Dieta para baixar o colesterol

Quem sofre com o alto nível de colesterol no sangue sabe o quão difícil é manter uma dieta balanceada no meio da correria diária. Muitas vezes, não temos opção ou tempo para comer alimentos saudáveis e benéficos ao organismo. Mas antes de tudo, entenda exatamente o que é o colesterol e como ele é dividido entre bom e ruim.

O que é e quem produz

Produzido pelo organismo, o colesterol é um lipídio, ou seja, uma gordura. No nosso caso, ele desempenha funções importantes, como a produção de hormônios e vitamina D.

mulher comendo-hamburguer

Foto: Divulgação

Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode ser prejudicial à saúde, já que ele pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando pelo nosso corpo. A soma de todos ele é o chamado Colesterol Total.

Os tipos mais conhecidos são classificados em dois: HDL (High Density Lipoproteins) – conhecido como bom – e o LDL (Low Density Lipoproteins) – conhecido como ruim.

O HDL funciona como uma vassourinha, desentupindo e limpando vasos e artérias. Enquanto o LDL faz o contrário: ele é o responsável pelo acúmulo de placas gordurosas nos vasos e artérias.

Ambos são, em grande parte, sintetizados pelo corpo, enquanto que apenas uma minoria é adquirida pelos alimentos.

Por serem gordura, tanto o HDL como o LDL não se misturam com o sangue. Assim, é como se eles precisassem da ajuda de determinadas proteínas para cumprirem seus objetivos.

Basicamente, diz-se que os níveis de colesterol devem ser:

• Colesterol Total: abaixo de 200mg/dL de sangue
• Bom Colesterol (HDL): acima de 35mg/dL de sangue
• Mau Colesterol (LDL): abaixo de 130mg/dL de sangue.

Por que tenho colesterol alto?

Antes de responder, você deve fazer uma auto avaliação com a ajuda de outras perguntas: Há histórico na família? Com que frequência faço atividades físicas? Qual meu nível de massa corporal (IMC)? Como é minha dieta?

Esta última pergunta vai ter, provavelmente, a resposta. Pessoas que fazem uma dieta rica em carnes vermelhas, leite e queijos gordurosos, gorduras trans saturadas (presentes em biscoitos e doces) e frituras, são mais propensas a terem altos níveis de colesterol LDL e baixos níveis de HDL.

O que fazer para baixar o colesterol?

Tenha em mente que você não fará uma dieta porque está “gordinho”. Ao baixar o colesterol, você diminui as chances de ter um ataque cardíaco, por exemplo. Mas a mudança deve ser pra valer!

exercício academia

Foto: (c) Can Stock Photo

•  Atividades físicas são essenciais pra quem quer levar uma vida mais saudável. Ao suar, nós utilizamos nossas reservas energéticas, o que ajuda na diminuição da gordura corporal e consequentemente, no colesterol ruim.

•  Troque o integral pelo desnatado. Ao consumir leites e queijos, prefira a versão mais leve. Leite desnatado, queijos brancos, iogurtes desnatados.

• Maneire na carne vermelha. Você é fã de uma picanha com aquela borda grossa de gordura? Esqueça. As carnes vermelhas e gordurosas são as principais vilãs, já que elas apresentam os maiores níveis de colesterol. Mas, calma! Não é preciso riscá-las de vez. Depois que você controlar o LDL, dá pra manter a ingestão de carne vermelha 3x por semana.

•  Abuse dos óleos vegetais. Ao lutar contra vilões, precisamos dos mocinhos, certo? Então, inclua em sua dieta óleo de canola, óleo de milho e azeite de oliva. Como possuem gorduras monoinsaturadas, eles ajudam a reduzir o LDL e aumentar o HDL. Alimentos oleaginosos, como castanhas, nozes e amêndoas também elevam o HDL. Porém, eles devem ser consumidos em pequenas quantidades pois são altamente calóricos.

Alimentos como:

• Peixes de água gelada (salmão, sardinha e atum)
• Aveia
• Berinjela
• Frutas cítricas
• Soja
• Quiabo
• Cevada
• Abacate

Todos eles são conhecidos por suas gorduras do bem, o que ajuda a elevar o HDL e reduzir o LDL.

Atenção: consulte sempre um médico e faça exames regulares. Se mesmo com uma dieta o nível de LDL não diminuir, pode ser que você precise de remédios que inibam a produção desse colesterol, já que seu corpo é o responsável por produzir a maioria dele.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# 6 exercícios físicos que mais queimam calorias
# Mitos e verdades sobre os adoçantes
# Como acabar com a gordura localizada na barriga
# [Gengibre para emagrecer] – Emagreça com chá de gengibre: perca até 3 Kg por semana

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Dieta para baixar o colesterol

Deixe seu comentário