Veja quais são as doenças mais comuns na gravidez

Apesar de muita gente achar que gravidez seja algo a ser tratado com muito cuidado, precaução, enfim como se fosse uma doença, essa não passa de um estado interessante pelo qual as mulheres passam, quando normal, por um período de nove meses e só.

Gravidez

Foto: (c) Can Stock Photo

Cuidados sim, paranoia não

Ao engravidar, é óbvio que a mulher tem que tomar certos cuidados com seu organismo, sua alimentação, com o sono (dormir bem), enfim, cuidados corriqueiros para que ela possa passar pelo período gestacional da melhor maneira possível, principalmente no que diz respeito ao emocional.

Encarando a gravidez de frente

Ao saber que está grávida, o primeiro passo a ser dado deve ser rumo a um ginecologista para dar início a um acompanhamento pré-natal (Lista de exames importantes na gravidez), pois alguns probleminhas poderão surgir em decorrência da gravidez, estar gerando em seu útero um novo ser humano que, em pouco tempo estará aqui, dividindo o mesmo espaço com ela, mãe, com toda a família e a sociedade. A espera da chegada sempre gera ansiedades, nem tem como ser diferente.

Algumas doenças típicas que podem surgir numa gravidez

Mesmo que a mulher apresente boa saúde, existem alguns probleminhas que podem aparecer na gravidez devido a uma série de fatores, decorrentes da mudança física e emocional. Vamos enumerar algumas delas, as menos graves e mais comuns:

1. Asma: com o aumento do volume uterino a as alterações metabólicas típicas da gestação, pode ocorrer uma mudança na fisiologia da respiração. Outros facilitadores são os refluxos e as infecções respiratórias relacionadas à queda da imunidade.

Os sintomas são: falta de ar, chiado no peito, secreção e tosse.

Quanto ao tratamento nesse caso, o próprio médico que acompanha o pré-natal irá determinar o mesmo. Quanto à mãe, ela deve prevenir-se evitando fatores que podem desencadear a crise asmática, como o cigarro, o frio, as infecções e a poluição.

2. Anemia ferropriva: é a deficiência de ferro que interfere na formação de hemoglobinas, proteína do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio para as células. Ela surge na gravidez em decorrência de uma dieta alimentar inadequada que faz com que a reposição de ferro seja insuficiente e há a diluição natural do sangue na gestação, devido o aumento da retenção de líquido.

Os sintomas são: fraqueza, palidez, falta de ar e sono excessivo.

O tratamento indicado para essa anemia pode ser com medicamento oral ou injetável, à base de ferro. Quem irá dizer isso é o seu médico.

Quanto à prevenção, você pode recorrer a uma suplementação de vitaminas e dieta balanceada, rica em agrião, espinafre, lentilha, feijão branco, frutas secas, gema de ovo, fígado, escarola, melão, abacate, entre outras tantas fontes de ferro que podemos encontrar.

3. Cistite: a cistite nada mais é que a infecção das vias urinárias. Ela pode surgir na gravidez devido ao fato da progesterona (hormônio que predomina na gravidez) provocar uma dilatação das vias urinárias que impede, muitas vezes, que a bexiga se esvazie completamente, fator que favorece uma infecção. (Cistite: causas, sintomas e tratamentos)

Os sintomas são: desejo frequente de urinar, sensação de ardor ao urinar, dor no baixo ventre e sangramento.

O tratamento é à base de antibiótico e só poderá ser prescrito pelo médico após um exame de urina que irá identificar o agente responsável por essa infecção. Quando não tratada a tempo, a mesma pode atingir os rins, causando uma pielonefrite, a qual poderá provocar uma rotura da bolsa ou um parto prematuro. A gestante pode prevenir-se tomando muito líquido e não deixando prender a urina.

Sem preocupação exagerada

São cuidados básicos que uma gestante deve ter e que não acarretam grandes riscos quando tratados a tempo.

Por isso é muito importante um pré-natal bem feito, com o acompanhamento de um médico de sua confiança e, independente de qualquer coisa, cuidar-se e levar uma vida regrada, respeitando o seu estado gestacional e a boa saúde de seu filho que depende exclusivamente de você.

Por Ana Virginia Miotto
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Gravidez passo a passo: dicas e cuidados
# Como saber se estou grávida?
# Alimentos que devem ser evitados durante a gravidez
# Quando começam a aparecer os primeiros sinais de gravidez?

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Veja quais são as doenças mais comuns na gravidez

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry