Mitos e verdades sobre os adoçantes

Vira e mexe aparecem pesquisas e reportagens que alertam sobre o uso dos adoçantes. Numa semana eles são vistos como aliados para aqueles que querem perder peso. Na outra, eles são os vilões da história, e que na verdade só fazem mal à saúde. No que acreditar?

adoçante

Foto: Divulgação

Antes de tentar desmistifica-los, é preciso entender o que ele realmente faz. Por definição, adoçante é substância que adoça os alimentos em substituição ao açúcar. A forma mais comum de açúcar encontrada é conhecida como sacarose. Os adoçantes são comumente ministrados em menores quantidades, pois o poder de adoçar é bem maior do que a sacarose.

Eles podem ser classificados entre artificiais (os chamados edulcorantes) e os naturais. O primeiro tipo é ainda dividido entre:

• Aspartame: é o mais comum, sendo capaz de adoçar até 200 vezes mais do que o açúcar.

Sacarina: é o mais antigo, e adoça até 500 vezes mais do que o açúcar.

• Ciclamato: é bastante utilizado em alimentos, e consegue adoçar até 50 vezes mais que a sacarose.

• Sucralose: por ser o mais estável entre altas temperaturas, ele é utilizado em leites UHT e em produtos esterilizados. É completamente eliminado do organismo num prazo de 24h, e adoça 600 vezes mais do que a sacarose.

• Acessulfame K: é o mais resistente ao tempo e consegue adoçar até 200 vezes mais que a sacarose. Também é eliminada completamente pelo organismo.

E temos os naturais:

• Frutose: é extraído de frutas, cereais e mel, conseguindo adoçar 170 vezes mais que a sacarose.

• Sorbitol: tem sua origem em algas marinhas e frutas, e é 50 vezes mais poderoso do que a sacarose.

• Manitol: encontrado em vegetais e algas marinhas, adoça 70 vezes mais que a sacarose.

• Esteovídeo (stevia): encontrado na planta Stevia Rebaudiana, consegue adoçar até 300 vezes mais do que açúcar.

Viram? E podem reparar. A maioria dos adoçantes é composta por mais de uma substância. Claro, existem exceções, como um adoçante só à base de frutose ou outro só à base de Stevia. Existe muita especulação entre os benefícios e malefícios dos adoçantes. Por enquanto, sabe-se que:

adoçante

Foto: Divulgação

Adoçante engorda:

– Verdade. Ao substituir o uso do açúcar por algum adoçante, seu cérebro pode se sentir enganado, e dar o efeito rebote. O uso abusivo de adoçantes faz com que sua vontade por doces(e açúcar de verdade) seja ainda maior, levando ao aumento de peso.

Aspartame faz mal:

– Sim. As últimas pesquisas na área mostram que essa substância é altamente tóxica, pois possui em sua composição uma neurotoxina(substância que causa a morte de neurônios).

Adoçantes provocam cáries:

– Em partes. Os adoçantes artificiais não causam, mas os naturais podem sim causar. O motivo deve-se ao fato de que um certo grupo de bactérias é fã desses adoçantes. Durante a fermentação (processo em que elas digerem essa substância), elas liberam um ácido responsável pela desmineralização do dente. Resultado: cáries.

Adoçantes causam câncer:

– Não se sabe ao certo. Há pesquisas indicando que sim e outras indicando que não. Fato é que não existe um consenso sobre isso, mas acredita-se que para causar doenças sérias como o câncer, seria necessário consumir quantidades extremamente altas do produto.

Então, adoçantes fazem bem ou mal?

Bom, quando se trata de alimentação e a sua relação com a saúde, a regra número 1 é: equilíbrio. Nada em exagero faz bem. Saiba que, por mais que seja difícil definir o que é verdade ou mentira sobre os adoçantes, eles são rigidamente controlados por órgãos de saúde.

Portanto, se você não quiser correr riscos, o melhor é evitar. Mas sem neuras! O uso adequado de açúcar ou adoçante pode sim ser benéfico à saúde. Caso você esteja pensando em trocar um pelo outro, o indicado é procurar ajuda de um nutricionista. Assim, ele poderá lhe dizer qual o tipo de adoçante indicado ao seu organismo e ao seu estilo de vida. E lembre-se: 4 ou 5 gotinhas apenas!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: Divulgação

Confira também

# Descubra quantas calorias você pode consumir por dia
# Cardápio para emagrecer: passo a passo
# [Comer compulsivo] – Aprenda como controlar a compulsão por doces
# [Como evitar o ganho de peso] – Confira oito problemas de saúde que fazem você engordar

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Mitos e verdades sobre os adoçantes

Deixe seu comentário