Como enfrentar o fim do namoro durante a gravidez

Enfrentar um fim de um relacionamento é terrível: a fossa parece ser infindável e constantemente você pensa no seu ex-amor. Para algumas mulheres bastam alguns meses para deixar o passado de lado e seguir em frente, mas para outras aquele amor frustado não acabou e a gravidez que em outro momento seria algo maravilhoso agora é um lembrete do fim do seu relacionamento.

mulher gravida

Foto: (c) Can Stock Photo

Se durante a sua gravidez o seu parceiro acabou tudo com você, estamos aqui para levantar a sua moral e mostrar como você pode aproveitar este momento mágico sem sofrer.

Ah, os hormônios!

É fato que as mulheres são seres sensíveis e muitas vezes inseguros. Às vezes nos sentimos perdidas no mundo e ficamos naquela neura em saber se o cara gosta realmente da gente. Isso é normal para todas nós, mas quando o nosso corpo está carregando um bebê estes sentimos ganham uma proporção intensamente maior.

Nos três primeiros meses da gravidez o estrogênio, por exemplo, aumenta 30 vezes! Você sabe o que isso representa? Uma alteração de humor frequente e forte. A mulher precisa de proteção, pois biologicamente, ela está frágil e necessita de alguém para cuidar dela. (Sintomas de gravidez no começo da gestação)

Você pode conversar com várias grávidas e notar isso: muitas afirmam que precisavam do seu parceiro ao seu lado para se sentirem melhor. Mas e quando o parceiro sai de cena?

Ele foi embora. E agora?

Qualquer pessoa que ficar sabendo da sua situação vai lhe dizer que ele foi um canalha, que não deveria ter feito isso, mas como foi a concepção? Ambos estavam lá, não é mesmo? Vocês sabiam do risco, mas seguiram em frente.

como superar o fim do namoro

Foto: (c) Can Stock Photo

O término de um namoro não foi uma consequência do ato, provavelmente o relacionamento já ia mal das pernas e ele deve ter pensado muito antes de finalizar o namoro. (Como esquecer um amor que não deu certo )

Os homens são muito cobrados na nossa sociedade, principalmente quando terminam com uma mulher que acabaram de engravidar, então saiba que ele se não colocou como motivo para o fim o fato de você estar grávida, provavelmente ele sabe que o futuro de vocês não seria colorido e está decisão foi tomada pensando na vida de vocês três.

Não se culpe ou muito menos procure achar causas que tenham levado ao fim do namoro. O destino prega estas peças em nós e quantas vezes você descobriu com antecipação, o que era melhor para você?

A gente sempre precisa olhar para o lado positivo e pensar: é melhor que o namoro termine agora do que se arraste e ele fique comigo só por causa do bebê.

Dando a volta por cima

A sua vida mudou e há aquele misto de sentimentos: felicidade por ver o seu ventre crescer e tristeza pelo fim do namoro. Procure focar somente na sua felicidade, se o cara foi embora, não se prenda a ele, deixe que ele vá e cuide de si mesma.

mulher triste com fim do relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Eu sei que as lembranças vão machucar e ver a todo instante o filho de vocês se desenvolver traz muitos pensamentos (que nem sempre são bons) à sua mente, mas de agora em diante você tem um pequeno que precisa de uma mãe forte que saiba que a dor é grande, mas a sua força de vontade vai ser maior ainda.

Os bebês são afetados pelos sentimentos da mãe, por isso, foque o seu pensamento no futuro do seu filho. Várias pesquisas já constataram que quando a mãe está triste, o feto percebe esta mudança de humor.

É impossível manter-se apática na situação em que você se encontra, mas seja forte e deixa as tristezas para depois, comece a fazer coisas para você mesma como uma aula de hidroginástica, dança ou caminhadas leves. Faça aquilo que você mais gosta para se distrair.

Também não fique se sentindo a coitadinha. Sim, você está passando por um momento difícil, mas saia desse ciclo vicioso que é a autopunição.

Converse com o seu parceiro e também exija dele a responsabilidade com a criança. Você não fez o pequeno sozinha e ele também precisa entender que por mais que a relação de vocês não deu certo, é necessário que ambos comecem a dialogar pelo bem do seu filho.

Quando vocês conversarem não queira saber o motivo do fim ou se ele quer voltar com você, isso pode afastá-lo e neste momento, a prioridade é o bebê.

Procure ser feliz e peça o apoio da sua família e amigos, no final tudo ficará bem.

Você já enfrentou uma situação ou conhece alguém que passou por algo semelhante? Deixe a sua mensagem!

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Aprenda 10 passos para conquistar um marido
# Separação: como lidar com a dor do término
# [Como superar um amor perdido] – Como esquecer alguém que se ama
# [Crise no Namoro] – Confira algumas dicas para evitar o término do relacionamento

Loading...
11 Comentários em Como enfrentar o fim do namoro durante a gravidez
  • Roberta disse:

    gostei muito do post, isso aconteceu comigo.. meu ex terminou comigo faltando 3 meses para mim ganhar minha filha, me senti um lixo.. =[

  • Mayara disse:

    Estou passando por isso , e horrivel .Nao sei da onde tiro forças para continuar , mais eu sei que Deus vai me ajudar e que isso foi melhor pra nois dois , e que quando o bebe nascer vai ser uma felicidade e tudo vai valer apena , eu sou forte e guerreira ,e nem todo sofrimento dura pra sempre …

    • Rosiane Silva disse:

      Estou passando por isso nesse momento e não sei de onde estou arrancando forças , namorei a 1 ano um homem ou moleque nem seii mais quem namorei divorciado a 2 anos, nesse periodo vivemos otimos momentos claro uma briguinha aki e outra ali mas nada que nos afastasse de verdade engravidei e hj estou na 33° semana e ele veio e terminou comigo disse nunca se livrou do casamento a ex mulher alega que os filhos tem sinusite pela ausencia dele , que o outro tem problema na visão por ele enfim terminou e eu estou aki choro horrores sinto odio dele pois qdo o encontrei ele só tinha as roupas do corpo , montei uma casinha pra ele cuidava das coisas arrumei serviço pra ele e simplesmente diante de tantos planos por nos compartilhados ele simplesmente veio e do nada terminou tudo me bloqueou no face e mal conversa , mas ate melhor porque quando conversa só me trata com falta de educação eu sei que tudo que sinto agora meu filho também sente , por isso tenho que me controlar.Hoje de muito pedir a Deus pra me controlar estou mais ciente de que tudo que aconteceu foi livramento que agora em diante sou eu e meu filho e claro Deus nos amparando…

  • Lorena disse:

    Eu estou passando exatamente por isso,me sinto um lixo 😉

  • Francielle disse:

    Estou triste pq estou esperando um bebê que foi muito desejado,por mim e pelo meu noivo … quer dizer atualmente ex-noivo …. ele quis tanto esse bebê e um dia antes de eu descobrir que estava grávida vi na rede social que ele estava com outra … =( .. estavamos em uma fase dificil …. mas tds os dias ele me ligava e dizia q nao tinha desistido de nos e q nao era pra eu desistir tbm …. enfim descobri q ele estava com outra e no dia seguinte descobri q estava gravida … contei imediatamente pra ele,com a intensão de que ele voltasse pra mim …. e curtisse esse momento junto comigo … mas pela minha infelicidade ele preferiu ficar distante … disse q nada vai faltar pra mim e para o nosso bebê… mas q ele precisa desse tempo … e q durante a gestação tudo pode mudar ….. disse q me ama … mas q as brigas desgastaram mto e deixou ele confuso …. estou tao triste !!! Mas sei que tudo esta nas maos de Deus … e que eu tenho que saber esperar td isso passar …. mas o triste é q nao estou conseguindo curtir o momento que mais esperei !!! =/

  • Driely disse:

    Ao contrário do que foi dito na matéria, fui quem terminou o relacionamento. Meu namorado, que nunca foi o melhor do mundo, ficou completamente desestruturado depois que descobrimos a gravidez. Estávamos juntos ha quatro anos e nunca pensei que ele pudesse ser tão canalha. Adorou a ideia de ter um filho mas, em compensação, deixou pra la nosso relacionamento. Começou a sair com os amigos, beber demais e simplesmente me esquecer. Estou com oito meses agora e esta doendo muito saber que vou passar por esse momento tão maravilhoso sozinha, mas não podia deixar ele continuar estragando minha vida daquele jeito. Chorava muito, ficava muito deprimida e mais ainda por saber que aquilo não fazia bem pro meu bebê. Agora, pelo menos sei que estou sozinha, não fico me iludindo com falsas esperanças. E tenho certeza que no futuro, é ele quem vai se arrepender.
    Muita força pra todas nós!!

  • Michele disse:

    Estou passando por esse momento, estamos morando junto a mais ou menos 3 anos, em fevereiro desse ano descobri a gravidez, agora estou com 5 meses e ele repentinamente resolveu ir passar um tempo na cidade natal dele, Pernambuco, e pelo fato de eu não querer ir com ele, ele terminou o nosso relacionamento, agora estou desestruturada, não sei o que fazer, moramos de aluguel em São Paulo, mais não darei conta de pagar o aluguel e criar o bebe sozinha, então a unica solução que estou encontrando é voltar para a casa do meu pai, pra mim está sendo uma barra e tanto, perdi minha mãe que estava com câncer, a 3 meses, e agora essa separação no momento que deveria ser o mais magico da minha vida. Mas Deus sabe o que faz, no momento eu não entendo o por que de toda essa situação, mas Deus sabe, e talvez la na frente eu enxergue que realmente foi melhor assim, peço apenas força a Deus para criar e educar meu bebe, e dar todo amor que ele merece.

  • Renata disse:

    Estou passando por isso, doi muito, estávamos a quase dois anos, estou grávida de sete meses, ele foi mudando, eu confesso que minha carência atrapalhou pq acabei cobrando atenção demais, brigando demais. Ele disse que quer ficar sozinho, e que é pra deixar nas mãos de Deus, que se for da vontade dEle iremos ficar juntos. Não sei o que fazer, dói pq ele pode sair com outras mulheres, e eu só tinha ele, e agora nem isso! To muito deprimida, desesperada, tentando me reerguer mas ta dificil. Quero estar com ele mas não sei que atitude tomar para que ele volte! Tenho 27 anos.

  • Samara disse:

    Está acontecendo que eu não sei mais o que sinto pelo meu namorado, estou de 4 meses e é só brigas e eu não quero que uma criança nasça em um ambiente assim, decidi terminar.
    Será que fiz certo?

  • Nathalia disse:

    Infelizmente estou passando pela mesma situação. Não consegui me conformar pois ele se mostrava tão apaixonado e certo do que sentia… tantas declarações. Nunca imaginei que uma pessoa que conheço a tanto tempo e era um grande amigo, que falava tanto em Deus pudesse me fazer passar pelo que estou passando. Há um mês assumiu um novo relacionamento enquanto eu num momento de tanta fragilidade contava com ele ao meu lado.
    Além de me deixar, ainda me cobra maturidade para saber conviver com a situação… cada dia que passa fico mais decepcionada com as atitudes dele. E por isso resolvi bloquear qualquer tipo de contato, pois fico péssima toda vez que nos falamos. Ele é incapaz de reconhecer que errou, que me iludiu o tempo todo…
    Hoje completo 30 semanas e minha filha está super bem. O que tem me ajudado são as pessoas que realmente me amam estarem do meu lado, e Deus acima de tudo.

  • Pedro disse:

    Eu estou passando por isso no caso estou tentando manter o relacionamento conheci uma pessoa nos envolvemos e no primeiro encontro ela engravidou. Eu tenho 22 anos e ela 32, nos envolvemos sem ao menos saber os gostos um do outro. Eu não queria nada sério e isso era explicito, já ela queria muito engravidar tanto é que ficou super contente e em nenhum momento mostrou susto ou algo do tipo. Eu venho tentando manter um relacionamento desde então. Mas ficar com alguém apenas pra fazer o casal feliz não creio que seja melhor do que terminar um relacionamento que não vai bem, ou melhor dizendo manter um relacionamento que nunca existiu. Ela é uma pessoa maravilhosa, sempre quis o meu bem e sempre me apoiou e ajudou a melhorar. Mas não quero um relacionamento nunca quis e ainda mais com alguém que quer um parceiro submisso e neutro. Eu não estou querendo fugir da responsabilidade de ser pai longe disso quero dar tudo aquilo que eu não recebi ao meu filho. Estou um tanto quanto perdido pois ela já esta com 5 meses de gestação e eu não quero manter esse relacionamento.

  • Deixe seu comentário