Responsive image

Como esquecer as mágoas de um coração partido?

Quem nunca sofreu por amor saiba que isso um dia pode acontecer com você. Nem sempre as pessoas parecem ser aquilo que são, nem sempre nós nos conhecemos o suficiente, nem sempre os relacionamentos tomam o rumo que esperamos. E assim é a vida. E assim é amar.

esquecer as magoas de um amor

Foto: (c) Can Stock Photo

Muitas vezes, porém, quando nosso pobre coração se parte – seja por desilusão amorosa, seja porque você não teve maturidade suficiente, seja porque a pessoa não era tudo aquilo, seja porque a pessoa te traiu… são muitas variáveis. Mas o que não muda é aquele sentimento de mágoa que fica. Será que dá pra esquecer?

Porque esquecer não é um bom negócio

Tem gente que logo após o término de uma relação já sai queimando tudo aquilo que era presente do outro ou que lembrasse o outro, como se isso a fizesse superá-lo mais rápido ou a esquecer. Acontece que nossa memória – salvo algumas exceções de pessoas que tiveram experiências traumáticas ou possuem alguma doença degenerativa – não foi programada pra esquecer. Muito menos nosso coração.

Enquanto seu coração se aperta no peito, seu cérebro fica tentando convencê-lo de que foi melhor assim e tudo mais. Além disso, é até desrespeitoso tentar esquecer alguém que, feliz ou infelizmente, fez parte de algum momento da sua vida. Todas as pessoas que compartilharam de algum período da gente têm lá a sua importância. Sendo assim, não vejo motivo para se esquecer de alguém, mesmo que esse alguém só lhe tenha feito mal.

O processo para esquecer um amor

1. É quase a mesma coisa do que ficar de luto. Se você não passa por esse processo de ficar triste, deprimido, revoltado e chorar tudo o que tem pra chorar, você não ficará 100% pronto e nem será capaz de enxergar as outras oportunidades que surgirão na sua frente.

2. Durante esse tempo, é importante tirar um tempo pra si mesmo (a), colocar seus hobbies de volta à ativa, sair mais com os amigos, topar programas diferentes, ou então ficar em casa sozinho(a) vendo um filme. (Depois da separação: 11 maneiras de retomar a vida)

3. A relevância disso tudo é que você talvez precise de um tempo pra perceber que tinha uma vida antes da pessoa, e que o mundo não parou de girar só porque a tal pessoa te magoou. Se você era feliz antes, certamente voltará a ser. É preciso se redescobrir e se amar. Só aí é que você dá o primeiro passo para seguir em frente.

E o tempo passa….

É clichê, mas é bem verdade. Por mais desesperador que pareça no começo, você percebe que, ao longo dos dias ficará mais fácil lidar com a mágoa que você sente. E como num passe de mágica, ela se transforma em superação. Quando isso acontece, você é capaz de perdoar e de finalmente colocar um ponto final nos sentimentos ruins que se sentia.

A partir daqui, você olha pra trás e consegue enxergar a situação toda com outros olhos. Talvez você olhe e diga “putz, ainda bem que acabou” ou então “foi a pessoa certa para o momento certo”. Felizmente é assim que funciona.

Poucas histórias tem um final feliz. É como dizem… O caminho é tão, senão mais importante do que a chegada. Então, por mais que tenha doído e por mais que doa no presente, guardar mágoas só faz mal a nós mesmos. E não esqueça. Nosso passado importa tanto quanto nosso presente. E preocupe-se menos com o futuro. Aproveite tudo o que puder e faça tudo o que tem pra fazer antes que seja tarde. Quanto ao coração partido? Fique tranquilo(a). Ele sabe e vai se curar sozinho.

Por Camila Mazi / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como esquecer um amor que não deu certo
# Como esquecer um amor impossível
# [Estou sofrendo por amor] – 10 dicas para esquecer um grande amor
# [Ele não me ama mais] – Como esquecer um homem e um amor não correspondido

Seja o primeiro a comentar em Como esquecer as mágoas de um coração partido?
Deixe seu comentário:





Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! Sigmund Freud