Como saber quando se está apaixonado? Confira os sinais:

Não existe exatamente uma fórmula que diga “sim, você está apaixonado”. Quando se trata de sentimentos e emoções, cada pessoa pode interpretá-los e reagir de forma diferente. Pessoas mais tímidas, por exemplo, podem não deixar transparecer tão facilmente os sentimentos que começaram a nutrir por outra pessoa. Entretanto, a paixão emite sim seus sinais. Tão sutis, que muita gente pode nem perceber que está gostando de outra pessoa.

como saber se é amor o que sinto

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você parece sentir que está confuso, sem saber direito o que está sentindo, confira o texto abaixo e descubra se você está ou não apaixonado!

O que é atração física, amizade, amor ou paixão

Antes de mais nada, é preciso entender que cada um dos sentimentos acima são bem diferentes. Podem ser complementares, mas também são capazes de se manifestar sozinhos.

• A atração tem a ver quase que puramente com o aspecto físico da pessoa. É aquela vontade de, com o perdão da expressão, comer a pessoa com os olhos. Não existe um interesse pela pessoa em si, como sua personalidade, por exemplo.

• A amizade é um outro sentimento bem definido. Existe a vontade de estar junto, de ajudar, de sair pra se divertir, mas não existe o interesse sexual (salvos casos da famosa “amizade colorida”).

• O amor é como se fosse a última parada. Não é algo que surge à primeira vista, ele é construído a partir do interesse mútuo das pessoas em fazer dar certo. É aquele velho papo de conquistar a mesma pessoa todos os dias, sabe? (Confira o que é o amor verdadeiro)

• A paixão é aquele sentimento inicial, arrebatador. Pode ser confundido com a atração, mas a intensidade é que delimita esses sentimentos. Pode ser meio arbitrário definir assim os sentimentos. Por mais que nosso corpo, mente e coração emitam sinais, a gente tem o poder de querer complicar tudo e entender tudo errado os sinais que o outro emite. (Passo a passo: como saber se é paixão, amor ou atração? )

Assim que nos tornamos conscientes de nossos sentimentos, pronto. A probabilidade de fazermos algo errado aumenta. Acontece que ficamos mais bobos, mais ingênuos, mais felizes.

E agora, será que estou mesmo apaixonado?

De repente você se pega pensando naquela sua amiga de infância e que hoje curte sair pra balada com você e outros amigos em comum. Até certo ponto, muitos homens poderiam dizer que esse é mais um típico exemplo de um cara que quer ficar com a tal amiga.

sinais do amor no relacionamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Esse ficar pode ser bem subjetivo e cada pessoa interpreta de um jeito. Pra falar um português mais floreado, suponhamos que no início o cara pense que quer apenas passar uma noite com a tal amiga. Entretanto, a vontade parece ser mais do que essa. Aí é que está toda a diferença. É bem comum que com o tempo e a convivência, a atração surja entre dois amigos e role algo a mais.

Porém, a paixão vai além do puro interesse sexual no outro. Parece que tudo aquilo que a pessoa diz soa inteligente ou engraçado. Você começa a perceber detalhes do corpo do outro que até então nunca tinha reparado. Você nota como o cabelo dela é bonito. Como o sorriso é largo. Como ela é delicada ou simpática. Como num passe de mágica, você passa a endeusar a pessoa.

-> 15 sinais que ele está totalmente apaixondado por você

Os defeitos somem, e tudo fica muito bonitinho. Você não sabe direito o que fazer com todas essas sensações. Mas dá vontade de conversar por horas com a pessoa. De mandar mensagem. De querer marcar um encontro a dois. De querer conhecer os amigos dela. Você quer deixar de fazer os seus programas pra satisfazê-la e vê-la feliz. Sim, você está apaixonado.

A paixão acaba

Ou melhor, ela se renova, evolui. Caso a paixão evolua para um relacionamento, já aviso de antemão. Não dá pra manter esse clima de novidade durante todo o relacionamento. Existe uma luta constante contra a rotina, contra a acomodação.

O segredo dos relacionamentos felizes e duradouros está justamente no empenho de conquistar a pessoa todos os dias. Elogios, carinhos, compreensão, paciência, sexo. Cada casal descobre a fórmula que funciona pra si. Pra tudo existe remédio, menos pra falta de amor. E este sim dá trabalho pra manter. Mas quando ambos se jogam nisso sem medo, faz tudo valer a pena.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Confira o passo a passo para conquistar um marido
# Como fazer um homem se apaixonar por você
# [Sera que ele me ama?] – Confira 10 sinais de que ele está a fim de você
# [Coisas do Coração] – Atitudes que podem significar que você está gostando dele

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como saber quando se está apaixonado? Confira os sinais:

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer