Como economizar em uma festa de 15 anos

Apesar de não fazer muito sentido comemorar 15 anos no Brasil, a tradição continua firme e forte. Com o intuito de mostrar à sociedade o quão bela sua filha está, muitos pais investem pesado nessa festa. Porém, não precisa ser milionário pra organizar uma festa de sucesso.

Confira as dicas abaixo para tornar essa data um dia inesquecível para sua filha e todos seus amigos:

  • 1
    festa de 15 anos debutante
    Planeje a verba

    Toda organização que se preze precisa ter em mente o quanto pretende (ou pode) gastar. Antes de sair reservando buffet, salões ou Dj’s, faça uma previsão mínima e outra máxima de quanto você vai gastar com a festa. Não queira gastar mais do que possui para proporcionar uma festa luxuosa. Além de correr o risco de ficar endividado, a festa não precisa ter tudo do mais caro pra ser boa.

  • 2
    economizando dinheiro
    O poder da antecedência

    Quanto antes você começar a organizar a festa, melhor. Isso porque haverá um prazo maior para pagamentos à prazo, por exemplo.

  • 3
    convidados festa
    Convidados

    Uma vez definido o valor total, é hora de pensar em quem convidar. Quanto maior a verba, maior a lista. Se você não dispõe de muito, invista numa lista de convidados mais íntimos e com as pessoas mais queridas. Familiares podem se estender apenas aos avós, tios e primos mais chegados. Nada de querer convidar aqueles parentes que há anos você não vê..

  • 4
    tirando fotográfia
    Amigos habilidosos

    Tem um amigo que sabe tirar boas fotos? Conhece alguém que sabe comandar uma mesa de som ou preparar alguns drinks? Hora de chama-los. Além deles te oferecerem um serviço mais em conta do que a maioria, você estará lidando com pessoas que conhece e que tem intimidade o suficiente pra dizer “não gostei”.

    Mas nada de deixas as coisas no boca-a-boca só porque vocês são amigos. Faça um contrato simples especificando os valores cobrados e faça com que as pessoas assinem. E tem mais: dê recibo assim que pagá-los. Podem ser seus amigos hoje, mas nunca se sabe.

  • 5
    vestido debutante
    Vestido / maquiagem / cabelo

    O vestido é icônico nessas festas, mas compra-lo pode ser bem caro. Já que será uma roupa que a menina provavelmente nunca mais irá usar, nada melhor do que recorrer aos trajes de aluguel. Isso inclui não só a garota, mas toda a família.

    Para a maquiagem e o cabelo, não há necessidade de ir ao melhor salão da cidade. Peça indicações aos amigos e parentes de alguém que cobre mais barato e que faça um bom trabalho.

  • 6
    bebida de morango
    Compre em atacados

    Se você preferir, pode comprar as bebidas por conta própria. Defina quais delas serão oferecidas e faça uma base de quanto as pessoas vão beber (quanto mais durar a festa, mais as pessoas irão beber). Atacados costumam ter bebidas com preços muito mais em conta.

  • 7
    calculando os gastos
    Contrate serviços da sua própria cidade

    Se você chamar empresas de outras cidades, eles cobrarão frete, o que pode ser bem caro. Procure por fornecedores da sua própria cidade, assim você economiza no frete.

  • 8
    festa de 15 anos salão
    Crie espaços jovens

    Alugar mesas e cadeiras dói muito no bolso. Por isso, alugue apenas para os convidados que ficarão mais sentados do que em pé, como as pessoas mais velhas. Para os jovens, crie ambientes simples com alguns pufes, almofadas, sofás e tapetes.

  • 9
    cardápio festa de 15 anos
    Cardápio

    Jantares completos são para casamentos. Em festas de 15 anos, a maior parte dos convidados serão de adolescentes.

    Nada melhor do que um cardápio prático e que não exija pratos e talheres. Sanduíches, salgadinhos, pizzas, esfias, hot-dogs, batatas-fritas e afins são a saída. Além de serem mais baratos do que contratar um serviço completo de buffet.

  • 10
    convite de festa de 15 anos
    Lembracinhas

    A não ser que elas tenham alguma utilidade, a maioria das lembrancinhas acabam encostadas num canto do armário. Por isso, pense se vale a pena investir algumas centenas de reais nesse tipo de coisa. Se o orçamento é apertado, melhor dar valor ao que realmente faz a festa valer a pena: um convite bonito, comidas gostosas e um Dj animado.

Para não esquecer de nada

Planejamento é a chave para uma festa inesquecível. Monte uma lista com tudo o que ainda precisa ser decidido, desde os detalhes mais ínfimos. Se necessário, contrate o serviço de uma cerimonial.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: Divulgação

Confira também

# Sugestões de bolos decorados para festa de 15 anos

Loading...
1 Comentário em Como economizar em uma festa de 15 anos

Deixe seu comentário