Oito mitos sobre o casamento

Ao se preparar para uma festa de casamento, muitas mulheres ficam extremamente nervosas e preocupadas com os mais diversos detalhes, desde a escolha da decoração até a quantidade de convidados para a celebração matrimonial.

Diante de tantos preparativos (Check list de casamento), é fundamental que você não se preocupe com coisas propagadas amplamente, mas que não passam de mitos.

casamento

Foto: (c) Can Stock Photo

Identificar mitos e verdades é algo que todas as noivas precisam fazer. Desse modo, fica muito mais fácil direcionar a atenção para coisas realmente importantes. Pensando nisso, separamos 8 mitos sobre o casamento, que podem ser conferidos abaixo:

1º Mito: Padrinhos de casamento devem ser os padrinhos de batismo

Ao contrário do que várias noivas pensam, não é obrigatório que os padrinhos de casamento sejam os padrinhos de batismo.

Portanto, você e seu noivo podem escolher os padrinhos com bastante liberdade, optando por amigos conhecidos no trabalho, na faculdade, na vizinhança ou pessoas da própria família. Independente do grau de proximidade, é essencial que os padrinhos sejam pessoas capazes de organizar despedidas de solteiros, bem como pessoas com tempo e disposição para o acompanhamento do processo de seleção de vestidos de casamento, bolo, entre outros itens difíceis de escolher.

2º Mito: Padrinhos são sempre os responsáveis pelas alianças

Claro que os padrinhos de casamento possuem deveres, como ajudar os noivos nos momentos de necessidade e dar presentes de casamento (assim como qualquer outro convidado).

-> Lista de presentes de casamento: saiba o que pedir

No entanto, não é uma obrigação dar as alianças, que podem ser adquiridas pelos próprios noivos ou até pelos pais dos noivos. Sendo assim, os padrinhos e madrinhas são responsáveis por apoiar os noivos, não apenas antes do casamento e durante a cerimônia, mas também durante todo o período em que você estiver casada a pessoa amada.

3º Mito: Noivas devem usar vestidos brancos

A maioria das noivas prefere vestidos na cor branca (Vestidos de noiva 2013 | Coleção Rosa Clará), mas esse tom não é uma exigência. Logo, você pode escolher outras cores, dando preferência por aquelas que combinam melhor com a sua personalidade e com a decoração do casamento.

noiva vestido branco

Foto: (c) Can Stock Photo

Se você for mais discreta e não quiser usar branco, é possível optar por vestidos em tons claros e sutis, como cinza e bege. Já se você gosta de chamar a atenção, escolha cores que se destaquem mais, como vermelho, roxo, amarelo, entre outras.

4º Mito: Noivos não podem ver o vestido antes do casamento

Esse mito foi propagado por várias culturas no decorrer dos anos, porém, não há nenhuma base científica de que o sucesso de uma união entre um casal tem ligação com a visualização do vestido antes do casamento.

Por isso, trata-se apenas de uma superstição, logo, se você não acreditar nela, não há motivos para ter medo de que o noivo veja seu vestido. Há até casos de noivos que escolhem o modelo junto com a noiva, sem que isso afete o êxito do relacionamento do casal.

5º Mito: Pais separados geram constrangimento

O número de pais separados é cada vez maior e nem todos os casais lidam bem com a separação. Entretanto, isso não quer dizer que a cerimônia será prejudicada pela presença de pais separados, afinal, basta conversar com eles para que eles se comprometam a agir de maneira civilizada durante toda a cerimônia, sem incômodos causados por discussões.

6º Mito: Casar em agosto é sinônimo de azar

Conhecido como mês do cachorro louco, agosto é pulado por muitos casais na hora da decisão do mês do casório.

casamento casal feliz

Foto: (c) Can Stock Photo

Contudo, fazer o matrimônio nesse mês pode significar mais economia (a baixa temporada disponibiliza preços mais acessíveis) e mais facilidade para agendar igrejas e locais de festas, pois poucas pessoas se casam ou se formam em agosto. (10 formas de economizar no casamento)

7º Mito: É preciso convidar quem convidou

Se você foi convidado para o casamento de alguém que você não deseja chamar para o seu casamento, não precisa mais ter receio, pois você deve convidar somente quem você realmente quer na sua cerimônia. Além disso, quem opta por celebrações menores precisa racionar a quantidade de pessoas, priorizando as mais próximas do casal.

8º Mito: Noivas devem se posicionar do lado esquerdo no altar

A tradição de posicionar a noiva no lado esquerdo do noivo teve início na Idade Média, pois o noivo tinha que ficar com o braço direito livre para usar sua espada na luta contra alguém que tentasse roubar ou atacar sua noiva. Como dificilmente isso aconteceria atualmente, nada impede que você fique no lado direito, principalmente se for uma cerimônia que fuja dos padrões.

Agora você pode se casar sem ter medo de errar e cometer gafes que são mitos disseminados por toda a população!

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# O significado das cores na decoração do casamento
# Bebidas para o casamento: como calcular
# [24 ideias para bolo] – Como escolher o bolo de casamento ideal
# [Penteados para noivas] – Penteados de noivas com cabelos afro | Fotos e dicas

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Oito mitos sobre o casamento

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry