Possíveis razões para o ganho de peso repentino

Unanimidade nos dias atuais, a preocupação com a estética corporal e a saúde sempre estão em voga. Afetando tanto a autoestima como a saúde, o ganho de peso repentino é temido pela maioria das mulheres, pois não há sensação pior do que sentir-se desconfortável com o próprio corpo.

A principal dica para sanar ou prevenir esse problema para então poder perder peso com saúde são consultas a endocrinologistas e nutricionistas, profissionais capacitados para indicar a solução específica para cada tipo de paciente e explicar quais são as causas de tal problema.

mulher ganho de peso repentino

Foto: (c) Can Stock Photo

Dessa forma, diversos fatores podem ser os responsáveis pelo ganho de peso repentino, sejam eles de resolução mais simples (como falta de equilíbrio ou organização em dietas) ou até mesmo casos mais sérios, que são compostos por uma série de doenças.

Mudanças nos hábitos alimentares

Prestar atenção na alimentação é o ponta pé inicial para perder peso excessivo. Porém, quando há algum transtorno alimentar é hora de tomar cuidado. É comum a realização de alterações nos hábitos alimentares – pessoas não se preocupando com o que ingerem ou que são adeptas a dietas malucas –, e algumas dessas mudanças causam o súbito ganho de peso.

Retenção de líquidos

É aquele inchaço no corpo ou em alguma parte específica e ocorre quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e começa a acumulá-los entre as células, provocando edemas no corpo. Em um período de 24 horas é possível que quem sofre com a retenção de líquidos ganhe até 2 kg. (Confira nove dicas para desinchar sua barriga)

As causas desse problema que resulta em ganho de peso imediato podem ser variações da pressão sanguínea, reação do corpo às altas temperaturas, problemas vasculares ou circulatórios e por aí vai. É importante estar atento e buscar auxílio médico caso suspeite que seu organismo esteja com retenção hídrica.

Alteração na produção de hormônios

O corpo feminino é sempre repleto de mudanças, e quando diz respeito a alterações hormonais, são muitos os tipos que podem ser responsáveis pelo aumento de peso.

As alterações mais frequentes são provenientes do período pré-menstrual e do período menstrual, que causam mais que ganho de peso repentino: o desconforto com o próprio corpo, alterações de humor e compulsão alimentar também são situações típicas. Por isso é importante ter controle na ingestão de alimentos durante esse período crítico para não enfrentar problemas com a balança posteriormente.

leia também

Conheça oito problemas de saúde que fazem você engordar
[Emagreça sem erros] – Sete hábitos que atrapalham a perda de peso

Os hormônios também são alterados quando o assunto é gravidez. É preciso tomar cuidado com a alimentação excessiva, que além de problemas na saúde, origina em quilos a mais dos que os já esperados para o corpo de uma gestante – aumento de peso que é resultante da geração de mais fluídos, sangue e placenta para o bebê.

Fique atenta às bulas dos medicamentos

Se você faz uso de algum tipo de medicamento, é importante verificar as contraindicações nas bulas. Alguns remédios podem conter componentes que resultam em ganho de peso repentino, sendo anticoncepcionais e antidepressivos os mais comuns integrantes dessa lista.

Doenças

O ganho de peso repentino muitas vezes é proveniente de algumas doenças. As mais comuns são o hipotireoidismo, deficiência de ácidos graxos essenciais e a depressão. Conheça um pouco sobre cada uma delas.

Hipotireoidismo: a doença é resultante da deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireoide, a tri-iodotironina e a tiroxina, falha causada principalmente pela inflamação da glândula tireoide e pela falta de iodo na alimentação. Além do aumento de peso, o hipotireoidismo possui sintomas como fadiga, sonolência, diminuição da frequência cardíaca e outros mais;

Deficiência de ácidos graxos essenciais: popularmente conhecidos como “gorduras boas”, esses ácidos devem ser ingeridos diariamente na alimentação. A falta deles ocasiona inúmeros problemas, como fraqueza, problemas visuais, pele seca, edema e, claro, o ganho de peso;

Depressão: transtorno psiquiátrico que pode afetar pessoas de qualquer idade. A depressão pode causar diversos problemas e quando se trata das alterações na alimentação, ela sucede-se comumente com a perda de apetite, mas alguns casos apresentam o aumento da fome e a falta de saciedade após realizar as refeições.

Se você apresenta alguns dos fatores acima, a dica é ficar atenta e procurar ajuda profissional para sanar os problemas e evitar a continuidade do ganho de peso repentino. Além disso, se a preocupação for mais relacionada à estética, a realização de atividades físicas com a frequência de no mínimo três vezes por semana é altamente recomendada e ajuda muito a controlar e perder peso.

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como perder gordura localizada: dicas
# Dieta para emagrecer 7kg em 7 dias
# [Sopas milagrosas] – Sopas para emagrecer: receitas passo a passo
# [Os principais erros da dieta] – Confira 10 erros mais comuns cometidos por quem faz dieta

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Possíveis razões para o ganho de peso repentino

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Só existe uma lei no amor; tornar feliz a quem se ama. Stendhal