Diferença entre resistência física e força muscular

Se você não está agüentando a correria do dia-a-dia e se sente acabada depois de um dia no trabalho ou após uma aula de Educação Física, está na hora de sair da vida sedentária e aumentar a sua resistência física ou a sua força muscular.

A resistência física e a força muscular têm uma diferença enorme; a primeira pode ajudar a tirar todo aquele cansaço sentido após um dia mais puxado, e a força muscular te auxilia a não enfrentar dores musculares ou se sentir uma fraca por não agüentar o peso de uma caixa mais pesada ou até de um bebê.

A diferença

Quem não gosta de exercícios físicos acha que eles só são necessários para quem pretende esculpir o corpo. Mas não é bem assim, se você leva uma vida sedentária e não levanta nem para buscar água na cozinha, com o tempo os seus músculos vão ficando fracos a ponto de reclamarem de qualquer esforço a mais que você fizer.

mulher ganho de resistência

Foto: (c) Can Stock Photo

Ter um corpo saudável vai muito além da beleza, por exemplo, quantas vezes você entrou no ônibus totalmente sem fôlego porque teve que dar um pique até o ponto? Viu, como ter um bom condicionamento pode fazer a diferença na sua vida?

Para entender qual o tipo de exercício físico que você precisa, é necessário saber o que o seu corpo está pedindo: mais resistência ou mais força?

• A resistência física é a capacidade do seu corpo em realizar atividades que exigem esforço. Entre elas, aquela corridinha básica em busca do ônibus, a subida nos degraus e até atividade sexual!

• A força muscular é o tanto de peso que seu corpo agüenta para, por exemplo, levar aquela sacola pesada do supermercado ou segurar no colo um bebê.

Exercícios físicos de resistência

Depois que você identificou qual a necessidade do seu corpo, é hora de começar a se mexer! Para quem está sem fôlego para nada, é preciso aumentar a resistência física realizando caminhadas, andando de bicicleta ou deixando o elevador de lado para usar as escadas.

mulher correndo

Foto: (c) Can Stock Photo

Claro que você não vai virar uma atleta da noite para o dia, respeite o seu limite e não queira seguir o ritmo das amigas ou de outras pessoas.

Procure criar uma rotina, sempre saia de casa no mesmo horário para o seu corpo se acostumar com o novo hábito. Com o tempo, quando a hora do exercício chegar, o seu corpo é quem vai estar pedindo por uma corridinha.

Aula de dança também é uma ótima opção para aumentar a resistência e você ainda terá outros benefícios, como se socializar mais e finalmente aprender a dançar uma música na balada. (Exercícios alternativos para emagrecer: dança)

Todos os exercícios aeróbicos auxiliam a potencializar a sua resistência física. Se você não gosta de caminhadas, procure aulas de step ou jump. Há sempre uma nova modalidade para você descobrir, não desanime!

leia também

6 exercícios físicos que mais queimam calorias
Confira os riscos de se praticar atividades físicas esporadicamente

Exercícios físicos para força

Se você está fraquinha e não agüenta o peso de nada, o único modo de reverter esta situação é se matriculando na academia. A força muscular só é obtida com musculação.

exercício físico

Foto: (c) Can Stock Photo

Os pesinhos serão os responsáveis por deixar os seus braços mais torneados e fortes. Não fique com vergonha se no início você só conseguir levantar um quilo e ainda achar que está muito pesado. O ganho muscular é gradual e todo mundo começa com pouco peso. Flexões de braços, agachamentos e várias repetições estarão no seu circuito de exercícios.

Eu não gosto muito de academia e se você é igual a mim, dá para seguir as minhas dicas para acabar gostando de musculação:

• Procure o horário que você se sente melhor, eu adorava sair de manhã quando ainda estava fresquinho.

• Puxe uma amiga para ir junto, assim uma motiva a outra (mas não chame aquela amiga que reclama de tudo).

• Programe o seu dia sempre incluindo o horário da academia: não faça do exercício somente uma opção, com o tempo você vai acabar substituindo-o por outra coisa.

• Não pense duas vezes antes de sair de casa: se você pensar, a preguiça vai comandar os seus pensamentos e as suas pernas.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Possíveis razões para o ganho de peso repentino
# Sete hábitos que atrapalham a perda de peso
# [Luta para emagrecer] – Muay Thai emagrece até 1000 calorias por aula
# [Erros na hora de malhar] – Veja oito erros que você não deve cometer na hora da malhação

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Diferença entre resistência física e força muscular

Deixe seu comentário