Separação: como lidar com a dor do término

Pessoas começam e terminam relacionamentos todos os dias. Por mais ‘frio’ que isso soe, o mundo não irá parar de girar só porque seu coração ficou em pedaços. Ninguém começa um relacionamento já imaginando como lidar com um possível fim. Acontece que se todo mundo tivesse uma certa ideia prévia da coisa, talvez o tombo fosse menos doído. Ou não.

casal superando a separação

Foto: (c) Can Stock Photo

Afinal, não dá pra fazer um manual de como agir em relação aos nossos sentimentos. Simplesmente sentimos e tentamos fazer nosso melhor. Ainda mais quando o assunto é a separação. Será que tem um jeito de fazer a dor sumir?

O que o tempo constrói…

…às vezes não somos capazes de manter em pé. Infelizmente, os casais que estão juntos a mais tempo são os que mais podem sofrer quando se vêem diante de um fim inevitável. Pra fazer com que uma relação dure é preciso mais do que amor, sexo e amizade.

-> Confira doze ingredientes que um bom relacionamento deve ter

Diversos fatores externos também precisam colaborar pra que a sintonia entre vocês continue existindo: família, trabalho, estudos, etc. Claro que sempre existe o diálogo, mas ele também não melhora as coisas num passe de mágica. Quando o relacionamento parece não fazer mais sentido, quando as brigas se tornam mais freqüentes do que os momentos bons, quando ficar com o outro se torna um fardo, quando vocês se sentem mais amigos do que amantes, é porque não tem mais jeito.

Existem exceções, com certeza. O problema é que sempre relutamos em aceitar que acabou, e aí vamos empurrando a relação com a barriga. Isso não traz nada de bom e só prorroga o sofrimento de vocês.

Mas separar-se é o melhor?

Na maioria das vezes sim. Especialmente se já se tentou de tudo e nada mudou. Até porque, é muito difícil criarmos um sentimento do nada. Falo isso para aqueles casos em que se descobre que o amor não era mais cultivado entre vocês. Se amar e ser amado fosse fácil, hoje eu estaria namorando o Johnny Depp. Brincadeiras à parte, digo isso porque esses assuntos do coração são mais complicados do que a gente pensa.

Fica tudo mais complicado quando apenas uma das partes sente que não dá mais pra vocês ficarem juntos. Aí é preciso muito jogo de cintura pra conversar, esclarecer certos pontos, e enfim aceitar sem ‘maiores danos’. Nenhum relacionamento é sempre a mesma coisa. (Como reconquistar um amor)

O tempo passa e as coisas podem mudar. Quando ambos percebem que o relacionamento está indo por água abaixo, conversar e dar uma reviravolta é possível, mas pode não ser suficiente. Se vocês tomaram juntos a decisão de se separarem, talvez fique mais fácil aceitar todo o luto do processo.

E pra fazer a dor sumir?

Não existe milagre. Funciona quase como um luto de quando perdemos alguém que amávamos. No começo é aquela tristeza sem fim, aquele vazio, a sensação de que a vida perdeu o sentido… (Depois da separação: Confira 11 maneiras de retomar a vida)

Não existe também um tempo certo. Seria injusto dizer ‘você vai ficar sofrendo por 4 meses e depois passa’. Cada pessoa terá o seu próprio tempo pra digerir tudo o que aconteceu, ficar em paz com seu coração, parar de se culpar pelo fim (porque não existe um culpado e uma vítima.. existem duas pessoas que se amavam, mas que perceberam que não estava mais dando certo).

Aqui vale o maior dos clichês: o tempo se encarrega de tudo. Por mais difícil que seja se imaginar feliz daqui um tempo, lembre-se da ciência nessas horas. De acordo com ela, nosso cérebro não está programado pra ser infeliz o tempo todo. Mais cedo ou mais tarde, você vai sentir que a vida é sim colorida, que existem pessoas bacanas ao seu lado.

O importante é dar um tempo pra si mesmo(a). Não tem problema algum em querer ficar sozinho. Curta-se, conheça-se novamente, envolva-se em coisas novas. Por mais que você se sinta desamparado e sem razão de viver, isso passa, como tudo nessa vida.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Nosso namoro não anda bem, será que acabou o amor. O que fazer?
# 10 passos para esquecer um grande amor
# Erros imperdoáveis que não devemos cometer em um relacionamento
# [Será que devo desistir] – Saiba qual o momento certo de desistir de um homem

Loading...
1 Comentário em Separação: como lidar com a dor do término
  • samira disse:

    Gostei muito do seu site bom demais conforta bastante

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry