Como acabar com o odor nas axilas

Eu fico imaginando: hoje, nós contamos com desodorantes e antitranspirantes para controlar o odor nas axilas. E antigamente? Como o pessoal fazia? Bom, devia ser bem complicado. No entanto, muitas pessoas ainda sofrem com aquele cheirinho característico de suor.

Por que suamos?

Antes de tratarmos do problema especificamente, não custa saber da onde ele vem e porquê ele vem. O ato de suar é natural. Suamos porque essa é a maneira pela qual o nosso corpo regula a nossa temperatura. Quanto mais calor lá fora, mais suaremos. Tudo isso para que nossa temperatura sempre esteja em torno de 36,5 graus. Legal, né? Sabia que nosso corpo é capaz de produzir até 12 litros de suor por dia?

mulher passando desodorante

Foto: Divulgação

E por que tem um cheiro ruim?

Na verdade, o suor em si não tem cheiro nenhum. O cheiro que sentimos é atribuído à bactérias que “moram” na superfície da pele.

Como saber se suo demais?

Existe uma condição médica chamada de hiperidrose, que consiste numa transpiração em excesso pelo nosso corpo. A causa, porém, é desconhecida. Para saber se você portador dessa doença, basta se observar. Suar é normal, mas na hiperidrose, suamos demais! A situação se agrava em momentos tensos e estressantes, como entrevistas de emprego.

As partes mais afetadas são as mãos, pés, cabeça, axilas e face. Aos portadores, restam duas opções de tratamento:

• Botox: A aplicação é feita por um dermatologista, mas dura em média 3 meses.

• Cirurgia: Por meio de cirurgia, o médico corta o canal de comunicação entre o sistema nervoso e a glândula que controla o suor. Isso acaba por regular o mecanismo da transpiração.

E como controlo o odor?

Pra você não sentir cheiro nenhum nas suas axilas, só se você viver passando antitranspirante. No entanto, muitos médicos alegam que é preciso existir um período de tempo sem nada nas axilas, para que os poros consigam “respirar”. Nada foi comprovado, mas muitas pesquisas ainda precisam ser feitas. Mas é melhor não arriscar.

Então, sem desespero! Segue abaixo uma listinha com dicas para evitar o temido cheiro de suor:

• Antes de passar o desodorante (antitranspirante), tome uma ducha rápida ou lave as axilas com água e sabão. Isso elimina as bactérias que estavam ali e deixam a pele limpa e preparada para receber o desodorante.

• Mantenha a depilação em dia. Os pêlos fazem com que a temperatura nesse área aumente, e isso é um prato cheio para as bactérias se proliferarem.

• Evite usar roupas de tecido sintético, pois elas esquentam mais do que os outros tecidos.

• Durante o banho, lave as axilas com uma bucha vegetal e um sabonete anti-bacteriano.

• Se você trabalha ou estuda o dia inteiro, por volta de meio-dia, lave as axilas novamente com água e reaplique o desodorante.

• Somos o que comemos. É provado que, quanto mais frutas, legumes e verduras ingerimos, nosso metabolismo funciona melhor. Consequentemente, suaremos na medida certa.

• Procure tomar 2 litros de água todos os dias. Se nos mantivermos hidratados, o corpo não verá tanta necessidade em suar para diminuir a temperatura corpórea. Sendo assim, não suaremos tanto.

• Leve sempre com você um desodorante sem perfume e dê preferência 24h. Mas não aplique assim que o desodorante “vencer”. Faça uma breve higienização antes, ou o resultado será u cheiro mais forte ainda.

• Caso necessário, procure um dermatologista. Ele poderá lhe indicar um desodorante mais forte ou até mesmo outro procedimento.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: Divulgação

Confira também

# Saiba como tirar manchas de suor da roupa
# Como acabar com o chulé
# [Como remover fiapos e pelos] – Aprenda como tirar pelos de roupas pretas
# [Dicas caseiras] – Saiba como remover manchas de desodorante na roupa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como acabar com o odor nas axilas

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer