Como lidar com a perda de cabelo feminino

Não são só eles que chegam a temer a calvície. A queda de cabelos nas mulheres é igualmente preocupante. Para a maioria, os cabelos representam uma boa porção de sua beleza, e qualquer indício de que ele esteja caindo já faz com que o sinal vermelho se acenda.

mulher com queda de cabelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Mas não há motivos maiores para se preocupar. Qualquer que seja a causa principal do problema, o importante é lidar com isso sem mexer na sua autoestima. Confira a seguir algumas dicas de como lidar com a perda de cabelo:

Descubra a causa da queda

Mais do que conseguir lidar com a perda, é preciso descobrir o que a está causando. Entre os motivos mais comuns temos:

– Fatores genéticos
– Disfunções hormonais
– Uso excessivo de chapinhas e secadores
– Stress
– Procedimentos químicos como alisamentos ou clareamentos
– Falta de proteína ou dieta rica em gorduras e açúcares
– Penteados, lacinhos apertados ou pentear por muito tempo os cabelos molhados

Como resolver esses problemas

Diariamente perdemos até 100 fios de cabelo. É na hora do banho que vemos o quanto nosso cabelo está caindo. Caso você ache que está perdendo fios demais, é hora de investigar.

– Reveja sua dieta, sua mente (cuidado com o stress, não deixe que ele tome conta de você)

– Use cremes hidratantes e que protejam os fios do calor dos secadores.

– Faça procedimentos químicos em lugares confiáveis e seguros.

– Não fique penteando demais seus cabelos enquanto eles estiverem molhados e, pra fechar, faça uma visitinha ao dermatologista. Ele poderá pedir exames que vejam suas taxas hormonais, ver o nível de proteínas presentes no seu sangue e até mesmo te encaminhar para alguma clínica que realize alguns tratamentos de reposição capilar.

leia também

Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento
[Acelerando o crescimento dos cabelos] – Confira 10 dicas para o cabelo crescer mais rápido

Lembrando que queda de cabelo é diferente de quebra. Muitos fatores deixam os fios mais ressecados e quebradiços, levando-os à quebra. Já a queda de cabelo tem a ver com fatores mais internos, uma vez que os fios se soltam pela raiz. É importante investigar e diferenciar um do outro, pois a queda de cabelo pode indicar problemas mais sérios.

Cabelo e autoestima

Quantas vezes você já ficou com dó de cortar o cabelo? Por mais que os cabeleireiros digam que os fios crescem novamente, sempre dá um medinho de cortar da gente não gostar do resultado. Além disso, geralmente associamos nossa força interior ao nosso cabelo. É, mulheres tem dessas.

-> Cortes de cabelo curto | Tendência 2013

Mas é preciso colocar na cabeça que a beleza dos nossos cabelos nem se compara a um corpo e mente em equilíbrio ou a uma vida repleta de risos e saúde. Quando a gente entende que os cabelos são apenas um dos fatores que nos tornam mais bonita.

Saiba que um sorriso no rosto pode iluminar mais do que qualquer cabelo bem cuidado. Claro que cuidar da nossa aparência é importante e faz bem para o ego, mas nem só de beleza vivem as mulheres.

Espelhe-se nos exemplos daquelas que, por alguma doença, perdem todo o cabelo. Todas elas dizem que no começo é bem difícil, mas depois elas se aceitam e passam a se amar ainda mais! De quê adianta ter um cabelo bonito se você não consegue ser feliz, por qualquer motivo que seja? Não mude (ou mantenha) sua aparência por ninguém. Quer mudar? Então que seja por você mesma!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Saiba como acelerar o crescimento dos cabelos: dicas e cuidados diários
# Cabelos vermelhos | Fotos e dicas
# [Seu cabelo cai muito?] – Como saber se o cabelo está caindo além do normal
# [Queda de cabelo – Causas e tratamentos] – Meu cabelo está caindo, e agora?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como lidar com a perda de cabelo feminino

Deixe seu comentário