Enxoval do bebê: dicas de como montar

A notícia de uma gravidez logo já leva às futuras mamães uma (dentre as muitas outras que surgirão) – preocupações: o enxoval do bebê. Diante de tantas opções, comprar as peças de roupa e outros utensílios que seu filho irá precisar pode se tornar uma tarefa mais difícil do que parece.

Pra conseguir separar o essencial daquilo que é capricho, veja abaixo alguns itens que, por hora, devem obrigatoriamente fazer parte do guarda-roupa do bebê:

Que época do ano vai nascer?

Esse é um fator importante a ser considerado antes de sair comprando roupinhas. Claro que algumas peças são curingas e essenciais.

Entretanto, bebês crescem rápido e você vai precisar renovar o guarda-roupa deles de pouco em pouco tempo. Por mais que o parto esteja com hora e dia marcados, imprevistos acontecem. Mas dá pra saber em qual estação do ano seu bebê irá nascer, certo?

enxoval bebê

Foto: (c) Can Stock Photo

Para o verão, invista em roupas leves, como macacões de calor, shorts e bodies. Para o inverno, compre meias, toucas e macacões mais quentinhos.

Que cor de roupas comprar?

Mesmo que você saiba o sexo da criança, procure comprar as primeiras e essenciais peças de cores neutras. O branco é sempre uma boa pedida. Compre sim roupas mais “chiques” e com detalhes para quando o bebê for com você em eventos, por exemplo.

– Para o dia-a-dia, tente não sufocá-lo com peças que o apertem mas que são “bonitas”. Bebês pedem conforto!

– Que tal deixar de lado também o velho ‘azul para os meninos e rosa para as meninas’? Não existem só essas duas cores! Não faça um estoque de roupas, pois você ganhará muitas coisas.

Acontece também do bebê nem chegar a usar tudo aquilo que você comprou ou ganhou caso ele cresça muito rápido.

Roupas para o enxoval:

Nos primeiros meses de vida, o que os bebês mais usam é macacão. E também é uma das peças de roupa que você mais vai ganhar de presente nos chás de bebê que você possa a vir organizar. Procure variar entre os tamanhos P e M.

roupas para enxoval

Foto: (c) Can Stock Photo

Lembre-se de optar por peças de algodão, pois quanto menos sintético melhor. Lave as roupas previamente antes de colocar naquela mala que vai pra maternidade ou antes de guardá-las no armário. Use apenas sabão neutro.

– 3 babadores
– 2 bonés (ou toucas de verão para proteger do Sol)
– 7 pares de meia (4 de tecidos mais leves e 3 mais grossas)
– 2 pares de luvas

– 2 casacos de lã ou linho
– 6 macacões curtos
– 6 macacões compridos
– 2 camisetas de manga comprida

– 3 camisetas de manga curta
– 8 calças tipo ‘mijão’
– 1 manta de algodão
– 4 camisas regata

– 3 shorts
– 2 vestidos
– 5 pares de sapatinhos de malha ou lã
– 10 panos de boca ou fraldas de pano

– 3 jogos de lençol para o berço
– 1 edredom
– 1 cobertor
– 3 lençóis avulsos
– 2 travesseiros

Fraldas:

Essa é uma pergunta difícil. Quantas fraldas comprar? Vai depender do tamanho que seu filho nascer. Às vezes nem será preciso comprar o tamanho RN (recém-nascido), mas é sempre bom ter pelo menos 1 pacote.

Não adianta também fazer estoque de fraldas de apenas 1 tamanho, já que o bebê vai crescer rápido. Por hora, compre pelo menos 8 pacotes de fraldas tamanho P e outras 8 M.

Não há nada de errado em pedir fraldas de presente, mas só tome cuidado pra não deixar que elas fiquem no armário. O ideal é ter um mínimo pra depois do nascimento você saber certinho qual o tamanho que seu bebê irá usar por enquanto.

Utensílios:

Nem só de fraldas e macacões vivem os bebês. Você vai precisar de utensílios como:

– Cadeirinha de carro
– Carrinho de passeio
– Berço
– Banheira

– Babá eletrônica
– Trocador
– Potes com tampa para guardar algodão e cotonete
– 2 sacolas(pra quando o bebê for junto em passeios e viagens)

Kit higiene para o banho: algodão, lenços umedecidos, cotonete, sabonetes e xampus neutros, toalhas felpudas com capuz, álcool 70% para limpeza do umbigo, 1 creme para assaduras, lixeira com pedal.

Esses são os itens mais essenciais. Tente preocupar-se menos com a decoração do quarto e mais com a qualidade de tudo o que seu bebê for usar e boa sorte!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como organizar um chá de panela
# Dicas para despedida de solteira
# [Chá de fralda] – Brincadeiras para o chá de bebê
# [Saiba o que pedir] – Lista de presentes de casamento

Loading...
1 Comentário em Enxoval do bebê: dicas de como montar
  • amei as dicas! Ajudaram muito! Só fico em dúvida quanto a cor que eu devo usar, se devo padronizar ou pegar um pouco de cada. Mas ajudou muito mesmo! Parabéns 🙂

  • Deixe seu comentário