Descubra se é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo

Não é tão incomum quanto se pensa. Jorge Amado usou esse sentimento pra compor a obra ‘Dona Flor e seus dois maridos’. Por essas bandas do ocidente, a monogamia é a forma majoritária de amar, ao contrário do oriente, em especial os países árabes. Quem nunca ouviu falar que é bem comum um sutão ter mais de 10 esposas?

triângulo amoroso

Foto: (c) Can Stock Photo

Eu sempre me perguntei se ele amava realmente todas elas ou se era apenas uma questão sexual. Como nunca conheci nenhum, ainda não tirei minha dúvida. Mas a pergunta que fica pra quem se vê gostando de outra pessoa além da que tem ao lado é: será que eu consigo amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Os problemas no amor e a vontade do outro

Normalmente, embora não seja regra, a gente passa a procurar o amor em outras pessoas quando o relacionamento atual não vai muito bem. É quando pode acontecer aquela escapada básica chamada traição.

– É comum encontrar casais que tem tudo pra terminar, mas não o fazem porque ainda se amam. (É possível amar e trair ao mesmo tempo?)

– A partir do momento que eles resolvem ficar juntos mesmo com um monte de pequenas crises, o relacionamento passa a ser empurrado com a barriga e os dois sofrem ainda mais. Só que eles se amam e não possuem coragem o suficiente pra colocarem um ponto final na relação. E aí é que acontece o próximo item…

A paixão e o amor

Os dois ou apenas um da relação começa a se sentir atraído por outras pessoas. Cientificamente falando, é como se o cérebro entendesse que o relacionamento atual não traz mais aquela alegria de antes (mais conhecido como ocitocina), e ele passa a buscar essa sensação com outras pessoas. Embora sejam diferentes, a paixão precede o amor. Sem sentir-se apaixonado, é difícil que se evolua para uma relação de verdade.

-> Como saber se é paixão, amor ou atração?

Procure descobrir se o que você está sentindo pela outra pessoa é amor mesmo ou só faniquito, como diria minha mãe. Às vezes a coisa toda não passa de uma atração sexual, por exemplo. Pode acontecer de conhecermos pessoas cujo magnetismo sexual é tão grande que ele se confunde com o amor.

O poliamor

Um dos assuntos que parece ter voltado em voga é o chamado poliamor. Basicamente falando, aqueles que praticam o poliamor acreditam que é egoísmo demais depositar todo seu amor em uma só pessoa.

A crença deles se baseia na divisão desse amor. Com isso, essas pessoas se relacionam com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, e todos sabem da existência dos outros. Muitos casais que viviam infelizes na monogamia encontraram no poliamor o segredo para uma relação feliz, saudável e equilibrada.

Por mais lindo e evoluído que esse tipo de relação pareça, pode ser muito difícil lidar com ela na realidade. É preciso ter o perfil pra se praticar o poliamor. Pessoas muito ciumentas (Tipos de ciúmes: descubra o seu!), por exemplo, podem não se adaptar. E pra que dê certo, você precisa se relacionar apenas com pessoas que também acreditam no poliamor como forma de vida. Embora tenhamos crescido numa determinada crença, somos todos passíveis de mudança. Só você sabe dizer se isso daria certo ou não.

E o que fazer?

Se você acha que não se encaixaria no poliamor, mas ainda sente que está amando duas pessoas ao mesmo tempo, busque perceber quando isso aconteceu.

1. Foi num momento de crise do relacionamento atual?
2. Ou você esperava algo de sua relação e não encontrou?

Assim que se descobre a raiz desse outro amor, fica mais fácil dizer o que você espera dele. Como mentiras não levam a lugar algum, saiba das consequências que isso trará para o seu relacionamento. É importante que você se abra com seu (sua) parceiro (a) e que vocês conversem a respeito.

No início é normal que a pessoa se sinta magoada e ofendida como se não servisse mais pra você. Mas deixe claro que você está tentando entender de onde vem esse sentimento e querendo descobrir se é amor de verdade.  E a solução final pra esse tipo de situação só pode e deve vir de dentro de você. Só cuidado para não se arrepender depois!

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito das Imagens: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Como se manter fiel em um relacionamento
# Será que vale a pena perdoar uma traição?
# [O que leva à traição?] – Será que seu amor é à prova de traição?
# [Traição – Como lidar] – Veja 10 passos essenciais para superar uma traição

Loading...
2 Comentários em Descubra se é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo
  • Dulce disse:

    Nao e possivel amar duas pessoas ao mesmo tempo,visto que o coracao é um unico que nao se divide por dois.oque pode estar acontecer e uma paixao ou ilusao porque a pessoa esteja numa relacao cheio de conflito entao ai acaba procurando refugio

  • CANDIDO disse:

    AMOR DUAS VEZES AMOR

  • Deixe seu comentário