Confira como limpar o banheiro corretamente

Postado por

Dois ambientes da casa necessitam estar sempre higienizados: a cozinha e o banheiro. O primeiro não tem tantos truques: basta um bom desinfetante, pano, espuma e sabão para deixá-lo limpinho, mas o banheiro exige muitos mais cuidados.

A área não é uma das mais agradáveis para a faxina e na maioria das casas, o ambiente é reduzido, ou seja, nem sempre você consegue higienizá-lo bem. Para falar a verdade, o banheiro é a parte mais nojentinha da faxina, mas como é preciso limpá-lo, vamos as dicas!

mulher lavando pia de banheiro

Foto: (c) Can Stock Photo

Como começar:

Há alguns itens que não podem faltar na sua casa e que serão usados na limpeza: luvas, dois panos (um precisa estar seco), rodo, saponáceo, desinfetante, álcool, escovinha para o vaso, uma bucha e amaciante.

Limpando por partes:

Para você não se cansar muito ou esquecer-se de limpar uma área do banheiro, separe cada região e foque somente nela. E uma dica: deixe o chão por último. Provavelmente ele sujar ainda mais quando você estiver passando água na pia e no vaso, então, deixe esta parte para o final.

Para começar deixe o banheiro com o mínimo de objetos: tire o papel higiênico, as toalhas, o sabonete, escovas e tapetes. Depois disto feito é hora de descobrir como lavar corretamente cada parte do banheiro:

Espelho:

Quando há manchas, misture água com vinagre e passe na superfície com um pano seco (dica: este pano não deve ter outro produto, lave-o e aplique a solução).

1. Se o espelho só precisa de uma limpeza simples, você pode passar um pano limpo ou usar álcool para deixá-lo mais brilhoso.

2. O espelho deve ser limpo semanalmente, para evitar que aquelas borras de pasta de dente acabem virando manchas difíceis de serem removidas.

Vaso parte externa:

Esta é a parte mais chata da faxina no banheiro. Como o vaso tem muitas bactérias, o mais aconselhável é que você use luvas, que tanto te protegem, como também não deixam a sua mão ressecada por causa dos produtos usados.

Para limpar a parte externa do vaso, use uma esponja e um detergente ou álcool. O mesmo deve ser feito na tampa e no assento, seque tudo com um pano seco.

Vaso parte interna: Use uma escovinha específica para vaso com desinfetante ou com água sanitária (deixe a solução agir por 10 minutos). Esfregue bem a borda onde sai água e se ela tiver crosta de bloco sanitário (aqueles que deixam um perfume) use saponáceo para tirar a mancha.

Como limpar vaso sanitário corretamente

Foto: (c) Can Stock Photo

Depois de limpo dê a descarga e se as manchas persistirem, faça uma nova limpeza no dia seguinte.

Box:

Eu perco as contas de quantas horas passo esfregando o vidro do Box para remover aquelas incansáveis marquinhas brancas de sabonete endurecido. A solução para o meu caso foi usar amaciente em água morna.

1. Na área do Box é comum aparecer mofo, para tirá-lo use desinfetante e uma solução que inibe o mofo (ela pode ser encontrada em lojas de produtos de limpeza). Para que você não tenha que lidar sempre com esta sujeira, deixe a porta do Box aberta após o banho, assim o ar circula e a umidade interna diminui.

2. O ralo é um lugar que a gente nem quer mexer, mas abra a tampinha (com uma luva, é claro) e remova os fios, isso vai evitar que ocorra entupimento.

Chão:

Aqui na minha casa o piso é branco, ou seja, sempre fica sujo! Para as limpezas diárias eu uso um pano com desinfetante, mas para a limpeza mais pesada eu prefiro usar uma vassoura, sabão em pó e água. Depois de feito é preciso secar bem, pois qualquer calçado sujo termina com a minha limpeza.

Bidê:

uma esponja com desinfetante deve ser usada para limpar a parte interna e externa. Para que a umidade não facilite a proliferação de fungos, seque tudo o que limpou.

Azulejos:

Use removedor específico para tirar aquela crosta branca que fica nas frestas.

Pia:

Se ela não estiver muito suja, use uma bucha com água e sabão para deixá-la limpa. Mas se há aquelas sujeirinhas mais difíceis de serem removidas, jogue um pouco de bicarbonato de sódio na região e esfregue.

A torneira fica mais brilhosa quando usamos esponja de aço, mas cuidado para não esfregar muito e riscar o aço.

Bancada:

Se a bancada for de mármore, não use esponja de aço, passe um pano com sabão (ou álcool) e depois enxágüe. Caso ela seja de fórmica, você pode usar um produto específico ou o velho e bom sabão e depois passar uma camada de cera para deixar a superfície brilhosa.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como acabar com o mofo em sua casa
# Como tirar manchas do box de vidro
# [Confira como limpar cada tipo de panela] – Como facilitar a limpeza de panelas
# [Você sabe limpar a casa?] – Saiba como limpar sua casa de forma organizada

1 Comentário em Confira como limpar o banheiro corretamente
  • Brennda disse:
    Obrigada pelas dicas! Será a primeira vez que farei este serviço, com essas dicas acredito que tudo dará certo :D
    Que Deus abençoe vocês!
  • Deixe seu comentário: