Como escolher o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo

Parece uma missão impossível comprar shampoo hoje em dia. A variedade é enorme e muitas vezes nem sabemos direito de quais cuidados nosso cabelo precisa. Muita calma nessa hora. Aposto que até o final deste post, algumas dúvidas serão sanadas e você saberá o que comprar na próxima vez! (Qual a cor de cabelo combina com você: dicas e fotos)

A tríade

A divisão mais grosseira entre os tipos de cabelos ainda é: oleoso, misto, ressecado e normal. Sendo assim, você precisa saber qual é o seu tipo de cabelo.

mulher comprando shampoo

Foto: (c) Can Stock Photo

• Oleoso: Os cabelos oleosos são aqueles em que as glândulas sebáceas produzem óleo em excesso, e os fios ficam com o aspecto de sujo. O cabelo fica pesado, como se estivesse sem lavar a dias.

• Misto: É a mistura entre o cabelo oleoso e o ressecado. Costuma ser mais oleoso na raiz e bem seco nas pontas.

• Ressecado: O que acontece aqui é que quase não se produz óleo(através das glândulas sebáceas), e o cabelo fica quebradiço e opaco.

• Normal: É o que todas gostaríamos, já que existe um equilíbrio entre a quantidade de óleo produzida, os fios são mais brilhantes e macios.

Porém, eu sempre me perguntei o porquê de não juntarem vários benefícios num só shampoo. Citando um exemplo pessoal, tenho o cabelo mais pra misto, já fiz alisamento, já tingi, e além disso os fios são meio ondulados. Qual shampoo eu deveria usar?

E acredito que aí esteja a grande dificuldade, pois hoje poucas mulheres ainda conservam seus cabelos da forma que eles sempre foram.

Como o shampoo age no cabelo

Bom, depois que você identificou mais ou menos como é o seu cabelo, vamos à segunda parte, que é entender o quê o shampoo faz exatamente. Basicamente, o shampoo abre as cutículas dos fios e faz uma faxina neles. Por isso passamos em seguida o condicionador, que serve para fechar essas cutículas e hidratar os cabelos.

O que procurar na embalagem

Existem determinados “ingredientes” que fazem uma baita diferença quando lavamos. Entre eles, podemos citar:

• Queratina
• Vitamina E
• Ceramidas
• Pantenol

Todos eles servem para hidratar e dar brilho, maciez e vitalidade aos fios. Ou seja: são tudo de bom!

E o sal?

De repente alguém disse que shampoo com sal faz mal ao cabelo. Fato é que, a não ser que seu cabelo seja alisado quimicamente (pois o sal deixará seu cabelo ressecado), não há com o que se preocupar, já que o sal não interfere em nada.

Quanto mais caro melhor?

Não. Entenda que shampoo é algo que vai pelo ralo, literalmente. Você precisa encontrar o shampoo ideal pra você, não tem problema se ele custar 3 reais. Dica: todos os cabeleireiros recomendam que você passe o mesmo 2 vezes antes de aplicar o condicionador.

Portanto, compre um shampoo anti-resíduos para remover todas as impurezas e deixar as cutículas abertas e invista num produto de maior qualidade para terminar o trabalho de limpeza.

Como lavar o cabelo?

Já reparou que, em salões de beleza, eles gastam um bom tempo lavando os cabelos? E isso tem motivo. Se você esfregar de qualquer jeito, o shampoo não fará o trabalho direito, e se você não enxaguar direito, ainda ficarão resíduos nos fios que podem deixá-los pesados. Portanto:

mulher lavando o cabelo

Foto: Divulgação

1. Aplique uma pequena quantidade de shampoo na mão, espalhe pelas mãos e vá massageando o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

2. Delicadamente, distribua a espuma formada pelo comprimento dos fios sem bagunçá-los ou embolá-los no topo da cabeça.

3. Enxague e repita a aplicação.

4. Antes de passar condicionador, retire o excesso de água com uma toalha, facilitando a penetração do produto nos fios.

Outras dicas:

• Nada de comprar um shampoo pra toda família!

• Não se iluda com propagandas e os cabelos mostrados nelas.

• Não escolha shampoo e condicionador pelo cheiro.

• Para os cabelos com química, use apenas shampoo destinados a eles. Isso serve também para cabelos com caspa.

• Compre um shampoo para o dia-a-dia e use produtos de maior qualidade e eficiência para festas e afins.

• Use shampoo e condicionador da mesma marca (ou fórmula), ou a eficácia dos produtos estará comprometida.

• Aposte nos finalizadores para dar o toque essencial de tratamento.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# Saiba mais sobre os finalizadores para cabelos
# Shampoos para cabelos com luzes
# Saiba como usar corretamente os cremes sem enxague
# Tipos de alisamento de cabelo: qual o melhor tipo para você

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como escolher o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo

Deixe seu comentário