Alimentos que protegem o corpo da gripe

Com a chegada do frio, dor de cabeça, coriza, espirros entre outros sintomas aparecem. São os resfriados e as gripes que deixam muitas pessoas doentes, algumas até de cama. Há uma maneira simples de se evitar o aparecimento delas, a alimentação correta. “Uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir a gripe e também diminuir os seus sintomas”, declara a nutricionista Giselle Cassitas Duarte.

mulher gripada

Foto: (c) Can Stock Photo

Quais os principais alimentos que protegem o corpo contra a gripe? O que eles têm que ajudam nessa proteção?

A nutricionista Giselle Cassitas Duarte separou uma lista de alimentos que contribuem para a prevenção das doenças respiratórias. “É importante ressaltar que existem recomendações de ingestão diária de nutrientes, a melhor maneira de se prevenir contra a gripe é combinar a ingestão de nutrientes, se alimentando de forma saudável, nutritiva.

Deve-se ingerir todos os dias verduras, legumes, frutas e grãos. É também muito importante beber bastante água“, alertou a profissional.

Veja as dicas do que e o porquê consumir para se proteger:

• Frutas cítricas: fazem parte desse grupo a acerola, limão, laranja, tangerina, kiwi, caju, e os morangos possuem vitamina C, um antioxidante que aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização.

• Vegetais: os de folhas verdes como a couve, o espinafre e o agrião, tomates, e o pimentão verde: são ricos em vitamina C, que é um antioxidante que aumenta a imunidade, contribui para o melhor desempenho físico, otimiza a absorção do ferro e promove a cicatrização.

• Alho: possui alicina, um líquido de coloração amarelada, que ajuda a combater contra inflamações e fortalece o sistema imunológico. Bom para combater as gripes e resfriados.

• Produtos de origem animal: o fígado, o óleo de fígado de peixes, o leite integral e derivados, gema de ovo contém vitamina A. Esta, protege as mucosas das infecções pois fortalece o sistema imunológico, aumentando a formação de anticorpos. Os iogurtes e leite fermentado também são muito benéficos, pois são probióticos e possuem microrganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

• Óleos (gérmen de trigo, milho, girassol, soja), abacate, sementes (amêndoas, girassol), ovos e grãos integrais: são ricos em vitamina E, que é um antioxidante, e também ajuda na cicatrização, sendo necessários para os nossos glóbulos vermelhos e sistemas nervosos saudáveis. Fortalecem o organismo.

Há uma quantidade diária ideal a ser consumida?

A dieta precisa sempre ser balanceada. “Existem arquivos baseados na Pirâmide Alimentar que recomendam uma ingestão diária de Nutrientes e auxiliam na melhor ingestão dos mesmos” explica Giselle. Ela ainda forneceu algumas combinações de alimentos com a quantidade das vitaminas e minerais diários, que ajudam a nos proteger da gripe:

• Vitamina C: 6 morangos mais ½ unidade de kiwi, contém aproximadamente recomendação diária para mulheres adultas.

• Vitamina A: 100g de manga contém aproximadamente 700ug da vitamina, que é a recomendação diária para mulheres acima de 18 anos.

• Zinco: 1 colher de sopa (cheia) de aveia em flocos possui a quantidade do mineral recomendada para homens.

Crus ou cozidos?

Cada alimento tem uma maneira especial de ser consumido, para que sejam aproveitados ao máximo as suas propriedades e os seus nutrientes.

“O alho, por ser volátil (liberado pelo ar), não deve ser aquecido, para garantir suas propriedades. É recomendado amassar o alimento com o garfo, pois é neste processo que a Alicina é produzida”, recomenda Giselle Duarte.

“No caso da vitamina C, que é sensível ao calor, luz e oxigênio, pode ser parcialmente ou completamente destruída nos alimentos, por um armazenamento longo ou pelo cozimento. Dessa maneira, o cozimento dos alimentos deve ser no menor tempo possível, para que não sejam oxidados. O cozimento, caso seja necessário, deve ser feito com pouca água, ou no vapor e o consumo deve ser imediato,” complementa a nutricionista.

A importância dos chás

Giselle orienta também, sobre o consumo de chás. “De alguma maneira, os chás amenizam para os sintomas da gripe, e garantem a melhor e maior ingestão de líquidos, em períodos em que geralmente bebemos menos água, como por exemplo, no inverno”, declara.

Seguem as dicas de chás assadas pela nutricionista:

•  Salsa, guaco e malva: Bom para serem bebidos por que já está com gripe. Podem ser usados para gargarejo também, tendo um bom resultado.

• Os chás verde e preto são ricos em catequinas, que são excelentes antioxidante.

Receita de suco, bom para ajudar a combater e proteger da gripe

Beber um saboroso suco de espinafre com gengibre é uma boa maneira de se proteger da gripe. Fazê-lo é muito fácil. Basta colocar no copo do liquidificador duas xícaras de espinafre, dois copos de pepino picado, uma cabeça inteira de aipo, uma colher de gengibre picado, duas maçãs cortadas e uma porção de salsa. Acrescente suco de limão e bata bem. É só bebe!

Por Milena Godoy / Edição: Dona Giraffa

Confira também

# Como acabar com a gripe e resfriado
# [Saúde Bolsa de Mulher] – Diferenças entre gripe e pneumonia

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Alimentos que protegem o corpo da gripe

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry