Como evitar o ciúme e a desconfiança na relação

Não é incomum ver casais que se separaram devido às atitudes do(a) parceiro(a): “ele(a) era muito ciumento(a), não agüentava mais!” é a frase mais usada por essas pessoas. Apesar do amor que sentiam, esse tipo de sentimento realmente impossibilita que a relação flua como deve fluir.

ciúmes no relacionamento do casal

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você está passando por isso, veja abaixo algumas dicas de como evitar essas atitudes antes que elas destruam sua relação:

Identifique quando isso ocorre

1. Pra evitar que isso continue a acontecer, descubra quando isso acontece com mais freqüência.

• É quando você fala com uma pessoa do sexo oposto?

• É quando você quer sair só com os amigos?

• É quando você usa alguma roupa em especial?

2. O segundo passo está, por mais batido que isso esteja, numa conversa. Mas nessa conversa, você deverá deixar claro que, apesar de odiar essas atitudes, você está disposto(a) a ajudá-lo(a).

Quando o homem é o ciumento e possessivo:

Muitos homens não agüentam ver suas namoradas conversando com outros caras, mesmo que esses caras sejam amigos dele. Eles usam a velha desculpa do ‘eu sei o que um cara pensa, eu conheço a mente dos homens porque também sou um dele’ é furada.

Pense assim: por que ele age assim sendo que você não faz o mesmo com ele? Já que pra ele todos os homens são maníacos sexuais, então ele também deveria estar proibido de falar com outras mulheres. Tome cuidado, porque alguns caras não se importam em partir pra violência nessas horas.

Sabia que a maioria das mulheres são violentadas (física ou verbalmente) pelos seus próprios parceiros? (Fique atenta aos vários tipos de violência cometidos contra a mulher)

O ciúme e a possessividade podem tomar proporções que você nem imaginaria

Muitos casos de assassinato podem provir desses sentimentos. Então, fique atenta ao grau dessas atitudes que seu parceiro demonstra. A gente acha que conhece uma pessoa, mas de repente ela pode se transformar em outra num piscar de olhos.

-> Saiba quais são os tipos de ciúmes | Descubra o seu!

Muitas mulheres que se vêem diante desse controle não sabem como sair dele por causa do medo que sentem. Mas é preciso saber colocar um basta. A insegurança e a ideia de que amar é aprisionar estão quase sempre associadas a esses sentimentos. Pra ajudar seu parceiro(a) a superar isso, evite passar por situações que você sabe que o farão ficar de rosto vermelho de raiva.

Fique assim por um tempo até você conseguir mostrar que não há problema nenhum em falar ou sair com outras pessoas. É até saudável para o relacionamento! Isso você prova ficando mais carinhosa com ele, apimentando as noites de vocês, por exemplo. Deixe claro que você é uma pessoa livre pra ter sua própria individualidade.

Quando a mulher é a ciumenta e possessiva

Mulheres podem ser igualmente agressivas, apesar de adorarem um drama. Igualmente aos homens, esses sentimentos ocorrem devido a insegurança que elas possuem, geralmente associada à baixa autoestima. O medo de perder o parceiro pra alguma mulher mais bonita do que ela ou de ser traída faz com que as mulheres virem detetives especializadas em perseguição e conferimento dos dados.

-> Pode-se chamar de amor uma atitude possessiva em uma relação?

Tudo o que você disser poderá e será usado contra você. As mentiras ela pega no ar, por exemplo. A atitude mais comum é quando elas surtam quando você diz que vai sair só com os amigos. Na cabeça delas, você com certeza a estará traindo. Pra ajudá-la, mostre que ela também tem o direito de sair só com as amigas.

Deixe claro que não há motivo para você traí-la

Invista na sinceridade e na transparência dos sentimentos que você tem por ela, mostrando que agindo como ela age é o que determinará se ele irá trair ou não. Pra driblar essas situações, o diálogo condizente com suas ações é muito importante.

Tenha em mente que nem só de amor vive uma relação. Amar é aquele ditado: cuidar do jardim pra que as borboletas sempre voltam. Porque não temos controle nenhum sobre o que o outro sente por nós. Podemos garantir apenas o amor no presente, no dia de hoje. Esqueça o ‘felizes para sempre’ e se concentre em amar e ser amada no agora, pois só isso importa. As neuroses, o controle e o ciúme levam a nada, exceto pelo fim do relacionamento.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Confira os motivos pelos quais os homens não costumam trair suas parceiras
# Ciúme: O que é, conceito e definição
# [Aprenda a controlar] – Passa a passo: como superar e controlar o ciúme?
# [“Ele se cansou de mim”] – Confira os sinais que você está prestes a levar um fora

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Como evitar o ciúme e a desconfiança na relação

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida. Arthur Schopenhauer