Como controlar o volume excessivo dos cabelos

Às vezes parece que algumas características são uma questão de sorte: algumas garotas têm o cabelo bonito naturalmente e outras precisam lidar com probleminhas chatos como o volume excessivo.

Mas saiba amigas, que esse volume todo pode ser contornado: você pode ir contra a atitude rebelde do seu cabelo usando o corte ideal e deixando-o bem hidratado.

cabelo feminino com volume

Foto: (c) Can Stock Photo

O corte ideal

O volume excessivo dos cabelos é irritante: o cabelo fica tão armado que você parece usar um capacete e os seus amigos não pensam duas vezes antes de te chamar de Hermione. Quando o volume incomoda, é necessário que o seu cabeleireiro tenha tato para não fazer um corte que te deixe com mais volume ainda! (Cortes de cabelo curto | Tendência 2013)

No seu caso você não pode:

• Usar franja curta
• Ter um corte reto
• Com camadas bruscas

E você pode:

• Ter um franjão lateral que não deixa um volume excessivo na sua testa
• Cortar em camadas, mas camadas gradativas que começam a partir da orelha
• Usar o corte repicado
• Usar o corte com desfiado nas pontas

Abuse dos acessórios para conter o volume; grampos, tiaras, tic-tac e faixas ajudam a te deixar com um visual descontraído e feminino. Prender o cabelo, fazer trancinhas e coques também são formas de você domar a fera.

Dicas e cuidados

Os cuidados com o seu cabelo começam na lavagem: os shampoos e os condicionadores adequados vão garantir que o seu cabelo fique bem alinhado e você pode procurar um produto para cabelos volumosos ou indisciplinados, que vão dar um jeitinho nos seus fios.

O condicionador também precisa ser específico, pois sem a hidratação correta, ele ficará com aparência de mal tratado e ressecado.

Após aplicar o produto nos cabelos, faça movimentos lentos e não friccione com força e nem muito rápido, tudo deve ser bem delicado.

Massageie o couro cabeludo com os dedos e faça movimentos de zigue-zague, para frente e para trás. Se o seu fio está muito embaraçado, deixe um pente ao seu alcance para que você tire o emaranhado após aplicar o condicionador.

mulher lavando o cabelo

Foto: (c) Can Stock Photo

Falando em pentes, eles são fundamentais para deixar o seu cabelo sem frizz. Prefira sempre pentes de dentes largos ou passe os dedos entre os fios para tirar os nós – nunca arrebente os cabelos que estão com um nó difícil de ser tirado, se isso acontecer, pegue uma tesoura e corte a pontinha. (Saiba qual o melhor tipo de escova e cerdas para seus cabelos)

Esconda todas as escovas da sua casa, pois elas são os principais vilões do seu cabelo com volume.

Caso você tenha o cabelo liso, que precisa ser penteado com mais freqüência, faça movimentos suaves e sempre comece da ponta e depois o restante do comprimento do cabelo.

Na hora de secar os fios, opte pela secagem natural e procure não sair no vento, pois ele vai bagunçar o seu cabelo e há um risco enorme dele ficar mais volumoso.

Está com pressa e prefere o secador? Então use o aparelho com o jato sempre na velocidade mais baixa, com uma temperatura quente (não extremamente quente), e de cima para baixo (se você fizer o contrário a raiz vai ficar arrepiada e com frizz). A direção correta da secagem é sempre na direção do crescimento natural do cabelo!

Em cabelos ondulados ou crespos, o mais aconselhável é usar um bico difusor que modelam os cachos e não deixam o cabelo com o temível frizz e com muito volume.

Produtinhos para o cabelo

Para ajudar a domar os seus fios, use os produtos feitos especialmente para o seu problema. No mercado você encontra condicionadores que tiram o frizz, hidratam, definem os cachos, ajudam a pentear, diminuem o volume e dão balança.

Os leave-in também são ótimos e não devem faltar na sua causa, principalmente se o seu cabelo é daqueles que sempre fica ressecado após a secagem natural.

Quando você for aplicar estes produtos, preste atenção no modo de usar, pois alguns podem ser usados próximos da raiz, a partir do meio do cabelo ou somente nas pontas. Cuidado para não exagerar na dose: use apenas uma pequena quantidade para não ficar com o cabelo pesado e oleoso.

O creme de tratamento de hidratação intensiva da Avon, que custa em torno de 17 reais, ajuda a eliminar o frizz e restaura os cabelos que estão danificados. A Amend tem vários produtos muito bons, como o creme Discipline, que deixa os fios alinhados e disciplinados. O volume excessivo vai embora com este produto que custa em média 17 reais.

Entre os shampoos você pode escolher o Vizcaya Volume Free (R$19,49) feito especialmente para cabelos com volume excessivo, o Shampoo Nutritivo Amend Gold Black (R$20,52), também é indicado e deixa os cabelos macios e sem frizz.

Qual a sua tática para tirar o volume excessivo do cabelo?

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: Divulgação

Confira também

# Confira 10 dicas para o cabelo crescer mais rápido
# Cabelos loiros: dicas e fotos
# [Tendência 2013] – Cabelos coloridos: tendências, dicas e fotos
# [Meu cabelo está caindo, e agora?] – Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento

Loading...
1 Comentário em Como controlar o volume excessivo dos cabelos
  • Lucília disse:

    Meu cabelo e cacheado e um pouco cheio,por isso eu prefiro ele liso porque o volume diminui, faço escova e passo chapinha nele toda semana, voce poderia me sugerir um produto pra passar no cabelo para tirar o volume? Adoro meus cachos por isso nn faço uma progressiva pq nn qro perdelos totalmente so qro q o volume diminua… vcs poderiam me ajudar?

  • Deixe seu comentário