Nosso namoro não anda bem. O que fazer?

Toda relação tem seus problemas, não espere que com vocês seja diferente. Dizem que o amor supera tudo e bla bla. Besteira. O amor por si só não tem o poder de sustentar uma relação, e é preciso bem mais do que esse sentimento mútuo. Quando a gente sente que o namoro não anda lá essas coisas, é normal nos perguntarmos o que isso significa.

Nosso namoro não anda bem

Foto: (c) Can Stock Photo

E aí também é normal achar que ele já foi pras cucuias e é melhor terminar. Mas não tenha tanta pressa. Talvez os problemas sejam menores do que você acha.

O que te incomoda?

A gente pode nem saber direito o que é que está pegando. Discussões e brigas podem ter sua origem dentro de nós, e o outro não tem nada a ver com isso.

Então antes de sair acusando a pessoa amada de estar fazendo tudo errado, pergunte-se o que anda lhe incomodando ultimamente.

– É alguma atitude?
– Ou um defeito que você não consegue mais suportar?
– É a família dele(a)? (sim, porque família também pode ser um fator de peso). Tenha uma conversa franca e liste tudo isso.

“O namoro mudou!”

Mas é claro que o namoro mudou. É praticamente impossível que vocês vivam pelo resto da vida (ou até quando dure a relação) naquele mar de rosas que era no início. Vocês não eram íntimos o suficiente, não sabiam direito quais os defeitos e qualidades do outro.

Se ir naquele aniversário da priminha dele(a) era um programa bacana, mas hoje você acha um porre, não se culpe. É normal que com o tempo, a relação fique sim mais desgastada. Nós nos acomodamos com o fato de termos alguém ao nosso lado que em teoria nos aceita, a rotina se instala com toda a força do universo, a vida social e a convivência com os amigos parecem ser sempre deixadas de lado…

-> Ideias para um encontro romântico: passo a passo

Tudo isso contribui e leva a muitas crises, mesmo que vocês não percebam. Não espere que seu namoro volte a ser o que era. E não se desespere frente a esse fato. Entenda que a relação mudou sim, assim como seus sentimentos. Eles evoluíram, e você pode ter percebido que o quão difícil(e maravilhoso) é se relacionar com alguém.

“Eu mudei”

Bom, aí pode ser ‘complicado’. Somos todos metamorfoses ambulantes, embora uns mudem com mais frequência do que outros. Isso não nos torna bipolar nem nada, nos torna humanos. Existem sim aqueles dias que nos levantamos e questionamos a relação.

não gosto mais dele

Foto: (c) Can Stock Photo

Pode acontecer de não amarmos mais a pessoa e ficarmos empurrando o relacionamento com a barriga. Isso só resulta em brigas e crises. Não se culpe por ter mudado. O problema é quando o outro não muda com você.

“Ele(a) mudou”

É comum ouvir esse tipo de queixa. “Fulana(o) não era assim, ela(e) era mais compreensiva(o), menos chata(a), etc”. É complicado dizer porque isso acontece.

Pode ser que a pessoa se tornou mais chata porque viu o quanto era difícil suportar aquele seu hábito irritante, ou ela(e) simplesmente cansou de ouvir muitas palavras bonitas e quase nenhuma ação de sua parte. Antes de acusar a pessoa de ter mudado, reveja se você também não contribui pra isso.

E dá pra sair dessa?

Sinceramente, às vezes sim, às vezes não. E só vocês tem essa resposta. Conversem muito e se mantenham aberto a tudo o que o outro dizer. Em todo relacionamento, o diálogo ainda é e talvez sempre será a melhor forma de lidar com as frustrações, expectativas e metas de todo casal.

1. Se o problema for a rotina, dá pra driblar. (10 dicas de como sair da rotina com a pessoa amada)
2. Se o problema for alguns hábitos, dá pra entrar num acordo.
3. Se o problema for a família, dá pra ‘evitar’. Só não dá pra resolver quando não existe mais amor.

Apesar de não sustentar sozinho um relacionamento, ele é o ingrediente X. Sem ele não dá. Será que vocês se gostam tanto assim? Seus olhos ainda brilham só de pensar na pessoa? Claro que não dá pra ser um eterno apaixonado todos os dias. Mas você precisa levantar da cama e pensar ‘putz, eu tenho orgulho da pessoa que eu namoro’.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# 10 sinais que você está vivendo um amor verdadeiro
# Como saber se estou apaixonada?
# [Não recebo carinho] – Ele não me dá mais atenção. Será que tem outra?
# [Desvende seu amado] – Como descobrir se seu namorado tem outra: passo a passo

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Nosso namoro não anda bem. O que fazer?

Deixe seu comentário

Publicidade
Curta nossa fan page no Facebook
Publicidade
Publicidade

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção. Antoine de Saint-Exupéry