Confira os riscos de se praticar atividades físicas esporadicamente

Quem nunca teve aquele ímpeto doido de malhar para sair do sedentarismo e depois de um tempo se cansou da atividade, passou um mês sem ir e depois decidiu retornar?

praticando exercício físico

Foto: (c) Can Stock Photo

A princípio você pode até pensar que está indo bem, já que volta e meia faz alguma atividade, mas praticar atividades físicas esporadicamente não é tão bom quanto você possa imaginar, pois ser atleta de fim de semana pode ser muito mais perigoso do que ser sedentário!

Eu sou sedentária?

A imagem de uma pessoa sedentária está sempre associada à figura de alguém mais gordinho, mas essa situação mudou há muito tempo! Os magros (aqueles bem fininhos, sabe?) também podem ser sedentários! Quem fica só em frente à TV ou computador e não faz nenhum exercício é considerado sedentário.

Você pode até jogar uns 15 minutos de vôlei no colégio, mas ainda assim continua sendo sedentário, pois seu gasto calórico continua sendo baixo.

Os riscos

Quem não tem o costume de fazer exercícios físicos não tem o preparo suficiente para agüentar uma corrida ou uma partida. Vários estudos já afirmaram que o sedentário que começa a realizar uma atividade do nada, tem um risco quase cinco vezes maior de ter um infarto do que aquela pessoa que faz exercícios regularmente.

Isso ocorre porque quando não estamos acostumados com um ritmo mais forte, a freqüência cardíaca fica desregulada devido ao aumento repentino. Com a mudança, o sistema cardiovascular fica perdido e os nutrientes e oxigênio não chegam ao músculo cardíaco como deveriam.

praticando exercício correndo

Foto: (c) Can Stock Photo

Eu acho que todo mundo, que é sedentário, já teve uma amostrinha de como o coração fica louquinho com uma atividade física mais forçada quando teve que correr atrás de um ônibus.

Depois da corrida, você não se sentiu totalmente esbaforido e o coração parecia que ia pular pela boca?

Se houvesse um hábito de realizar exercícios, a sensação não seria esta, o seu oxigênio seria bem distribuído e haveria um cansaço, é claro, mas não tão forte quanto este. Contudo não é só o coração que sofre com a sua impulsividade, outros órgãos também podem ser prejudicados com as atividades feitas esporadicamente.

Sintomas de que está na hora de parar

Os atletas de fim de semana sedentários podem sentir:

• Falta de ar
• Dor no peito
• Dor nas costas
• Tontura
• Palpitações
• Ânsia
• Palidez

Se durante a atividade física você sentiu um destes sintomas, pare de fazer o exercício e procure a orientação de um profissional de educação física, pois somente ele poderá lhe passar o treino ideal para o seu tipo físico.

Traumas e lesões

Nem todo mundo vai sofrer um infarto se começar a praticar exercícios físicos nos fins de semana, mas o seu tecido muscular com certeza vai sentir a diferença da vida sedentária e do fugaz momento da atividade física.

mulher lesão no braço e dor

Foto: (c) Can Stock Photo

Veja quais são as lesões e traumas mais comuns:

Contusão: os tecidos moles, tendões, ligamentos, músculo, podem inchar e ficar dolorido.

Luxação: um osso da articulação foi deslocado. Eu já tive isso e, no meu caso, o dedinho mínimo ficou muito inchado e roxo. A dor era pouca e foi ocasionada pela rara vez que decidi jogar basquete.

Tendinite: inflamação de um tendão que pode surgir em quem está fazendo musculação.

Entorse: Aquele alongamento mal feito acaba puxando demais o músculo e esta contração súbita causa uma lesão da articulação.

Distensão muscular: O chute mal dado ou alongamento que esticou demais o músculo causa a distensão.

Fratura: O osso não está acostumado com a carga e fratura.

Diminuindo os riscos

Você começou agora a praticar atividades físicas e quer continuar com a vida saudável? Então, siga estas dicas para não sofrer com nenhuma lesão:

• Faça exercícios físicos sob a orientação de um profissional da área.

• Mantenha uma média de freqüência de, pelo menos, três vezes na semana para fortalecer os músculos e aumentar a resistência.

• Não se esqueça de aquecer e alongar.

• Comece aos poucos, não desconte todos os dias sedentários em um dia de atividade física.

• Comece a sua atividade física fazendo 15 minutos de caminhada.

Pensando em perder uns quilinhos? Muay Thai emagrece até mil calorias por aula

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Dieta de emergência: emagreça até 6kg em 5 dias
# 7 tipos de exercícios para emagrecer em casa
# [Cálculo de IMC] – Como calcular seu peso ideal: Aprenda Agora!
# [Quer emagrecer?] – Saiba quais profissionais consultar

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Confira os riscos de se praticar atividades físicas esporadicamente

Deixe seu comentário