Roupas mofadas: dicas para recuperá-las

Quem nunca usou uma peça de roupa, jogou no armário e esqueceu lá? O tempo foi passando, ela ficou lá amontoada e quando você se lembrou dela, a peça estava mofada!  Antes de você pensar em jogá-la no lixo, veja as nossas dicas e recupere aquela roupa que você ama!

Por que ela ficou mofada?

Ter roupa mofada não significa que você não é muito higiênica ou bagunceira, quando o inverno vai embora, a primeira coisa que fazemos é guardar os edredons, os blusões e todas aquelas peças pesadas que não vamos usar em uma estação mais quente.

mulher lavando roupa com mofo

Foto: (c) Can Stock Photo

Às vezes a gente nem se toca e guarda no armário uma peça molhada ou úmida e deixa lá junto com as outras. Como as roupas que estão estocadas não são lavadas freqüentemente, há uma chance maior dos fungos se proliferarem nestas peças de inverno.

Sem lavagem e sem o sol para ‘queimar’ os ácaros e outros microorganismos, o mofo toma conta. Para os alérgicos o mofo pode ser terrível e agravar crises de rinite e/ou asma – quem não tem nenhuma alergia também sofre e pode ser vitimado por uma conjuntivite ou faringite.

Como evitar o mofo na roupa

Quando a gente pega aquela peça com mofo dá um nojinho e uma vontade enorme de jogar fora aquilo que parece ser um centro de fungos e doenças. Mas se você seguir corretamente a nossa dica, a roupa vai voltar a ser o que era, sem nenhum risco de você ficar com uma micose ou algo do tipo. (Saiba como deixar suas roupas cheirosas ao lavar)

Há solução para tudo e antes de passarmos as nossas dicas, veja como evitar que isso se repita novamente:

• Uma vez por semana abra todas as portas do guarda-roupa para deixá-lo arejado.

• Uma vez por mês tire as roupas do armário e deixe-as no sol ou em um local seco.

• Depois de tirar toda a roupa do armário, lave-o com água sanitária.

• Não guarde toalhas ou biquínis úmidos.

• Antes de serem guardados, roupas de inverno e cobertores devem ser lavados.

• Cuidado ao armazenar as roupas em sacos plásticos, que abafam a peça e propiciam a umidade. Ao invés deles, use um saco a vácuo.

• As peças de lã são imãs para a umidade, então após usá-la deixe-a no sol ou em um local seco por algumas horas.

• Para saber se o seu guarda roupa está úmido, coloque um giz (cuidado para não manchar as roupas, para isso, coloque o pedaço em um recipiente) em vários pontos das prateleiras. Depois de alguns dias, verifique se ele está seco ou úmido. Se estiver úmido, abra todas as portas do guarda-roupa e deixe o ar entrar.

Recuperando a roupa mofada

1º Coloque a peça no sol

2ª Passe uma escova seca e limpa no local com mofo

3º Lave-as.

Como lavar:

– Separe as roupas mofadas (brancas, coloridas e pretas) e coloque-as em um balde com água e 200 ml de álcool. Esfregue bem e se a mancha não sair, adicione um pouquinho mais de álcool no local com bolor. Enxágüe bem e coloque no sol.

– O bolor ainda não saiu? Lave a peça com água e sabão neutro. As peças de lã devem ser secadas à sombra para não encolher.

– Se o tecido for mais grosso, você pode tentar ferver a peça com água e bicarbonato de sódio, a proporção é uma colher de chá para um litro de água.

Outra porção mágica com produtos que você encontra em casa:

Ingredientes:

• 2 colheres de sopa de detergente

• 2 colheres de sopa água sanitária

– Coloque a roupa com água e as duas colheres de sopa de detergente e água sanitária. Deixe a peça de molho, com ela totalmente imergida na água. Após duas horas, tire a roupa do balde e esfregue o local manchado. Após o mofo sair, enxágüe bem e coloque no sol.

– Em roupas brancas o mofo pode manchar, para que isso não aconteça você pode comprar um daqueles produtos com agente branqueador como a água sanitária.

– Se o tecido for muito delicado, use o sumo de limão para tentar remover o mofo (aplique somente na área manchada) ou leite com sabão neutro.

– Sal, vinagre branco e limão também podem ajudar a remover o mofo, mas cuidado ao utilizar esta solução que pode manchar a pele se você não lavar corretamente as mãos e for para o sol.

Você tem mais dicas para tirar o mofo da roupa? Deixe o seu comentário!

Por Dona Giraffa / Foto: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como tirar manchas de suor da roupa
# [Aprenda 7 truques] – Como tirar pelos de roupas pretas

Loading...
1 Comentário em Roupas mofadas: dicas para recuperá-las
  • Gaya Gicovate disse:

    Olá, meu problema é mais sui generis, eu uso arara e mesmo assim tenho casacos que mofam, e os sapatos também não ficam fechados no armário e também mofam (estes mais que todo o resto). Preciso de ideias e dicas p eliminar o problema. (detalhe meu quarto é bem úmido e pega pouco sol, e o chão ainda é de carpete!)

  • Deixe seu comentário