Responsive image

Decoração de ambientes pequenos: dicas e fotos

Você já teve dificuldade para decorar um quarto, uma sala ou outro ambiente não muito espaçoso? Pois saiba que você não é a única e muitas mulheres ficam perdidas na hora de decorar ambientes pequenos. Mesmo que seja um desafio aproveitar ao máximo o espaço de lugares pequenos, é possível fazer isso quando se tem certos cuidados.

Decoração de ambiente pequeno

Foto: (c) Can Stock Photo

A decoração de ambientes pequenos requer um planejamento estratégico aliado à sua criatividade para criar um cômodo que seja agradável e sem passar a impressão de que você está num ambiente apertado.

O ideal é consultar um especialista para escolher a melhor decoração para cada ambiente, mas você pode tomar algumas medidas simples para aumentar o espaço de quartos e outros cômodos, basta seguir as nossas sugestões.

Favoreça a circulação

Tanto a decoração de um quarto quanto (Decorações de quarto de bebê) a decoração de uma sala devem possibilitar que as pessoas circulem pelos cômodos sem que haja um congestionamento.

Por isso, nada de encher os ambientes com móveis por todos os lados, pois o fluxo de pessoas pode ser comprometido caso seja necessário desviar de vários objetos pelo caminho, os quais deixam o lugar ainda menor. Se possível, opte por móveis suspensos e deixe sempre os cômodos organizados e limpos, garantindo a sensação de amplitude.

Integre ambientes

Uma ótima forma de aumentar cômodos é integrar ambientes a partir da eliminação de paredes. Assim, você terá ambientes mais arejados e espaçosos. As cozinhas americanas servem de exemplo para quem deseja interligar ambientes, pois ao derrubar a parede que liga a cozinha à sala de jantar e colocar apenas uma espécie de parede mais baixa separando os ambientes ou até mesmo um móvel, você ganhará muito mais espaço.

Além disso, a integração de ambientes também pode ocorrer por meio de táticas como a substituição de paredes por portas de correr.

Otimize a mobília

O aproveitamento do espaço disponível depende da maneira como você otimiza a sua mobília. Peças muito grandes limitam o espaço e diminuem a praticidade para a realização de várias atividades diárias. Para otimizar seus cômodos, escolha móveis planejados e multifuncionais.

Guarda-roupas com portas de correr e espaço para aparelhos como televisão ajudam a deixar mais espaço livre no quarto. Há ainda móveis que contam com mais de uma utilidade, como os sofás com encosto removível, que ocupam um espaço considerável, mas têm várias funções, dispensando outro móvel no ambiente.

Aproveite o potencial de vidros e espelhos

Visualmente, espelhos e vidros auxiliam a aumentar o espaço de locais pequenos, pois tais objetos proporcionam a sensação de profundidade, gerando a ilusão de que o lugar é mais espaçoso.

Cuidado ao escolher as cores

Os tons presentes em um ambiente também interferem na percepção do tamanho dele. Cores claras são as mais usadas para aumentar o tamanho dos cômodos, porém, não precisa transformar o local em um tipo de hospital, com tudo branco, por exemplo.

É possível balancear a tonalidade clara mais abundante com detalhes em cores fortes, como objetos e móveis que contrastam com as paredes e outras partes mais claras.

Fique atento ao tipo de iluminação

O espaço dará a impressão de ser mais amplo quando tiver um alcance da luz maior, efeito que pode ser obtido a partir de uma iluminação que engloba todo o ambiente. Lâmpadas direcionadas também funcionam para dar a ideia de amplitude.

Opte por sancas e persianas

As sancas de gesso no forro dos ambientes são recursos que asseguram uma grande amplitude visual. Além disso, use persianas ao invés de cortinas, pois estas ocupam mais espaço, deixando os ambientes menores.

-> Persianas para sala | Fotos e modelos

E agora, já está segura para aumentar o espaço dos cômodos da sua casa, do seu escritório ou de qualquer outro lugar que não tenha ambientes muito grandes? Aplique nossas sugestões e depois conte se elas foram úteis para melhorar os espaços limitados!

Por Vivian Fiorio
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo & Divulgação

Confira também

# Cores para pintar fachadas de casas | Dicas e fotos
# Como pintar paredes: passo a passo
# [Modelos de projetos] – Plantas de casas: Projetos de planta baixa
# [Pintura na parede] – Como pintar as paredes e renovar o ambiente

2 Comentários em Decoração de ambientes pequenos: dicas e fotos
  • Laura Freitas disse:
    Essas fotos são lindas, quem tem bom gosto assim, são poucas pessoas!
  • Thais disse:
    A Magazine do Adesivos possui os mais lindos adesivos de parede,
    oferece também projetos especiais em adesivos decorativos
    para todos os ambientes, trazendo o universo
    de decoração com sofisticação para as paredes da sua casa.
    confira :WWW.MAGAZINEDOADESIVO.COM.BR
  • Deixe seu comentário:





    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    A medida do amor é amar sem medida. Victor Hugo
    filme online seriale online costume de baie filme porno