Como pintar paredes: passo a passo

Pintar uma parede pode fazer toda a diferença no ambiente. A pintura pode renovar os ares, trazer um colorido a mais, harmonizar um cômodo. Tudo depende do seu objetivo ao pintar uma parede! Antes de chamar o pintor, saiba que, dependendo do estado da(s) parede(s) a ser(em) pintada(s), o trabalho pode ser feito por você mesmo(a)! Confira:

Como pintar paredes

Foto: (c) Can Stock Photo

Protegendo o ambiente e a si mesmo

1. Antes de pegar o pincel, é preciso proteger o local. Retire móveis (caso não seja possível, proteja as partes que ficarem expostas com sacos de lixos cortados, jornais ou lonas) e objetos que enfeitam o cômodo.

2. Forre o chão com jornais (ou uma lona) para evitar respingos no piso.

3. Nos cantinhos, forre com fita crepe para não invadir o espaço de paredes que permanecerão intocáveis.

Lembre-se proteger também com fita crepe os interruptores, tomadas e maçanetas. Outra coisa importante é proteger os olhos e as mãos. Utilize óculos (encontrados em lojas de materiais de construção) e luvas.

A quantidade de tinta

Você antes precisa calcular a área total a ser pintada. Meça a parede (largura) e multiplique pela altura do chão até o teto (o chamado pé-direito). Multiplique então o número obtido pela quantidade de demãos (de 2 a 3).

-> Cores para pintar fachadas de casas | Dicas e fotos

O resultado obtido é a metragem total, e é a partir desse número que você deverá basear a compra dos galões de tinta. Normalmente, os próprios vendedores sabem informar quantos litros serão necessários.

Consultando a embalagem

Independente do fabricante, toda embalagem deve conter informações sobre o rendimento (já que muitas tintas precisam ser diluídas em água), tempo de secagem, quantidade de demão e instruções para a limpeza da parede. É importante ler tudo isso antes de começar a pintar.

O estado da parede

Cada parede necessita de um tratamento diferente. É a primeira pintura da parede ou já existe uma cor? A parede está com rachaduras ou aquelas bolhas de umidade? Veja o que fazer em cada caso:

Se a parede apresentar falhas (buracos, rachaduras): aplique uma quantidade fina de massa corrida nas imperfeições. Após o tempo de secagem, lixe os locais e elimine a poeira com um pano úmido até a parede ficar nivelada com o restante da área total.

Se ela já está com alguma tinta ou paredes prestes a serem pintadas: será preciso que antes de aplicar a tinta você lixe a parede para retirar todas as imperfeições superficiais. Utilize uma lixa de 100 a 180 gramas.

Parede sem tinta alguma: primeiro é preciso lixar a parede, esperar secar, limpar com o auxílio de um pano úmido e então aplicar um selador. Esse produto garante que a pintura fique mais uniforme e protege a parede.

Tipos de pincel

Uma vez que se fez os acertos necessários, é hora de escolher o pincel. O mais indicado é o pincel feito com lã de carneiro. Siga sempre o mesmo movimento na hora de pintar (verticalmente). Lembrando sempre de respeitar o tempo de secagem entre uma demão e outra.

Tipos de tinta

Existem mil e uma opções, e dá pra se perder na hora de comprar as tintas. Veja as diferenças:

Acrílica: tinta à base de água, podem ser usadas em qualquer parede. Ela possui 3 tipos de acabamento: fosco (esconde melhor as imperfeições da parede), semi-brilho (mais resistente à limpeza) e acetinada (a parede fica com um aspecto mais sofisticado, porém destaca mais as imperfeições).

Emborrachadas: são indicadas para os ambientes externos, como muros. (Elas possuem uma película mais resistente às mudanças de temperatura e outros fenômenos climáticos).

Laváveis: oferecem um acabamento acetinado ao mesmo tempo em que são fáceis de limpar. Ideal para quartos de crianças e outros ambientes com grande circulação de pessoas.

Uma vez que você decidiu as cores, hora de colocar as mãos à obra! Existem ainda novas tintas sem cheiro, antimofo, etc. Se você ainda tem dúvida, converse com pintores profissionais ou arquitetos.

Por Camila Mazi
Redação Dona Giraffa
Crédito da Imagem: (c) Can Stock Photo

Confira também

# Pinturas de parede com textura | Dicas e modelos
# Como pintar as paredes e renovar o ambiente
# [Decoração de Quartos] – Decorações de quarto de bebê | Fotos e modelos
# [Projetos de Casas] – Plantas de casas: Projetos de planta baixa

Loading...
3 Comentários em Como pintar paredes: passo a passo
  • Mônica Vilarinho disse:

    Muito bom.

  • Renata disse:

    As dicas são ótimas gostei muito.

  • David Silva disse:

    Primeiramente quero parabenizar o site ele nos ajuda ainda mais no nosso conhecimento muito obrigado.

  • Deixe seu comentário