparo do chá se fazem necessários.

como preparar o chá verde

Foto: (c) Can Stock Photo

• A água para preparar o chá verde não deve ser fervida.

• A água mineral ou filtrada deve ser aquecida e assim que as primeiras bolhinhas aparecerem, o fogo deve ser desligado.

• As folhas devem ficar em infusão por apenas 3 minutos.

• Se ficarem por mais tempo, o chá ficará amargo.

A pessoa precisa beber diariamente pelo menos dois litros desse chá, sendo que o primeiro, preferencialmente deve ser ingerido em jejum. Uma dieta com poucas calorias e a prática de exercícios físicos diários (Muay Thai emagrece até 1000 calorias por aula), ajudam no emagrecimento.

Segue uma sugestão de dieta pouco calórica:

• Café da manhã: beba uma xícara de chá verde em jejum. Bata 200 ml de leite de soja com 6 morangos para beber. Misture uma colher de granola natural. Para comer, uma torrada integral. Se preferir, pode passar uma colher (chá) de requeijão light.

• Lanche da manhã: uma xícara de chá verde e uma barrinha de cereal light.

• Almoço: um prato pequeno de salada de almeirão com palmito. Pode polvilhar uma colher de queijo parmesão sobre elas. Faça duas panquecas de frango com molho ao sugo e de sobremesa pode comer uma fatia média de melancia.

• Lanche da tarde: 3 biscoitos (de preferência integrais) com geléia light de sua preferência, aproveite para beber mais uma xícara do chá verde.

• Jantar: um prato pequeno de salada de alface com cenoura. Se gostar de rabanete, pode colocar também. Um pastel assado de frango desfiado com requeijão e para sobremesa duas deliciosas ameixas vermelhas.

• Ceia: uma rodela média de abacaxi ou um copo de iogurte natural batido com banana e ameixa e mais uma xícara de chá-verde. O restante do chá verde deve ser bebido durante o dia, entre as refeições, até que se completem dois litros.

Os benefícios do chá verde para a saúde

Além de emagrecer, vários benefícios têm sido atribuídos ao chá verde. Alguns estudos demonstram que eles possam colaborar com o controle da diabete mellitus tipo 1, ajudam no tratamento de cardiopatias; como funcionam bem como antiinflamatório, auxiliam no tratamento das infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e acredita-se que traga benefícios no tratamento do mesmo no câncer.

É um bom antioxidante, e por isso previne o envelhecimento. Com tantos benefícios, o amargor do chá é até esquecido.

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como fazer a dieta do limão para emagrecer
# Dieta para baixar o colesterol
# Receitas de sucos desintoxicantes para emagrecer
# [Gengibre ajuda a perder peso] – Emagreça com chá de gengibre: perca até 3 Kg por semana

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Tomar chá verde emagrece?

Deixe seu comentário