Manchas no rosto

É muito comum problemas dermatológicos causarem inquietação e dor de cabeça nas mulheres, ainda mais quando atingem o rosto. As manchas no rosto aparecem devido aos mais diversos motivos, que podem ser desde a alteração na produção de melanina, algum tipo de infecção, distúrbios hormonais, exposição ao sol ou, até mesmo, marcas provenientes de acne.

A principal recomendação para livrar-se com segurança das indesejadas marcas na pele é consultar um médico dermatologista, que tem a formação e conhecimento necessários para indicar quais são os melhores produtos e tratamentos para cada tipo de pele.

mulher cuidando da pele

Foto: (c) Can Stock Photo

Há, também, disponível no mercado, uma infinita variedade de produtos para a pele, formando uma vasta lista de opções que auxiliam na prevenção de futuros problemas ou, então, na retirada das manchas no rosto.

Prevenir marcas na pele ainda é o melhor remédio

Em algumas das vezes as manchas no rosto são resultantes da produção exagerada de melanina (pigmento que dá cor à pele) e tal descontrole pode ser ocasionado, principalmente, pelo sol, uma vez que os raios ultravioleta tendem a prejudicar a pele.

Por isso, para evitar marcas na pele e tratar manchas já instaladas, o filtro solar é, sem dúvida, o produto mais indicado. O recomendado é que, independente do clima ou da temperatura do dia, o filtro solar esteja presente no rosto, pescoço, colo e demais partes que ficam descobertas pelas roupas.

Os mais receitados pelos profissionais

Visando indicar os produtos para a pele mais específicos, muitas vezes os dermatologistas optam, em primeiro plano, pelos cremes manipulados para o tratamento de manchas no rosto. Assim, ao consultar um médico, ele deverá analisar profundamente sua pele para então prescrever uma fórmula específica de acordo com o seu tipo de pele.

Sendo assim, três componentes estão no topo da lista dos mais receitados, tornando-se cada vez mais os queridinhos nas farmácias de manipulação e recebendo inúmeros seguidores no quesito cuidados com a pele.

Hidroquinona: ainda é o mais popular, uma vez que inibe a ação da tirosinase (enzima relacionada à produção de melanina). Para resultados efetivos, geralmente recomenda-se a utilização de, no máximo, durante nove meses, pois no caso de peles sensíveis pode causar irritação;

Idebenona: possui efeito clareador tão eficaz quanto o da hidroquinona, porém, conta com a vantagem de ter maior segurança, pois não tem tantas reações adversas;

Ácido kójico: é um despigmentante derivado do arroz e promove um resultado mais leve que os componentes citados anteriormente.

Vale lembrar que é importante sempre verificar a data de validade do medicamento cosmético antes de usar. Produtos para a pele manipulados podem ter duração menor que as fórmulas prontas e o uso fora da validade pode não produzir o efeito desejado – na melhor das hipóteses – ou, ainda, causar irritação na pele e outros danos para a sua saúde.

Loções com ativos clareadores

Sempre procuradas, as loções clareadoras podem ser encontradas em diversos preços e marcas, para que você escolha aquela que melhor se adapta ao seu bolso e à sua pele. As opções são variadas e contam com interessantes tecnologias para garantir às mulheres o resultado desejado na eliminação das manchas no rosto. Confira alguns dos produtos mais populares:

mulher fazendo limpeza de pele

Foto: (c) Can Stock Photo

Loção Clareadora e Creme Muriel: atua despigmentando a pele e desobstruindo os poros, contando com uma ação que não agride a pele, recuperando a beleza deixando-a mais limpa, macia e clara;

Biomedic Pigment Control Corretor Clareador da Pele La Roche-Posay: sérum com complexo intensivo que auxilia na uniformização a pele, contendo alta concentração de ácido kójico;

Klassis Creme Thera Skin: promove o clareamento gradual das peles seca ou normal e é elaborado com ativos para a prevenção dos sinais de dano solar;

Doctor White SPF 50 Givenchy: previne a aparição de manchas e seu uso é indicado antes da maquiagem, tendo como vantagem a função de base para sua make;

Revitalift Clareador Loreal: além de clarear as marcas na pele, o creme age como antirrugas e firmador, ideal para que está preocupada, também, com os sinais da idade.

Como funcionam os Peelings no clareamento da pele

Esse procedimento é muito conhecido e aclamado pelas mulheres. Também, pudera: é capaz de promover a renovação celular de maneira progressiva, incitando a regeneração natural dos tecidos – e pode ser realizado a laser ou com uso de químicas, ambos com efeitos estimuladores para a produção de colágeno e elastina.

A diferença do peeling para as demais formas de clareamento da pele é a concentração dos ativos e a maneira como deve ser administrado, realizando intervalos de aproximadamente duas semanas em cada uma das aplicações. A grande vantagem do peeling em relação à utilização de cremes é que os resultados podem ser notados de forma mais rápida.

E você, já utilizou algum desses produtos para a pele? Qual você considera a melhor opção para tratar as manchas no rosto?

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como manter a pele bonita e saudável durante a TPM
# Como remover manchas de espinhas
# [Tipos de argila] – Argila e os benefícios para a pele
# [Envelhecimento da pele] – Saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Loading...
5 Comentários em Manchas no rosto
  • Nina disse:

    Melhor que peeling nao exite! Se pudesse faria todo mês!

  • Maria disse:

    Já usei de quase tudo,e nao sumiu,algumas ate pioraram,minha pele,é sensivel demais, dá trabalho para cuidar dela,quero tentar um peeling,mas tenho medo de piorar a situaçao 🙁

  • Sofri muito tempo com rugas e marcas na pele procurei vários especialista para me ajudar com o problema e me indicaram o inneov fermete para fazer um tratamento de recuperação na pele…fiz o que ele mandou e para minha felicidade minha pele foi melhorando e melhorando ate chega ao ponto mais saudável possível…estou muito feliz e quem precisa super indico…espero ter ajudado…
    abraço

  • Bia Polidoro disse:

    Desde muito nova sempre sofri com manchas na pele, ja usei diversos medicamentos e tratamentos naturais mais nenhum resolveu. O que vocÊ indica?

  • Jaqueline disse:

    Sofro com manchas na pele desde minha infancia, obrigado pelo artigo

  • Deixe seu comentário