Curso de noivos, o que é?

E então vocês decidiram se casar. Mil e um detalhes a serem organizados, decisões a serem tomadas, cardápio a ser decidido… Nessas horas é importante fazer um (Check list de casamento) de tudo aquilo que precisa ser feito para o casamento acontecer.

Curso de noivos

Foto: (c) Can Stock Photo

Uma vez decidido que vocês irão se casar numa igreja, saiba que mais do que escolher uma que seja bonita e agrade a vocês dois, é preciso fazer o chamado curso de noivos.

-> Veja quais os documentos necessários para casar

Veja abaixo no quê exatamente ele consiste e quais os objetivos!

O que é o curso de noivos?

É um curso oferecido aos casais que irão se casar sob a doutrina católica. Para a Igreja, o casamento (matrimônio) é um sacramento muito importante. É como se a Igreja pedisse aos noivos que se amem com o mesmo amor que Cristo amou sua Igreja. Espera-se que ambos se amem de maneira a consolidarem a união, caminhando à santificação e à vida eterna.

Por mais que haja o divórcio (lei dos homens), a união dos noivos permanece indissolúvel perante a lei de Deus. Com duração de dois dias inteiros, os noivos devem fazer este curso. Caso contrário, eles não poderão se casar. Qualquer paróquia – não necessariamente aquela em que vocês se casarão – oferece esse curso.

Portanto, assim que vocês decidirem que irão se casar na Igreja, agendem logo o curso.

Objetivos do curso

Por mais que muitos encarem esse curso como apenas uma burocracia da Igreja, ele tem como maiores objetivos ensinar e preparar os noivos para as dificuldades do casamento, aconselhando-os a resolverem os problemas de acordo com os ensinamentos católicos.

São passados também diversos ensinamentos sobre a vida a dois. O curso não tem como objetivo ensinar um manual de como ser feliz no casamento, pois isso não existe. O que a Igreja busca é aconselhar, e de certa forma preparar os noivos para a futura vida a dois, uma vez que o relacionamento muda brutalmente depois da união. Assuntos como a cumplicidade, a vida sexual, a participação dos dois na Igreja e outros são alguns dos tópicos abordados neste curso.

Fica a dica

Quem se casa numa Igreja Católica sabe o quanto o matrimônio é importante e sagrado. Para a Igreja, é errado casar na Igreja e depois continuar a vida de casados sem seguir aquilo que ela prega. Muitos casais, por quererem fazer um casamento lindo para os outros, esquecem que a união é mais do que uma bela festa e um delicioso buffet.

-> Confira 12 ingredientes que um bom relacionamento deve ter

Dificuldades surgirão, e a lua-de-mel também acabará. Se o casal não tiver maturidade pra entender aquilo que o casamento implica, é melhor pensar duas vezes antes de dizer o “sim”. Ainda mais se esse “sim” for dito numa Igreja!

Sabia que, aqueles casais que não pensam em ter filhos nem deveriam se casar na Igreja Católica?

Afinal, o sexo, na visão da Igreja, vai além do prazer. Acima de tudo vem a procriação. E aí é que vocês precisam decidir juntos sobre aquilo que querem. Casar numa Igreja é lindo, mas essa não deve ser a prioridade. Sejam sinceros quanto aquilo que vocês acreditam e esperam um do outro depois do casamento, e só aí vocês se decidem onde querem se casar.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Noite de núpcias, que roupa usar | Dicas e fotos
# Alianças de casamento | Fotos e modelos
# [Economize na festa] – 10 formas de economizar no casamento
# [Mobiliar a casa] – Está começando a montar sua casa? Compre somente o necessário!

Loading...
Seja o primeiro a comentar em Curso de noivos, o que é?

Deixe seu comentário