Como manter a pele bonita e saudável durante a TPM

Só quem tem TPM sabe como é difícil lidar com as transformações físicas e emocionais passadas durante esse período. Um dos sintomas de TPM é a mudança na pele feminina, devido às alterações hormonais.

Como há um aumento dos níveis de hormônios andrógenos, a quantidade de glândulas sebáceas vai às alturas, resultando em mais acne, provocada pelo excesso de oleosidade. Tal característica de mulheres que se encontram no período anterior à menstruação é bastante irritante, pois nem sempre é fácil esconder as espinhas e cravos que aparecem no rosto.

mulher limpando a pele e hidratando o rosto

Foto: (c) Can Stock Photo

A pele com acne não só fica menos atraente como também se caracteriza por ser menos saudável.  Qualquer mulher com TPM fica horrorizada só de se ver rapidamente no espelho e reparar como sua pele fica nos dias que antecedem a menstruação. Para resolver esse problema, basta tomar alguns cuidados que ajudam a evitar acne e dermatites nos dias de maior tensão.

-> Espinha interna: tratamento e prevenção

Entre os TPM sintomas, o agravamento de problemas na pele é um dos mais incômodos, mas nem todas as mulheres sabem que é possível se prevenir contra o processo inflamatório das glândulas sebáceas, que costuma ser causado por predisposição genética e por estímulos dos hormônios andrógenos, além de fatores externos, como o consumo de determinados alimentos.

Veja abaixo as principais dicas para melhorar a sua pele na TPM:

1. Consulte profissionais adequados

A primeira dica é consultar um médico especializado em problemas relacionados à saúde da pele. Além disso, o tratamento com o acompanhamento de um dermatologista pode ser mais eficaz se você mantiver seu ginecologista sempre atualizado, visto que a TPM afeta diversas partes do corpo feminino. Além disso, o ginecologista ajuda no controle das alterações hormonais a partir de anticoncepcionais e outros recursos;

2. Controle da oleosidade com produtos certos

Ao consultar um dermatologista de qualidade, pergunte quais produtos são mais indicados para a sua pele. Em geral, a oleosidade facial é prevenida com sabonetes seborreguladores, esfoliantes e adstringentes. Se a sua pele já estiver oleosa, deixe de lado os cremes faciais, pelo menos até você menstruar;

3. Hidratação constante

Hidratar o corpo é recomendável para qualquer pessoa, mas determinados grupos costumam precisar de uma hidratação ainda mais efetiva. Mulheres com TPM se encaixam nesse padrão, logo, é necessário beber mais de 1 litro de água por dia, a fim de reduzir a oleosidade;

4. Alimentação balanceada

Evite alimentos processados, como laticínios, açúcares e óleos refinados, dando preferência a comidas frescas (como frutas e vegetais), além de carne branca e frutos do mar. O exagero no consumo de carboidratos e gorduras também leva a um aumento da oleosidade, portanto, coma menos frituras e chocolates durante a TPM.

Aconselha-se a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, cálcio e magnésio, bem como sucos naturais no lugar de refrigerantes e sucos artificiais. Há ainda quem goste de obter vitaminas e outros componentes por meio de comprimidos, mas o ideal é ingerir tais elementos a partir de comidas como iogurte, lentilha, salmão e frutas variadas;

5. Menos maquiagem e protetor solar

Se você costuma passar muita maquiagem diariamente, é melhor parar ou reduzir essa prática no período de maior tensão antes da menstruação. Caso você precise utilizar maquiagem, opte por produtos com pouca oleosidade, evitando itens como bases líquidas. Uma das maiores sugestões relacionadas à maquiagem é recorrer a produtos pós-faciais e jamais dormir com maquiagem no rosto.

-> Saiba como escolher um bom protetor solar

No caso do protetor solar, a orientação é diminuir a quantidade ou se proteger de outras maneiras, como com o uso de chapéus ou simplesmente evitando o contato direto com os raios solares por muito tempo. Além de não dormir também com protetor solar na face, opte por produtos feitos com gel ou loção fluida, que são melhores para a pele em comparação com cremes pesados;

6. Exercícios físicos regulares

A última recomendação para melhorar a pele é praticar exercícios físicos regularmente, o que é vantajoso não apenas para a saúde e o aspecto da pele, mas também para aliviar a ansiedade e reduzir a incidência das cólicas menstruais.

A partir das dicas acima, você será capaz de passar pela TPM com menos estresse ocasionado pelos problemas de pele. Depois de aplicar as nossas dicas, não se esqueça de comentar a respeito da sua experiência na tentativa de melhorar a pele durante a TPM!

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem:(c) Can Stock Photo

Confira também

# 7 tipos de exercícios para emagrecer em casa
# Confira os benefícios da argila para a pele
# [Como cuidar da pele] – Receitas caseiras para remover manchas na pele
# [Cuidando da pele] – Saiba como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como manter a pele bonita e saudável durante a TPM

Deixe seu comentário