Como tirar manchas de suor da roupa

Por mais que muita gente odeie, suar é a coisa mais normal do mundo. Com algumas exceções, todos nós excretamos uma quantidade média de suor todos os dias. Esse índice tende a aumentar no calor, já que nosso corpo precisa fazer um esforço extra pra dar conta das nossas atividades diárias sobre altas temperaturas.

mancha de suor na roupa

Foto: (c) Can Stock Photo

A situação pode ficar um pouco embaraçosa quando a gente percebe que o desodorante não deu conta do recado e que, além daquele cheiro característico, o suor também foi o responsável por manchar nossa roupa.

Veja a seguir como se livrar dessas manchas e o que fazer para evitá-las!

As glândulas produtoras de suor são chamadas de sudoríparas, e podem ser classificadas em outros dois tipos: écrinas e apócrinas.

– As glândulas da primeira categoria (écrinas) estão presentes em todo o corpo, mais especificamente nas palmas das mãos, na planta dos pés e na testa.

– Já as glândulas do segundo tipo – as apócrinas – são encontradas nas axilas.

Suamos porque essa é a maneira que o corpo encontrou de diminuir a nossa temperatura interna. Composto essencialmente de água, pelo suor também podemos excretar outras substâncias, como o cloreto de sódio (sal). Além disso, determinados alimentos e até mesmo medicamentos podem ter suas substâncias eliminadas pelo suor. Portanto, o suor também é uma forma de limpar o corpo.

De onde vem as manchas?

Não enxergamos, mas muitos organismos vivem sob nossa pele. Nas axilas, encontramos diversos tipos de bactérias, por exemplo.

Quando suamos e excretamos algumas substâncias, as bactérias que habitam essa região começam a se alimentar dessas substâncias e a metabolizar ácidos graxos e proteínas.

As manchas de suor de caráter amarelado são decorrentes desses ácidos graxos excretados pelas bactérias. Sendo assim, a causa das manchas não está no suor em si, e é tudo culpa das bactérias que vivem debaixo dos nossos braços.

Como retirar as manchas

Existem várias receitinhas caseiras pra se livrar das incômodas manchas. Veja algumas delas:

• Coloque as roupas numa mistura de água (1 litro) com bicarbonato de sódio (+ ou – 5 colheres de sopa) e deixe de molho por meia-hora. Em seguida, lave as roupas normalmente.

• Coloque as roupas de molho numa mistura de água morna (1 litro) e vinagre branco (3 colheres de chá). Deixe de molho por até 10 minutos, depois lave-as como de costume.

• Esfregue as roupas com uma solução de álcool e amoníaco (pode ser encontrado em supermercados). A solução deve conter a mesma quantidade de álcool e de amoníaco (a quantidade deve ser determinada de acordo com o tamanho da mancha).

Como evitar as manchas

Uma vez que as manchas sejam causadas pelas bactérias, manter um mínimo de higiene no local é o primeiro passo para evitar que elas apareçam. Confira as dicas:

• Mantenha as axilas depiladas.

• Opte por desodorantes antitranspirantes.

• Se o mau cheiro começou a incomodar, não aplique desodorante por cima. Lave a região com água e sabonete neutro e só então aplique o desodorante.

• Evite os desodorantes que contenham álcool.

• Evite usar blusas muito apertadas ou quentes. Aproveite que está calor e use roupas de algodão e de tecidos mais leves.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Saiba como deixar as roupas cheirosas ao lavar
# Como tirar manchas da roupa
# [Truques caseiros] – Como tirar pelos de roupas pretas
# [Removendo manchas] – Saiba como remover manchas de desodorante na roupa

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como tirar manchas de suor da roupa

Deixe seu comentário