Quero engravidar e não consigo: o que fazer?

O sonho de ser mãe pode tornar-se um tormento se, após algumas tentativas, o teste de gravidez sempre apontar negativo. A dificuldade para engravidar acaba virando um monstro na relação de um casal e a preocupação em não ter dinheiro para bancar um tratamento de fertilidade é mais um fator que atormenta as mulheres.

não consigo engravidar

Foto: (c) Can Stock Photo

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 200 mil casais têm dificuldade para conceber um filho, mesmo estando em idade fértil. Se você se enquadra nesta estatística, veja o que fazer para ter o seu sonho concretizado.

Conheça o seu corpo

A causa da dificuldade para ter um bebê não é fácil de ser detectada, mas há maneiras de você descobrir se há algo está errado. Por exemplo: a sua menstruação é irregular?

Quando isto ocorre, é preciso verificar se você também tem muitos pêlos e espinhas. Estes sintomas são associados com a Síndrome dos Ovários Policísticos, que atrapalham a permanência do óvulo fecundado no útero.

Outro motivo pelo qual você deve conhecer o seu corpo é motivado pelos dias férteis. Todas as mulheres têm aqueles dias em que estão se sentindo mais a fim de sexo e isso tem um motivo: geralmente é nesta fase que o óvulo é liberado para a fecundação.

Para você saber direitinho o dia ideal para ter relações sexuais, faça a conta: quatorze dias antes da sua menstruação começa o período fértil. Ele dura, mais ou menos, seis dias e as chances de você engravidar na época são bem maiores!

-> Como engravidar rápido: descubra seu período fértil

No entanto, uma ressalva: você e o seu companheiro precisam estar com uma boa saúde e isso não significa apenas não estar doente, se o hábito de fumar ou beber é comum entre vocês, é preciso reavaliar os seus vícios e abrir mão deles para ter um bebê.

Procure um médico

O ginecologista é o seu melhor conselheiro neste momento. Como eu já disse, o fato de você não conseguir engravidar facilmente pode ser uma conseqüência de algum distúrbio (miomas, endometriose), então não deixe o medo tomar conta, vá ao médico assim que puder.

consulta médica

Foto: (c) Can Stock Photo

Além disso, somente o ginecologista poderá lhe passar remédios, fazer o check-up e ver a sua taxa hormonal. Se algo der errado, e for constatado que você realmente tem problemas de concepção, mantenha a calma; há tratamentos de fertilidade gratuitos.

-> Conheça os principais inimigos da fertilidade

Tratamento de fertilidade gratuito

O SUS, Sistema Único de Saúde, já conta com um programa chamado de Reprodução Humana Assistida, onde você poderá fazer desde o exame preparatório para tratamentos até a fertilização. Outra maneira de procurar ajuda é ir até o Hospital Universitário da sua cidade, que também oferece, gratuitamente, o tratamento.

Tente novos métodos!

Inove na cama e também nas tentativas para engravidar, veja estas dicas e inclua-as na sua rotina:

– Após a relação, coloque um travesseiro no bumbum para deixar a área de baixo elevada. Fique assim por uns 15 minutos, no mínimo. O sêmen ficará mais tempo no canal vaginal e as chances de um espermatozóide encontrar um óvulo aumentam.

– Não se estressa! Já ouvi diversos relatos de mulheres que tentaram por anos serem mãe, mas acabaram desistindo da idéia e adotando uma criança. No ano seguinte engravidaram. O que isso significa? A neura em ser mãe pode desencadear um stress tão grande que até atrapalha a chance de você engravidar.

– Coma bem e coloque em sua dieta alimentos como ostra, carne vermelha, fígado de galinha e feijão que contêm zinco, um mineral de extrema importância para a função reprodutiva.

– Veja outros alimentos que não devem faltar na sua casa: folhas verdes, grãos integrais, trigo, sucos de frutas, carne de peru, laranja, limão, ovos.

A ajuda do seu companheiro

Geralmente quando há a dificuldade na concepção toda a culpa cai em cima da mulher, contudo, o homem não deve ficar passivo neste momento. O percentual de problemas de fertilidade é o mesmo para ambos, e se você já foi ao médico e não foi evidenciado que há errado com você, peça ao seu companheiro para ir a um especialista.

Também peça para ele consumir cenoura, ervilha, couve-flor, mamão e outros produtos que tenham a Vitamina A, pois a falta desta vitamina no organismo masculino pode desencadear a baixa produção de espermatozóides.

Por Samantha Alievi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?
# Qual o peso ideal na gravidez?
# [Tudo sobre Gravidez] – Gravidez psicológica | Sintomas, como tratar
# [Sinais de gravidez] – Quando começam a aparecer os primeiros sintomas de gravidez?

Loading...
2 Comentários em Quero engravidar e não consigo: o que fazer?
  • Beatriz Cruz disse:

    Quero ser mãe, mais tenho dificuldade.
    Pois tenho o ovário policístico, mais já venho fazendo o tratamento com o artemids e o selene há uns 3 anos, e não adiantou nada, já tive relação no meu período fértil e não funcionou.

  • Cléo disse:

    É possivel engravidar tendo ovários micropolicistico? o meu ciclo mestrual é regular e não sei o que acontece, já consultei vários médicos e me disseram que não precisa tomar nenhum remédio p/ eliminar os micropolicisto… por favor preciso saber. Aguardo e agradeço!

  • Deixe seu comentário

    Publicidade
    Curta nossa fan page no Facebook
    Publicidade
    Publicidade

    Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry