10 dicas para emagrecer no inverno

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o período do inverno é extremante propício para quem deseja manter a boa forma. Isso acontece porque para o corpo manter-se aquecido, ele aumenta o gasto calórico em até 10%: tal fator unido a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos garante que seja mais fácil cultivar o cuidado com o corpo.

Por isso, o ideal é aproveitar para emagrecer no frio e assim ficar tranquila quando o verão estiver se aproximando, sem precisar correr contra o tempo (e contra a balança!) para livrar-se das medidas e gordurinhas indesejadas.

E aí, que tal partir para a dieta do inverno? Confira nossas 10 dicas para emagrecer – ou melhor ainda: comer sem engordar – e reduza já suas medidas curtindo delícias quentinhas.

1. Abuse de sopas e caldos quentes

Já que a preferência por sopas e caldos é muito comum na época de baixas temperaturas, que tal fazer desses saborosos pratos seu carro-chefe na dieta do inverno?

-> Sopas para emagrecer: receitas passo a passo

As deliciosas sopinhas, além de serem quentes e super leves, aquecem o corpo e ajudam a fortalecer a imunidade (fator condizente à estação, uma vez que o inverno é favorável para o aparecimento de doenças como a gripe), dão saciedade e são auxiliadores da hidratação, que muitas vezes é deixada de lado na temporada de frio.

sopa para emagrecer no inverno

Foto: (c) Can Stock Photo

Algumas das sopas mais indicadas e consumidas são as clássicas receitas, como sopa de legumes ou sopa de legumes com proteína – em que se acrescenta na preparação uma quantidade de carne vermelha, frango ou tofu para as versões vegetarianas.

2. Aumente seu gasto calórico

A inclusão de fibras na alimentação também é crucial para se manter a forma, pois elas aumentam o gasto calórico do corpo. Além disso, as fibras podem e devem ser consumidas em qualquer época do ano, uma vez que são fundamentais para o organismo, auxiliando no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças como diabetes.

3. E por que não investir nos termogênicos?

Essa dica se aplica não somente para o inverno, mas pode ser usada seja qual for a época do ano. Para emagrecer comendo bem, é importante incluir no cardápio alimentos com efeito termogênico, que aceleram o metabolismo e são cruciais para o emagrecimento saudável.

A lista dos termogênicos mais conhecidos é composta por alimentos como:

– A pimenta vermelha, que é rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo;

– O ômega 3, encontrado em peixes e importante auxiliador na redução da retenção de líquido no corpo;

– O gengibre, que possibilita o aumento de 5% a 10% no gasto calórico e pode ser consumido junto com alimentos ou em forma de chá;

– O óleo de coco virgem, que contém ácido láurico e o monolauril, que ajudam na redução da gordura corporal;

– A canela, que é também fonte de cálcio;

– O guaraná em pó, detentor de cafeína que estimula o sistema nervoso central;

– E o chá verde, que é ótimo para o funcionamento do metabolismo, uma ótima maneira de emagrecer no frio se alimentando com saúde.

4. As bebidas também devem ser levadas em consideração para emagrecer no inverno

Conhecidos como fontes de aquecimento para o corpo, os chás também são uma boa pedida para proteger o organismo e auxiliar no emagrecimento. Ricos em polifenóis (formados por antioxidantes importantes que protegem as membranas celulares e o DNA), os chás também ajudam a proteger o organismo nas baixas temperaturas, sendo o recurso ideal para continuar a emagrecer no frio. (Chás que combatem a retenção de líquidos e ajuda a emagrecer)

O mais popular e recomendado é o chá verde, que, como citado anteriormente, tem efeito termogênico e, além disso, desintoxica, desincha, acelera o metabolismo, facilita a digestão e queima gordura. Combinado a hábitos alimentares saudáveis, o chá verde tem grande poder emagrecedor e ajuda a perder a famosa e não querida “barriguinha”.

Outra boa opção que tem papel importantíssimo na proteção da imunidade são os sucos naturais de frutas. A melhor escolha é o suco de limão, rico em vitamina C e possuidor de poucas calorias.

5. Para saciar a fome sem nenhuma caloria

A água é conhecida como líquido fundamental no controle da fome e na hidratação do corpo. Outro benefício na ingestão da água é o auxilio no bom funcionamento do intestino quando associada à alimentação rica em fibras. Portanto, seja qual for a época do ano, beber bastante água sempre ajuda a emagrecer com saúde.

mulher se hidratando no inverno

Foto: (c) Can Stock Photo

6. Não se perca

Inverno é sinônimo de fondues, massas e chocolates quentes – inimigos claros de quem está em busca da boa forma. Essas e outras tantas delícias do inverno não precisam ser cortadas totalmente do cardápio, mas é importante não ceder às tentações e controlar o consumo a fim de emagrecer comendo o que mais gosta sem tantas privações. O controle aos impulsos é decisivo para balancear a alimentação e seguir no caminho do emagrecimento.

7. Mantenha o foco

Como para todas as metas da vida, traçar um objetivo é mais que importante para obter resultados desejados. Por isso, que tal realizar um cronograma de quais são suas pretensões para alcançar o corpo ideal? Elaborar cardápios que contemplem o emagrecimento em junção com a alimentação saudável é uma sugestão que pode ajudar a manter o foco.

8. Três horas são suficientes

Quem nunca ouviu falar sobre – e até mesmo seguiu –a regra das três horas? Aqui, o intuito é se alimentar com intervalos de três horas durante as refeições, diminuindo assim a ansiedade e aquela sensação de fome exagerada que leva à compulsão. A lei é: coma pouco, mas coma sempre.

9. Exercícios físicos continuam sendo essenciais

Além da dieta balanceada, a rotina de exercícios é fundamental para emagrecer no frio e manter a saúde em dia. E não adianta dar espaço para a preguiça: o inverno será esquecido totalmente graças ao calor das atividades físicas e da sensação de dever cumprido após o fim de mais um dia se exercitando.

mulher se exercitando

Foto: (c) Can Stock Photo

10. Espante a preguiça!

Para muita gente, o inverno é sinônimo de preguiça e de utilizar o tempo livre para hibernar embaixo das cobertas. Porém se o seu objetivo é ficar com o corpo ideal, o rigor e disciplina são essenciais. Saia de casa, movimente-se, realize atividades que, além de prazerosas, trarão inúmeros benefícios para o seu físico e sua saúde.

leia também

Aprenda a se exercitar em casa e sem gastar dinheiro
Confira 6 tipos de exercícios que mais queimam calorias

E aí, gostou dessas 10 dicas para emagrecer no inverno? Aproveite para, além de segui-las, compartilhar suas ideias e experiências em nossos comentários. Assim, todas poderemos usufruir da boa forma em qualquer estação do ano!

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Erros mais comuns cometidos por quem faz dieta
# Dieta para emagrecer 7kg em 7 dias
# [Sucos para emagrecer] – Sucos desintoxicantes para emagrecer: receitas
# [Chá para emagrecer] – Emagreça com chá de gengibre: perca até 3 Kg por semana

Loading...
1 Comentário em 10 dicas para emagrecer no inverno
  • Vivi disse:

    Comecei hoje meu projeto para emagrecer! Ir à academia de segunda a sexta 1h por dia e lá trocar a água por chá verde… na hora da sede, o chá verde fica gostoso e ajuda o organismo como um todo.

  • Deixe seu comentário