Como ganhar peso de forma saudável

Nem todo mundo tem como objetivo de vida perder alguns quilinhos. Para muitas pessoas, um peso abaixo do normal representa riscos à saúde. Assim como existem gordinhos e gordinhas saudáveis, você já deve ter visto ou conhecido alguma pessoa magra que apresenta problemas como colesterol e triglicérides alto, diabetes, etc. O problema não é ser magro ou gordo. O ideal é ter saúde.

-> Colesterol alto: como posso reduzir meus níveis de HDL e LDL?

E pra aquelas pessoas que querem ganhar alguns quilinhos, isso deve ser feito de forma saudável. Do contrário, além dos quilos a mais virão também alguns problemas de saúde.

Não é simplesmente comer a mais!

Engana-se quem pensa que aos magros que querem ganhar peso basta se entupir de comida. Muita gente confunde ganhar massa muscular e ganhar gordura. São coisas completamente diferentes.

mulher na balança

Foto: (c) Can Stock Photo

O primeiro a gente ganha a partir de uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e musculação, por exemplo. O segundo a gente ganha consumindo alimentos industrializados e recheados de açúcar e gorduras. Não existe uma dieta ideal. Até porque, cada pessoa possui um metabolismo diferente e processa os alimentos de forma diferente. Seguir a mesma dieta que seu amigo pode não trazer os mesmos resultados pra você.

Por isso, o importante é perceber como seu organismo se comporta ao longo do dia. Você costuma sentir fome? Como é o seu apetite na hora das principais refeições? Quanto de água você bebe por dia? E as frutas e verduras? Pra ganhar peso de forma saudável, é preciso mudar alguns hábitos ruins e tomar cuidado pra não ganhar gordura.

Dicas para ganhar peso

• Não fique apenas consumindo alimentos ricos em proteínas. Eles ajudam sim a substituir a aumentar a porcentagem de músculos e diminuir a porcentagem de gordura, mas o que nos faz ganhar peso mesmo são os carboidratos como as massas, pães, arroz.

• Ingira gorduras boas presentes nas nozes, amêndoas, castanhas, abacate, azeite, linhaça.

• Procure beber de 7 a 8 copos de água por dia.

• Aumente o número de refeições (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia).

• Faça combinações inteligentes e que trarão mais carboidratos ao prato, como arroz e purê; milho e batatas;

• Aumente o consumo de laticínios como leites, iogurtes, queijos.

• Não fique consumindo balas, bolachas recheadas ou fast-food. Esses alimentos podem dar a sensação de se estar mais ‘gordo’, mas é uma gordura ruim.

• Consuma frutas mais calóricas, como manga, banana, abacate, mamão.

• Utilize mais azeite para temperar suas saladas e diminua a ingestão de sal substituindo-o por limão.

O poder dos exercícios

Talvez o que mais dê resultados nessa empreitada sejam os exercícios. Pra quem quer emagrecer, os aeróbicos (corrida, caminhada, bike) são os mais indicados. (6 exercícios físicos que mais queimam calorias)

mulher praticando exercícios físicos

Foto: (c) Can Stock Photo

Já pra quem quer engordar, eles podem até ser feitos, mas em menor intensidade. Não tenha pressa, pois o corpo pode demorar a demonstrar os resultados. Se você está sedentário, não já puxar os ferros mais pesados do local. Peça ao instrutor que monte um treino adequado ao seu objetivo. Assim você irá diminuir a porcentagem de gordura e aumentar a de massa nos músculos.

O ideal também é consultar um nutricionista para que ele faça um cardápio ajustado às suas preferências alimentares e ao seu objetivo de ganhar alguns quilos.

Como saber se estou magro demais?

O cálculo mais utilizado pra saber se seu peso está na medida é o chamado IMC (Índice de Massa Corpórea). Ele leva em conta a sua altura e determina se seu peso se enquadra entre abaixo do normal, normal, sobrepeso e obeso.

Pra calcular seu IMC, divida o seu peso pela sua altura elevada ao quadrado. Exemplo: uma mulher que pesa 60 kg e mede 1,65 o cálculo seria: 65/ 1,65 x 1,65. Como resultado temos 22,03. De acordo com a tabela do IMC abaixo, ela está em seu peso normal.

tabela do IMC (Índice de massa corpórea)

IMC (Índice de Massa Corpórea)

Uma outra forma de saber é medir a porcentagem de gordura em seu corpo. Isso é corretamente feito por algum profissional de saúde, como médicos, nutricionistas ou educadores físicos. Os níveis considerados saudáveis estão entre 12% e 17%.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Diferença entre resistência física e força muscular
# Problemas de saúde que fazem você engordar
# [Aumento de peso] – Possíveis razões para o ganho de peso repentino
# [Eu quero, eu posso e eu vou emagrecer] – Saiba quais profissionais consultar

Loading...
1 Comentário em Como ganhar peso de forma saudável
  • João disse:

    Finalmente um posto em um blog sobre como ganhar peso.
    Muito muito muito obrigado.
    Eu tenho muita facilidade em perder peso, é absurdo.
    Mas eu quero ganhar, meu peso está bom pra meu tamanho, porém eu não
    acho o ideal. Obrigado pelas dicas. Parabéns pelo post sobre engordar 😀

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer