Saiba mais sobre os finalizadores para cabelos

Muita gente já deve ter ouvido falar neles. Os famosos finalizadores são extremamente utilizados para dar aquele toque final depois de uma boa escova. Mas, você sabe exatamente como eles agem? Sabe o finalizador ideal para o seu cabelo? Quais os tipos que existem? Calma que eu te ajudo, mas vamos por partes:

O que são exatamente?

Finalizadores são produtos utilizados para produzir em seu cabelo algum tipo de benefício ou tratar algum aspecto dos fios. Embora se chamem “finalizadores”, alguns são usados antes de você “finalizar” seu penteado de fato. Finalizadores são o toque essencial que todo cabelo precisa.

mulher penteando cabelo

Foto: Divulgação

Quais os tipos?

Bom, como dito acima, finalizador é qualquer produto que faça algo pelo seu cabelo. Sendo assim, podemos considerar como finalizadores:

• Creme para pentear
• Cremes termoativos
• Mousses
• Sprays fixadores
• Pomada
• Cera
• Ativador de cachos
• Leave-in
• Sérum e silicone

Todos esses, com diferentes funções, são considerados finalizadores. Então vamos para o próximo item.

Qual produto devo utilizar?

Primeiramente, faça um teste para ver como seu cabelo fica após uma lavagem rotineira. Use seu xampu e condicionador de costume e deixe os fios secarem naturalmente. Depois de seco, você provavelmente vai notar alguns “probleminhas” nas madeixas.

E isso pode ser um aspecto opaco dos fios, pontas-duplas, fios ressecados, frizz, cachos indefinidos. Como a maioria de nós não possui um cabeleireiro 24h ao nosso lado, é difícil manter os fios sempre impecáveis. Mas os finalizadores estão aqui para ajudar, certo?

Então, preferi listar a função de cada um deles, assim fica mais fácil pra definir qual você deve comprar:

Creme para pentear/Leave-in: como o nome sugere, esses cremes servem para facilitar as passadas da escova pelo cabelo. São sem enxague e são considerados hidratantes. Esses cremes são indicados para todos os cabelos, mas há quem ache que ele deixa os fios com um aspecto pesado demais. Aplique uma pequena quantidade por todo o comprimento e deixe secar naturalmente.

Cremes termoativos: já esses cremes devem ser utilizados toda vez em que você for usar o secador, chapinha ou baby-liss. Eles protegerão seu cabelo do calor do secador, evitando que os fios fiquem ressecados. Use em pequena quantidade e com os fios ainda úmidos.

Mousses: se seu cabelo não for abundante e você quiser dar um aspecto de cheio, o mousse é o segredo. Aplique o equivalente a uma bola de tênis, e passe por todo o cabelo. Ajude a espalhar o produto com um pente e seque como de costume.

Ativador de cachos: pra quem tem cabelo cacheado, esse produto é obrigatório. Só ele consegue deixar seus cachos bem definidos. De preferência, seque o cabelo com um difusor.

Pomada e cera: são quase a mesma coisa, mas a diferença está no poder de fixação. Ambos são indicados para modelar o cabelo, deixando cabelo mais firme sem o aspecto “molhado” do gel. Aplique nos cabelos secos uma pequena quantidade, apenas o suficiente para as pontas.

Spray fixador: esse faz jus ao nome de “finalizador”. Esses sprays devem ser usados ao término de penteados, pois fazem com que o cabelo fique daquele jeito por mais tempo. Pode ser utilizado em todos os cabelos, e aplicado a uma distância de 30 cm dos fios.

Sérum e silicone: são óleos que, ao serem passados em pequena quantidade, ajudam a reduzir o frizz e dar brilho. Eles são aplicados após uma escova, por exemplo. Mas espere o cabelo secar para aplicar, e nunca passe na raiz dos fios! Aplique uma gota, espalhe pelas mãos e corra os dedos no cabelo. Também são conhecidos como reparadores de ponta, pois eles selam os fios e evitam as pontas duplas.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: Divulgação

Confira também

# Saiba como usar corretamente os cremes sem enxague
# Shampoos para cabelos com luzes
# Cabelos com luzes: fotos e dicas
# Saiba como acelerar o crescimento dos cabelos: dicas e cuidados diários

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Saiba mais sobre os finalizadores para cabelos

Deixe seu comentário