8 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo

Se você já cansou da rotina de uma academia e não aguenta mais andar na esteira e fazer o treino de musculação, é porque talvez esteja na hora de você experimentar outras práticas esportivas.

Existe um leque gigante de exercícios que vão além da academia. E dentro desses exercícios, estão as lutas. Saiba que com elas dá pra definir o corpo e mandar embora umas boas calorias!

• Veja abaixo os tipos mais populares de lutas e seus benefícios:

  • 1
    Mulher lutando boxe
    Boxe

    Com 1h30 de treino é possível queimar até 900 calorias. Ao utilizar movimentos mais braçais, é ideal para quem quer endurecer os músculos do braço ou, no caso das mulheres, dar adeus ao ‘tchauzinho’.

    No entanto, essa luta ainda dá atenção aos músculos do abdômen, ajudando a definir cintura e barriga. Definitivamente, o boxe é o tipo de exercício pra quem tem aquela vontade de descontar a raiva e o stress num saco de pancadas. Ele melhora o condicionamento físico e incentiva a coragem e a autoconfiança daqueles que praticam.

  • 2
    mulher lutando Taekwondo
    Taekwondo

    A origem do nome desse esporte já explica algumas coisas: tae (pé) + kwon (mão) + do (espírito). Em geral, a simbologia do nome indica que é uma prática de luta que não envolve armas, como espadas. É focado na defesa pessoal do indivíduo em conjunto com sua mente.

    Ao contrário do boxe, a atenção vai para as pernas, o que ajuda a definir glúteos, coxas e panturrilhas. Há também movimentos braçais. Com 1hora de treino, dá pra perder até 600 calorias.

  • 3
    mulher treinando kung fu
    Kung-fu

    Originária da China, essa luta marcial tem como inspiração os movimentos animais. Ele ajuda a desenvolver o controle físico, mental e emocional daqueles que o praticam. Também ensina técnicas de defesa pessoal.

    Essa luta é ideal se você quer equilibrar mente e corpo, pois ela ajuda a definir os dois! Com uma aula, o gasto calórico pode ser de 850 calorias.

  • 4
    mulher no jiu jitsu
    Jiu-jitsu

    O jiu-jitsu, ao contrário do que muita gente pensa, é originário da Índia e foi melhor desenvolvido no Japão. Como outras lutas, é um esporte que vai fazer você suar muito.

    Com 1h e meia de treino dá pra perder 1000 calorias! O jiu-jitsu trabalha o corpo inteiro, fazendo com que você mexa praticamente todos os músculos.

  • 5
    Mulher lutando karatê
    Karatê

    Uma das lutas mais conhecidas. Originada no Japão, aqueles que querem praticar karatê devem levar em conta o estilo de vida. É preciso que seus hábitos alimentares e seu período de descanso estejam em sintonia. Caso contrário, você não terá pique para aguentar os treinos.

    Ele promove o respeito, disciplina, autocontrole e equilíbrio. Dá pra perder 950 calorias!

  • 6
    jogando capoeira
    Capoeira

    A conhecidíssima luta brasileira já inspirou pessoas do mundo inteiro. Conhecida pelos movimentos com as pernas, a capoeira envolve música, arte e luta. Não existe tanto contato físico como nas outras lutas, o que não significa que ela não queime calorias.

    Em uma hora, perdem-se até 750 calorias. É ideal se você quer tonificar os músculos das pernas.

  • 7
    mulher treinando judô
    Judô

    Também criado no Japão, o objetivo dessa luta é imobilizar o adversário e impedir seus movimentos. Quem pratica essa luta aprende a cair (literalmente). Trabalha pernas, braços e abdômen, ajudando a definir todos os músculos dessas regiões.

    Incentiva também o companheirismo e o respeito. Em 1h e meia de aula, perdem-se até 800 calorias.

  • 8
    mulher lutando muay thai
    Muay Thai

    Uma das lutas mais quentes do momento, e não é por menos. Para os mais experientes, a queima calórica chega até 2 mil calorias por 1h30 de aula!

    Proveniente da Tailândia, o muay thai envolve técnicas aeróbicas e trabalha bastante com as articulações. Além de queimar muitas calorias, essa luta também ensina técnicas de defesa pessoal.

Obs: antes de iniciar qualquer atividade física, faça uma avaliação médica para se certificar de que está tudo em ordem. Procure por centros especializados de luta para que você pratique o esporte sob a fiscalização de alguém que entende do que está falando.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: Divulgação

Confira também

# Diferença entre resistência física e força muscular
# 6 exercícios físicos que mais queimam calorias
# [Dança: elimine até 600 calorias por aula] – Exercícios alternativos para emagrecer
# [Beneficios para quem quer emagrecer] – Muay Thai emagrece até mil calorias por aula

Loading...
1 Comentário em 8 tipos de lutas que ajudam a definir o corpo
  • bruna disse:

    vou tentar fazer esses exercicios

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry