Serviço on-line para limpar o nome no Serasa

Às vezes a gente pode acabar com o nome sujo sem ao menos termos feito coisa alguma. Não é de hoje que fraudes existem, e muitas pessoas de má fé ao usarem ou falsificarem documentos alheios para conseguirem empréstimos ou adquirem imóveis.

mulher calculando as dívidas

Foto: Divulgação

Ao invés de vítimas, estamos sujeitos também a esquecer de pagar aquela conta ou de quitar aquela parcela do financiamento, e as empresas não perdoam. Lá vai o seu nome na chamada lista negra. Ter o nome no Serasa impede que você emita cheques, realize empréstimos e financiamentos bancários, por exemplo. No fim das contas, ter o nome sujo só complica sua vida. Veja abaixo como tirar seu nome do Serasa!

Maneiras de limpar o nome

Não vá achando que será rápido e fácil. Como quase tudo nesse país, existe uma enxurrada de leis e burocracias que dificultam quando na verdade deveriam ajudar os consumidores. Existem basicamente 3 maneiras de limpar o seu nome:

• Pagar a dívida.

• Discutir (ou renegociar) a dívida com a empresa ou o banco em que ela se encontra.

• Quando a dívida é prescrita. Isso acontece quando o credor (empresa ou banco) perde o direito de cobrar a dívida de você pelo fato de não ter cobrado dentro do limite máximo (que é de cinco anos).

Nesses três casos seu nome é excluído automaticamente do Serasa. Caso isso não ocorra, o consumidor tem o direito de entrar com uma ordem judicial pedindo a imediata exclusão do nome, podendo ainda exigir indenização por possíveis danos morais (ninguém gosta de ser chamado de endividado, certo? Ainda mais quando sua consciência sabe que você não deve mais nada a ninguém).

Se você optar por negociar a dívida e, não pagá-la no período determinado, seu nome voltará novamente à lista do Serasa.

Via internet

Graças à tecnologia, hoje já é possível limpar o nome usando a internet. A partir de 2012, o Serasa disponibilizou um serviço on-line e gratuito para aqueles que desejam limpar seu nome. É o chamado Limpa Nome (www.serasaconsumidor.com.br).

Todos aqueles que possuem o nome sujo ou dívidas em atraso receberão uma carta que contém uma senha de acesso exclusivo ao sistema. O objetivo deste serviço é facilitar a comunicação entre credores e consumidores. Através do sistema, o consumidor terá acesso às condições de pagamento e renegociação da dívida que as empresas ou bancos oferecem.

Caso o consumidor concorde com as condições, basta imprimir um boleto que estará disponível para impressão e quitar a dívida. Caso contrário, o consumidor ainda tem a opção de entrar em contato com a empresa e renegociar a dívida de outras maneiras. O Serasa garante que o site é 100% seguro, visto que somente você receberá a senha de acesso. Com isso, o procedimento pode ser feito até em computadores compartilhados, como no caso das lan-houses.

Dicas para sair da inadimplência

• Escolha a opção que fará com que você pague menos e cujo valor não passe de 30% do valor total de sua renda mensal.

• Avalie os juros! Não adianta ter mais meses para pagar se as taxas dos juros forem exorbitantes.

• Elabore uma proposta. Faça as contas de quanto você deve, quanto você ganha, quais seus gastos mensais (aqueles que não dão pra cortar) e veja quanto tempo você levaria para quitar sua dívida. Vá até o banco/empresa e apresente esta proposta.

• Caso você deva muito, o importante é traçar um plano para conseguir conter essas dívidas. Não tenha medo de procurar ajuda de profissionais e especialistas na área. Pra evitar cair em dívidas novamente, não se iluda perante as facilidades de crédito que muitas empresas oferecem. A dica mais inteligente é não gastar o dinheiro que não tem!

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa

Loading...
1 Comentário em Serviço on-line para limpar o nome no Serasa
  • Dave D. disse:

    Puxa! eu me sinto tão juvenil, mas confesso que já cai em golpe para limpar meu nome.
    Lição aprendida!

    Parabéns pelo post e por dar informações tão importantes.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry