Saiba como acelerar o crescimento dos cabelos: dicas e cuidados diários

Quem nunca cortou os cabelos e sentiu que os fios pararam de crescer? A sensação de que os cabelos estão sempre no mesmo comprimento ou que demoram séculos para crescer não é uma paranóia nossa. Esse problema pode estar realmente acontecendo e para solucionar esta questão, lhe daremos dicas para acelerar o crescimento dos cabelos!

Como acelerar o crescimento do cabelo feminino

Foto: (c) Can Stock Photo

O meu cabelo é lerdo ou é normal?

Quando cortamos o cabelo e odiamos o corte, o primeiro pensamento encorajador que colocamos na cabeça é: “não chora, ele vai crescer”. E aí entra a ansiedade para que os fios voltem ao tamanho em que estavam e apaguem aquele penteado terrível que o cabeleireiro fez em você.

Mas o crescimento do fio leva um tempo que para nós parece ser eterno. Um fio normal cresce em média apenas 1 centímetro por mês! Ou seja, se você tirou uns quatro dedos é provável que demore quatro meses para o seu cabelo voltar ao tamanho original.

Quem sofre com estes problemas:

• Ovários policísticos
• Hipertireodismo ou hipotireoidismo
• Diabetes
• Caspa em excesso provocada por dermatite seborreica (Tratamento caseiro para caspa)

Também sente os fios crescerem devargazinho, então procure o seu médico que pode lhe indicar alguma vitamina ou outro remédio para ajudar o seu cabelo a crescer.

Contudo, se o seu fio está beem lentinho e em quatro meses ele continua paradinho, sem quase nenhuma evolução, vale à pena seguir as nossas dicas para acelerar o crescimento, que pode estar ligado à carência de vitaminas. (Como saber se o cabelo está caindo além do normal)

O que eu preciso fazer?

1. O primeiro passo para que o seu cabelo cresça é cuidá-lo da forma correta. Por exemplo, faça hidratação, de preferência uma vez por semana, usando produtos específicos para o seu cabelo – nada de usar uma máscara emprestada; use um creme que trate realmente do seu problema.

2. Também não deixe de cortar as pontas duplas, grandes responsáveis pela demora no crescimento, a cada dois meses. (Cortes de cabelo para o inverno | Fotos e modelos)

3. Na hora do banho e antes de dormir, massageie o couro cabeludo, pois quando o sangue circula pela região, ele leva consigo todos os aminoácidos e vitaminas que ajudam no crescimento. Para fazer a massagem da forma adequada, passe uma escova da nuca até o topo da cabeça.

5. Não se esqueça que o que comemos influencia no aspecto do fio, então coma muita verdura, proteínas, legumes e procure incluir na sua dieta alimentos que contenham vitaminas E, A, C e F e zinco. (Alimentos que combatem a queda dos cabelos)

6. Algumas mulheres preferem usar ampolas de vitaminas no cabelo, mas se elas já estiverem inseridas na sua alimentação, não será preciso comprar estas cápsulas.

7. Beber muita água é outra maneira de deixar as madeixas sempre hidratadas.

Você não deve fazer

• Dormir com o cabelo molhado, usar chapéus, bonés ou qualquer coisa que abafe os seus fios, pois isso propicia o aparecimento de fungos que diminuem o crescimento normal dos fios.

• Não fique com o cabelo sujo por muito tempo, principalmente se ele é oleoso. Quanto mais óleo no couro cabeludo, menores as chances do fio se desenvolver normalmente.

mulher lavando o couro cabeludo

Foto: (c) Can Stock Photo

• Abra mão do cigarro. Mais um malefício para a lista da nicotina: perda de circulação sanguínea no couro cabeludo e conseqüentemente, menos nutrientes para o fio.

• Tomar banho muito quente: é irresistível tomar um banho bem quentinho no frio, mas procure molhar a cabeça com uma água morna, pois a água quente estimula a produção das glândulas sebáceas.

• Nunca deixe o condicionador no cabelo: deixar resíduo de condicionador ou finalizador pode retardar o crescimento.

• Infelizmente os tratamentos químicos não são nada bom para a saúde do fio, então se você sente que o seu cabelo não cresce de jeito nenhum, procure mudar os produtos que usa, principalmente as colorações e descolorações.

• Nunca prenda os cabelos com os fios ainda molhados.

• Não coloque o secador muito próximo da raiz, deixe-o a uma distância de pelo menos 15 centímetros.

Potencializando o crescimento

Os produtos para acelerar o crescimento realmente dão certo e você pode comprar as cápsulas de vitaminas (Haar intern) ou ampolas e misturar no shampoo. Se o seu fio quebra facilmente, use um fortificante que também é ótimo.

Se o seu problema é a oleosidade, tente tratar o couro usando um creme de alecrim, que controla a produção em excesso de sebo.

Quem adora receitinhas caseiras para lambuzar os fios pode tentar usar o chá verde misturado com o shampoo. Eu nunca tentei essa mistura, mas como o chá verde é poderoso em tudo e tem ação antioxidante, acredito que ele deve ajudar.

Na farmácia você encontra pílulas voltadas exclusivamente para o crescimento do cabelo, como a Pill Food e soluções como o óleo de semente de uva, que deve ser usado morno no couro cabeludo.

E você, amiga, tem alguma receitinha caseira para as nossas leitoras? Deixe o seu comentário!

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como eliminar o esverdeado do cabelo
# Cabelos loiros: dicas e fotos
# [Saiba mais sobre] – Queda de cabelo: causas, prevenção e tratamento
# [Boa alimentação: cabelos bonitos] – Alimentos que aumentam o brilho dos cabelos

Loading...
9 Comentários em Saiba como acelerar o crescimento dos cabelos: dicas e cuidados diários
  • Ariana Gomes disse:

    Meninas, uma dica:
    O suco de alface é um excelente remédio caseiro para o cabelo crescer. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 500 g de folhas de alface verde-escuro e 2 copos de água.
    Para preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta bater os ingredientes no liquidificador e o suco está pronto para ser bebido. Apesar da facilidade no preparo é preciso alguns cuidados na hora de selecionar as folhas de alface, para garantir a qualidade do suco prefira as folhas frescas, firmes, pesadas e que tenham a cor verde-escuro.
    O alface proporciona o crescimento do cabelo mais do que qualquer tratamento do couro cabeludo ou corte, isso por que envia nutrientes vitais diretamente para as raízes dos cabelos.
    O gosto do suco pode ficar um pouco forte e amargo se não for diluído, se preferir misture o suco de alface com suco de outras frutas, e beba a vontade.
    Comer muito alface também ajuda e muito.

  • adriana disse:

    Presiso de ajuda meu cabelo e pequeno e nao sei o que faser para crecer me ajudem pelo amor de Deus.

  • nete disse:

    usei mega hair durante 2 anos e meu cabelo esta ralo e quebradiço o q faço to mal

    • Letícia disse:

      Olha, o mega hair abafa a raiz do seu cabelo, não interessa o tipo, mesmo se for tic tac ou de tela, ele abafa a raiz do seu cabelo, e faz com que seu cabelo fique quebradiço e ralo. Enfim, é bom evitar usar os mega hairs. Agora você pode fazer assim, hidrate seus fios, e se alimente bem, assim, seu cabelo poderá voltar ao normal, se não voltar procure um salão de confiança e esclareça sua duvida. Espero ter ajudado.

  • duda disse:

    o meu nn precisa mais crescer TANTO assim, tem 1 metro e 15 centímetros. tenho apenas 12 anos e nn corto o cabelo há 8 anos. nem as pontas!

  • Estela disse:

    Meu cabelo é curto e eu quero ele grande… mas para ele crescer é uma demora..
    O do chá verde eu já fiz,mas só com ele deixado morno, por cerca de 30 min no couro cabeludo com uma touca térmica.

    • Letícia disse:

      Linda, já ouviu falar no shampoo bomba ? Várias gurias ensinam fazer ele, basta procurar videos. Não é difícil de fazer, e ele ajuda bastante no crescimento do cabelo, eu estou usando, mas tem que usar-lo de forma correta. Eu uso de 2 meses, dai eu paro 1 mês depois repito o processo até acabar…
      Bom, espero ter ajudado ! 🙂 beijinhos !

  • Isandra Luz disse:

    Boa tarde,

    Eu usei o shampoo chamado “crece pelo” e de fato meu cabelo cresceu bastante. A linha completa é cara, sai em torno de R$105,00. Agora comecei a usar a o shampoo e condicionado da Neovex que o preço é bem mais em conta.
    Agora é torcer pra que ele tamb´me funcione.

  • regina mateus disse:

    adorei as dicas, costumo passar mel de abelha pra idratar, junto com a mascara

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer