É possível namorar na terceira idade?

Viver uma relação amorosa não é exclusividade de adolescentes e jovens adultos. Se namorar fosse apenas para “jovens”, muitas pessoas na 3ª idade estariam fadadas a passar o resto de suas vidas solitárias.

Como existem diversas possibilidades de conhecer novas pessoas, a chance de começar um namoro na chamada 3ª idade é cada vez maior.

Namoro na terceira Idade

Foto: (c) Can Stock Photo

Diante de tantos problemas relacionados a doenças, a chamada “melhor idade” não é considerada como melhor por muitos idosos. Além disso, a idade avançada está ligada ao surgimento de preocupações com a morte, o futuro de filhos e netos e com o que fazer com o tempo livre. Logo, passar esse período da vida acompanhado de alguém que te faça bem é muito melhor do que passar os anos sem ninguém para dividir as alegrias e para amenizar as dificuldades do cotidiano.

Ter um relacionamento sério saudável é gostoso em qualquer etapa da vida. No caso da 3ª idade, o namoro aumenta a vontade de viver, pois a sensação de ser amado evita que os idosos se deprimam facilmente. Outro benefício de namorar na 3ª idade é a possibilidade de manter um estado emocional mais equilibrado, o que também reduz os problemas de saúde das pessoas.

Preconceito

A realização amorosa de um casal de idosos pode esbarrar no preconceito das pessoas, tanto desconhecidas como amigos. Independente da idade da pessoa por quem se está apaixonada, a pessoa com idade avançada pode se sentir envergonhada e com medo de assumir o novo amor, com receio de que os outros julguem tal sentimento.

O preconceito também é comum em muitas famílias, pois os filhos e outros parentes nem sempre aceitam a ideia de seus pais e avós começarem uma relação nova. Há até mesmo casos de filhos e netos que se sentem ameaçados pela presença de um novo companheiro para algum idoso da sua família.

Muitos parentes ficam preocupados com a saúde da pessoa na 3ª idade, bem como com questões financeiras. Porém, o que nem todos percebem é que os idosos têm direito de serem felizes com quem eles quiserem e a felicidade deles é mais importante que qualquer outro fator.

Opções de encontro

Não faltam opções para quem deseja encontrar um namorado ou uma namorada na 3ª idade. É possível conhecer novas pessoas em grupos de trabalho voluntário, cursos e outros locais de socialização, como ambientes para prática de atividades físicas e lugares culturais.

Além disso, o uso da internet tem crescido entre os idosos, permitindo que muitos deles consigam marcar encontros por meio de sites especializados (Sites de relacionamento / 14 melhores sites de namoro do Brasil) ou a partir de redes sociais convencionais.

casal da terceira idade passeando de mãos dadas

Foto: (c) Can Stock Photo

Bailes de 3ª idade também são pontos de encontro de pessoas que desejam se relacionar com gente da mesma faixa etária. Os frequentadores de locais assim costumam ir justamente para passar bons momentos juntos e dividir experiências com companhias que possuem idade semelhante.

E o sexo?

Transar também faz parte de namoro, por isso, é preciso abordar esse tópico que ainda é delicado para muitos idosos, afinal, a acessibilidade de informações nem sempre foi grande como é hoje em dia. Assim como qualquer pessoa com menos idade, recomenda-se o uso de preservativos, de modo a evitar a transmissão de doenças.

No caso de mulheres na 3ª idade, é fundamental ter alguns cuidados devido à menopausa, que diminui os hormônios responsáveis pela lubrificação corporal. Tal problema pode ser facilmente contornado com a aplicação de lubrificantes e hidratantes vaginais, que devem ser utilizados de acordo com as instruções de um médico de confiança.

Técnicas de sedução

Para chegar ao sexo e à fase de namoro, é imprescindível conseguir conquistar a outra pessoa. Se você se sente enferrujada por não sair com outra pessoa há muito tempo, não tenha medo de se arriscar. A principal técnica de sedução é ser você mesma, agindo com a maior naturalidade possível.

Outra técnica de sedução é destacar seus principais atributos, que podem ser desde dotes culinários até habilidade como massagear, por exemplo. Além disso, use sua criatividade para deixar a relação mais divertida e relaxante para ambos.

Para finalizar, tome cuidado com quem você leva para casa, pois há muitos aproveitadores por aí. O mesmo vale para o fornecimento de dados pessoais e até bancários, que podem ser utilizados por pessoas de má fé.

E você, já teve alguma experiência de namoro na 3ª idade ou conhece alguém que passa ou passou por situação semelhante? Conte a experiência na seção de comentários!

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# 10 sinais de que você encontrou o cara certo
# Namorando homens mais novos
# [Será que vai dar certo?] – Podemos prever o sucesso numa relação?
# [Idade aceitável] – A diferença de idade interfere em um relacionamento?

Loading...
2 Comentários em É possível namorar na terceira idade?
  • Solange disse:

    Possível e muito bom. O amor de “outono” é muito mais firme.

  • Solange disse:

    Claro. Abaixo o preconceito.

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer